terça-feira, 2 de setembro de 2014
Últimas Notícias
Capa > A Jungle

A Jungle

Sumario:

1) O que é a jungle?

2)Monstros da Jungle

3)A escolha do champion para se fazer a jungle

4)Como fazer sua jungle

5)Como realizar ganks

5-1) Como realizar ganks com champion invisíveis e saltos especiais

6)Como controlar sua jungle

7)Como e quando controlar a jungle adversária

8 )Consirerações finais

9)Anexos

 

1 – O que é Jungle

Jungle é tudo aquilo que se encontra entre as linhas, também chamadas de lanes, onde se percorrem os minions e se posicionam as torres. Nesse espaço estão distribuídos paredes, brushes e Montros neutros que qualquer champion pode atacar, indiferente da equipe que esteja. Esse espaço geralmente é controlado por um champion chave na equipe o chamado Jungler, o qual ficará percorrendo todo o mapa matando os monstros da jungle e ajudando as lanes sempre que possível. Nota: No meta atual é usado 1 jungler Para entendermos melhor abaixo estão a imagem das jungle nos dois mapas que a possuem, Twisted Treeline e Summoners Rift .

Jungle

Summoners Rift

Jungle

Twiested Treeline

 

2 – Monstros da Jungle

Os monstros da Jungle são chamados de neutrals e como todo monstro fornecem gold e experiência, porêm alguns em especifico fornecem efeitos positivos temporários e ou bonus de gold para a toda equipe quando morto, sendo então objetivos chaves durante o jogo, os monstros da jungle e seus status principais são:

Summoners Rift:

 

 
Baron Nashor      

Baron Nashor

Spawn Time: 15 min

Renasce em: 7 min

 Especial: +240 gold a todos os membros da equipe +

Buff = +40 Atack Damage / +40 Ability power

+3% do máximo de vida em regeneração por 5 secs

+1 do máximo de mana em regeneração por 5 secs

Duração: 4 minutos mesmo com a masterie ´´ Runic Afinity “.

A todo os membros do time a vencer o Baron Nashor

Dragon

Spawn Time: 2:30 minRenasce em: 6 min  Especial: + 190 gold para todos os membros da Equipe

Ancient Golem

Spawn Time: 1:55 minRenasce em: 5 min Buff = +25 de regeneração de mana por 5 secs e 0,5% damana ou energia total por segundo, mais diminuição dosCooldowns em 20%, se o champion que possui o buffmorrer o buff passa para aquele que o matou.Duração= 2:30 min ou 3:00 min com a masterie Runic Afinity

Lizard Elder

Spawn Time: 1:55 minRenasce em: 5 min  Buff: Esta unidade causa um efeito negativo de diminuição davelocidade de movimento em 8 / 16 / 24 % por 3 segundos e umdano por tempo entre 10 e 50 ( dependendo do level ) duas vezescom um ataque basico, e o champion que possui o buff morrer obuff passa para aquele que o matou.Duração= 2:30 min ou 3:00 min com a masterie Runic Afinity

Golem

Spawn Time: 1:40 minRenasce em: 60 secs

Wolfs

Spawn Time: 1:40 minRenasce em: 60 secs

Wraith

Spawn Time: 1:40 minRenasce em: 60 secs

 

Twisted Treeline:

Monstros Diferentes e importantes:

Ebonmaw the Terror of Zaun:

Spawn Time:  4:40 min

Renasce em: 5:00 min

Recompensas:  25 gold + 280 gold para o time + o buff  Crest of Crushing Wrath ( Aumenta o dano em lv x 1% )

Grezz the Lizard Elder:

Spawn Time: 2:10 min

Renasce em: 4:00 min

Recompensas: 50 gold + 160 exp + buff Blessing of the Lizard Elder ( Descrito acima )

Rabid Wolf + 2 Giant Wolfs:

Spawn Time: 1:55 min

Renasce em: 3:00 min

Recompensas: Rabid 75 Gold + Buff Crest of the Nature Fury (Aumenta a velocidade de ataque em 20% e redução de cooldown em 10 %, duração 1:00 min ou 1:12min com a masterie Runic Afinity)/ Giant 25 Gold

Ghast + 2 Wraiths:

Spawn Time: 1:55 min

Renasce em: 3:00 min

Recompensas: Ghast 75 gold + Buff Crest of the Flowing Water (Aumenta a velocidade de movimento em 30%, duração 1:00 min ou 1:12min com a masterie Runic Afinity)/ Wraith 35 Gold

 

3 - A escolha do champion para se fazer a jungle

 

Esse passo é fundamental e depende de vários fatores pelo jungler desempenhar como a lane top um papel de coringa, podendo servir como counter ao time adversário, suprir uma classe de campeão que está faltando ( tank, damagers, etc ) ou completar um combo da equipe. Baseado nisso é recomendado que o summoner treine um tipo de jungler pra cada situação. Os tipos de jungler são, Controler, Damager e Suport, sendo que dentro de cada role ainda cabe destacar se o champion é Tank, ou não e se é causador de dano magico ou físico ou se usa mana ou não.

Controler: Esse Jungler tem por finalidade fazer a jungle com muita rapidez de modo a andar por todo o mapa da maneira mais rapida possível e assim limpando os campos da jungle amiga e aliada. Vale ressaltar que wards, marcar tempo de respawn dos monstros e Oracle Elixir são de grande importância para esse tipo de jungler.

