Início / Notícias / Rioter fala sobre os banimentos excessivos contra Yasuo
SemLag

Rioter fala sobre os banimentos excessivos contra Yasuo

Amado por uns, odiado por outros, Yasuo está causando uma discussão sobre sua coleção de banimentos. O campeão já era banido com certa frequência antes de ser possível realizar 10 banimentos, agora em alguns elos, chega a ser impossível jogar com ele.

No Pergunte à Riot mais recente, Riot Asyrite, Líder de Produto e Mecânicas de Jogo, fala mais sobre a situação atual de Yasuo e seus banimentos.

• Yasuo está sendo banido em quase todas as partidas. O que a Riot tem a dizer às pessoas que gostam de jogar com ele?

Sinceramente? O Yasuo é valentão demais. Ele é um personagem com ares de ronin cheio de manha nos ataques, sai correndo por aí e fatiando o que aparecer na frente, deixando um rastro de caos e morte… pelo menos quando está na equipe inimiga. Temos orgulho de ter criado um personagem tão querido pela comunidade, mas também ficamos tristes que ele seja tão frequentemente removido do jogo devido à sua popularidade.

Queremos que vocês possam jogar com o Yasuo. Quando ele avança de tropa em tropa com quase zero de vida, ou quando ele acerta um ult em 5 caras e faz um pentakill… esses momentos são sensacionais — só precisamos fazer com que esse estilo de jogo permita aos oponentes a sensação de ter tomado decisões significativas durante a luta.

Olha, sabemos que poderíamos facilmente reduzir a taxa de banimentos do Yasuo simplesmente reduzindo sua força, mas isso significaria torná-lo tão fraco que escolhê-lo colocaria os jogadores do Yasuo em GRANDE desvantagem, sem contar que acabaria com a emoção de jogar com ele. O Yasuo já tem dificuldades de ser um Campeão viável nos níveis de jogo mais altos. Aliás, boa parte de sua taxa de escolha vem de jogadores que se dedicam a dominá-lo (e, mesmo assim, não têm a taxa de vitórias que se esperaria).

Vejam um indicador da presença dele nos jogos profissionais:

– 2016: 19 escolhas, 1 banimento (para referência, a Nidalee teve 404 escolhas e 930 banimentos)

-2017: 1 escolha, 1 banimento

*Embora esses números não sejam conclusivos e nem necessariamente indiquem um problema, é interessante observar que, mesmo no ambiente mais competitivo de todos, o Yasuo ainda parece meio deslocado.

Na nossa opinião, se quisermos transformá-lo a ponto de torná-lo viável e deixar de ser um ban obrigatório, precisamos mudar mais do que só alguns números. Ele já era um dos primeiros na lista de Campeões que considerávamos para uma potencial atualização de habilidades (a lista inclui, por exemplo, Rek’Sai, Kindred, Heimer, etc.) e, com o lançamento dos 10 banimentos, Yasuo foi direto para o topo, junto com alguns de seus companheiros em situações similares, como LeBlanc e Azir.

Quero ressaltar que ainda não começamos a investigar, pois estamos trabalhando em outros projetos, mas vamos dar uma olhada nele nas próximas semanas. Minha esperança é que o novo Yasuo continue bem similar ao de agora, mas com uma mudança de poder que permita mais janelas de decisão aos oponentes e que mantenha boa parte da experiência ágil de espadachim oferecida por ele hoje. Repito: adoramos o fato de Yasuo ser tão amado por quem joga com ele, mas agora temos que fazer com que seus oponentes aceitem seu destino enquanto Yasuo rouba seu último suspiro com sua espada.

Aliás, gostaríamos muito de saber o que vocês pensam! Por que você gosta de jogar com Yasuo? Do que você não gosta quando joga contra ele? Responda nos comentários!

Sobre Renan Caldeira

Redação LegendsBR.

Veja Também

Promoção de Campeões e skins: 13/04 a 16/04/18

Confira o que tem de legal na próxima promoção de campeões e skins!