segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Últimas Notícias
Capa > Artigos > Por que a Build Azul do Ezreal é um bom negócio?
Por que a Build Azul do Ezreal é um bom negócio?

Por que a Build Azul do Ezreal é um bom negócio?

 

 

 

 

 

Mas o que é essa tal Build Azul?

 

 

No último mês ou dois meses, uma forma curiosa de compor os itens do Ezreal venho à luz, e é chamado de “Ezreal Azul”  justamente pela cor da maioria dos itens presentes. O conceito em torno dela é abusar da mobilidade do Ezreal e explorando os tempos de recarga do mesmo, tendo uma grande quantidade de mana e regeneração de mana, e se manter sempre à uma distância segura pela passiva da Manopla de Gelo.

Manopla de Gelo : Após usar uma habilidade, seu próximo ataque básico causa (ao contato) dano físico bônus igual a 125% de seu Dano de Ataque base a inimigos próximos ao alvo, e cria um campo de 2 segundos ao redor do alvo que causa lentidão de 30% a inimigos atingidos (2 segundos de tempo de recarga; metade do campo se o ataque for à distância).

 

Tivemos diversas oportunidades de observar essa build em um jogo e até utilizá-la, eu queria não apenas discutir os prós e contras, mas na verdade executar alguns números concretos  e comparar com os itens que normalmente eram feitos para o Ezreal.

Como é construído a Build Azul: Espirito do Lagarto Ancião, Manamune / Muramana, Manopla de Gelo, Botas Ionianas da Lucidez, Último Suspiro, e Espada do Rei Destruído. Então é adquirido 39% em tempo de redução de recarga com o talento na aba ofensiva e sendo assim uma abundância de efeitos para aplicar no poke, tornando assim um poke extremamente efetivo.

Vamos comparar a ordem dessa build, com os itens que normalmente eram feitos. A build comum é aberto à discussões, porém eu começaria por Lâmina de Doran, Sedenta por Sangue,  Gume do Infinito, Grevas do Berserker,  Último Suspiro e a Espada do Rei Destruído. Por que utilizar Lâmina de Doran na build comum? Pois custa muito dinheiro para maximizar  a Build Azul,  não tanto quanto para constituir os cinco itens da build padrão. Nós vamos entender melhor a diferença quando observarmos mais detalhes, mas por enquanto vamos focar na comparação atual. Em ambos os lados temos um Ezreal em vários estágios do jogo com uma típica ordem de itens.

Mantenha em mente que estou ignorando os Talentos, Runas e Status Base. Isto é apenas sobre a diferença entre essas builds. Eu não levei em consideração na comparação alguns itens, como Lâmina de Doran. Não é relevanta para a Build Azul os Talentos de Crítico e normalmente é preciso ter 2 ou 3 de Roubo de Vida nas Runas, mas não é necessariamente diferente uma das outras, é que a diferença é menor.

 

Link direto para a imagem dos cálculos AQUI.

 

No level 1, ambos os Ezreals são basicamente iguais. No início do jogo, a capacidade de roubo de vida é similar, com um Ezreal dando mais dano e o outro tendo mais redução no tempo de recarga e regeneração de mana.

Depois da primeira fase ponderada, é importante reconhecer quando a maior diferença ocorre. A Espada B.F e o Cetro Vampírico oferece 10 a mais de dano e roubo de vida comparado ao Espirito do Lagarto Ancião, porém o Lagarto oferece mais regeneração e seu efeito passivo. Se cada ataque atinge o inimigo apenas uma vez, seja alguma de suas habilidades ou ataques básicos, o Ezreal padrão fica com mais rouvo de vida e o outro  Ezreal vai ter 6 + 2 de dano verdadeiro por nível durante 3 segundos. No level 6, isso significa 16 em dano verdadeiro, enquanto aqueles 10 pontos extras no dano de ataque do Ezreal padrão sofre a redução na armadura, e se esse dano é reduzido em 30% torna assim apenas 7 de dano extra. Mas, se a troca for de dois ataques entre eles, o Lagarto Ancião tem vantagem, porém se for apenas uma troca de dano, o Ezreal com a build azul dá mais dano no poke e tem mais oportunidade . Isto é notável pois na maioria dos jogos normais e ranqueados, eles não estarão em uma partida “espelho”.

Seguindo para o “mid game”, quando o Ezreal de build padrão adquiria a sua Sedenta por Sangue, ele vai começar ter vantagem em seus danos pois a Manamune provavelmente ainda não estará com seus stacks completos. O Ezreal padrão estará aplicando mais dano nas trocas tendo mana suficiente. O Ezreal com a Build Azul tem mais oportunidades com o seu Disparo Místico enquanto o Padrão irá comprar outra Espada B.F, enquanto isso a Manamune ainda não estará com seus stacks completos para compensar esse detalhe.

Já no “late game” ou “early-late game”, com o Ezreal Azul tendo a sua Manopla de Gelo e a sua Manamune se tornou Muramana, ele pega a liderança novamente. Mais oportunidades para o Disparo Místico e para a Translocação Arcana, sendo assim ele terá mais chances de se proteger e se manter à uma distância segura da luta.

Depois desse ponto, ambos compraram o Último Suspiro e a Espada do Rei Destruído, sendo assim toda a diferença fica em torno de Sedenta por Sangue e Gume do Infinito por Manamune, Espirito do Lagarto Ancião e Manopla de Gelo.

A principal diferença é que uma tem mais roubo de vida e mais dano nos ataques básicos (ataque crítico e velocidade de ataque) e a do Ezreal Azul terá um adicional de 70 de armour, o dano passivo do Lagarto Ancião, muita mana, o dano de 125% da Manopla de Gelo e seu slow frequente, e a opção de usar a Muramana. Se ela ficar ligada faz diferença no dano base, e as chances para o Ezreal utilizar seu ataque básico contra diversos adversários se torna limitada, ele estará capaz de usar o seu Disparo Místico na maior parte do tempo aplicando bastante dano com os 125% da Manopla, e também tem a redução no tempo de recarga. Que no caso é de 39%, o Ezreal pode utilizar a sua habilidade á cada 1.4 segundos, sua Translocação Arcana no nível 5 terá o tempo de recarga de apenas 6.6 segundos, e se dois ou três tiros forem disparados durante o tempo de recarga, estará dando lentidão constante aos adversários, uma enorme capacidade de manter-se em uma distância segura.

Só temos uma ressalva, e isto é que o Ezreal Azul com seus itens completos tem o mesmo custo do Ezreal padrão com os cinco itens e a Lâmina de Doran no início. Se no jogo passar dos 15k, o Ezreal Padrão pode escolher comprar outro item de dano, porém quantas vezes um jogo dura tanto tempo assim? Qual a grande vantagem você vai ganhar nesse ponto indo para a build Azul no lugar d Padrão?

 

Late Late Game vs. Contra tudo que tem antes

Aqui nós temos um Ezreal Azul level 18 com tudo devidamente stackado, e então o Ezreal Padrão tem 170 de dano com sua Sedenta por Sangue stackada, 18 de roubo de vida e 25 de crítico. O Ezreal Azul tem o Espirito do Lagarto Ancião, Muramana e sua Manopla, com eles, ele tem 2545 de mana, 2% disso se torna 51 de dano adicional, 45 de dano do Lagarto Ancião e outros 20 de dano da Muramana, significa que seu dano base é 116, sendo assim com uma diferença de 54. O Ezreal Azul com a passiva da Manopla significa um dano de 125%, significa um Disparo Místico mais forte e ataques regulares, pois nesse ponto todo dano do Ezreal Azul se torna mais do que 216, e os 25% extra sendo assim faz muita diferença.

A build do Ezreal Azul é obviamente mais eficiente e peculiar para as habilidades do Ezreal e seu estilo de jogo. Porém não é apenas isso,  o dano é pareados por quase todo o jogo, mesmo depois dos números.  O jogo precisa ir muito para o “Late  Game” para assim o Ezreal Padrão começar a dar mais dano. Mas em resumo, é muito mais seguro e fácil jogar com o Ezreal Azul.

Vamos então as vantagens e desvantagens da Build Azul:

Pros:

  • Ingredientes baratos / fácil de compor os itens;
  • Um bom sustain na lane;
  • Consegue manter uma distância segura dos inimigos com mais facilidade;
  • Capacidade de auto-proteção dos Bruisers/Tanks inimigos;
  • As stacks passivas são mais fáceis e constantes;
  • Capaz de se tornar uma isca (bait) ao inimigo e ser mais agressivo e atrevido em suas jogadas;
  • Mais utilidade no controle do time adversário.

Contras:

  • Menos dano em alvo único / sem dano crítico e menos dano no ataque básico
  • Mais dificuldade no early game e mid game para lutas em grupo (difícil  pegar mortes nas lutas do early/mid game)
  • Menos dano contra alvos travados / e alvos sob efeito de CC mais longos
  • Dificuldade antes de adquirir seus três itens principais (Muramana, Lagarto Ancião e Manopla de Gelo)
  • Manamune demora um pouco para completar as suas stacks
  • Destrói as torres mais lentamente
  • O time não pode apenas depender do dano da Build Azul no late game quanto a Build Padrão, o Jungler/Mid/Top precisá suprir essa falta de dano, especialmente se o ouro dos Carrys passar de 15 mil.

Abaixo nós temos um jogo da Liga Garena mostrando a Taipei Assassins (campeão mundial da Season 2), com seu jogador TPA Bebe (conhecido por começar a utilizar essa build competitivamente). Tem duas lutas em time  entre 44 minutos e 50 minutos que demonstram muito bem o potencial dessa composição de itens.

via Reign of Gaming

comente-sobre1