Ex de Junglers Controlers na jungle: Shyvana, Dr. Mundo e Udyr

Summoner Spells: Ghost ou Flash + Smite, caso queira tornar seu controler mais damager use exhaust + smite

Damager: Esse Jungler tem por finalidade fazer ganks sobre matar os monstros da jungle, seja por causar uma grande quantidade de dano em pouco tempo ou por causar um bom disable na hora do gank.

Ex de Junglers Damagers: Shaco, Twitch, Maokai, Alistar

Suport: Esse Jungler tem uma finalidade mista no inicio do jogo não se destacando nos ganks e nem no controle de mapa, porém ele acaba se destacando nas Team Fights seja como tank ou com um grande CC.

Ex de Junglers Suport: Amumu, Jarvan IV

 

Obs:Além disso vale ressaltar que qualquer champion tem capacidade de fazer jungle, seja ela eficiente ou não cabe ao jungler decidir.

 

4)Como fazer sua jungle

 

O principal momento da jungle é o seu inicio e este depende do tipo de jungler que está usando e de outros fatores como seu sustain, defesa, hp, poder de gank e velocidade de jungle.

 

Quanto as Masteries:

Existem masteries fundamentais para um jungler, sendo essenciais dependendo do jungler que está usando ou não. São elas:

Afinidade Rúnica

 

Aumenta a duração dos buff recebidos por monstros em 20%

Pele Rija

Reduz o dano causado de minions e monstros em 2

Indomável

Reduz o dano recebido em 2

Armadura de Lâminas

Retorna 6 de dano aos minions ou monstros atacantes

Carniceiro

Ataques básicos causam 4 pontos de dano a mais em minions ou monstros

 

Obs: Pegar as masteries de summoner spells.

 

Ao montar sua mastery page para seu jungler, leve em consideração o que você quer que ele faça, se for damager focar Offense Tree, se for Controller mista com as masteries acima e se for suport depende de sua função.

 

Quanto as Runas:

As runas de um jungler são um pouco diferenciadas dos demais champions, mas de forma geral sao quase as mesmas entre os jungler. São Elas:

Marks:

Armor Pen: Se seu campeão depende de ataques fisicos, geralmente são usados 7 runas desta totalizando 12 de armor pen com a masterie Sunder que aumenta em 6 o armor pen totaliza 18 o que é a armor total do Lizard Elder e Ancient Golem. Completando com as 2 restantes em Atk Spd ou Flat AD.

Atk Spd: Se seu campeão causa dano magico com seus ataques ou ativa sua passiva com ataques como o Warwick ou o a Lulu

Flat Atack Damage: Se seu campeão recebe muito beneficio em suas skills de Atk Dmg como o Skarner ou a Riven

Magic Pen: Se a fonte principal de seu dano for magico, como o Fiddle Sticks

Double Pen: Raramente usado, mas util em campeões como a Kayle e Akali

Seals:

Flat Armor: a mais usada entre os junglers, pois o bonus de 12 de armor é essencial para sobreviver na jungle

Hp/Lv: Geralmente Champions tanks e com boa sustain optam por Hp/Lv, por ja terem uma sobrevivência alta ajuda mais no final do jogo.

Armor/Lv: O mesmo de Hp/Lv

Aumentadoras de dano secundarias: Runas que aumentam seu dano ( atk spd, AD ou AP ), são uteis para aumentar a velocidade da jungle caso já tenha uma boa sustain

Gold/Lv: Muito útil para Junglers Suports com alta sustain na jungle, aumentando seu gold no decorrer do jogo e consequentemente seus itens e wards.

Gliphs:

Flat Ability Power: usada em mages junglers, ex: Fiddlesticks

Magic Resist/Lv: A melhor escolha para champions AD, pois as gliphs secundarias garantem um bônus muito baixo no aumento do dano.

Flat CoolDown ou /Lv: Usada quando a prioridade do uso das skills é superior a sobrevivencia.

Aumentadoras de dano AD secundarias: Runas que aumentam seu dano ( atk spd, AD ), são uteis para aumentar a velocidade da jungle mas sacrifica o bonus de Magic Resist ou CDr.

Quintessences :

Life Steal ou Spell Vamp: Aumenta a sobrevivência na jungle e a torna muito mais facil, principalmente se usada em conjunto da masterie que fornece o vamp, use life steal para champions usam ataques basicos e spell vamps para junglers que usam skills

Move Spd: Muito usadas para jungler que a fazem facilmente e por junglers controlers ou damagers, Ex: Warwick, Shaco, Shyvana

Atk Spd, Flat AD, Ability Power, Flat Armor: Completar as outras runas como foi citado acimas nas marks, seals e gliphs

 

Quanto a Rota inicial

A rota inicial também depende  de seu jungler e sua capacidade de fazer a jungle, de gankar ou de controlar. Mas no decorrer da vida como jungler irá perceber que não existe uma rota fixa e que tudo depende de cada jogo e que as rotas são mais usadas para ajudar iniciantes.

Para definir sua rota primeiro você deve saber que ao completar um campo do Lizard Elder ou Ancient Golem você recebe experiencia suficiente para alcançar o LV 2 e que realizar um campo desse assim que ele aparece aos 1:55 é fundamental. Vale salientar que a ajudar do time ao começar a jungle é necessária e não atrapalha os jogadores de lane.

O Mais comum: É realizar um campo pequeno aos 1:40 ( Wolf se for pegar o Blue ) ( Wraiths se for pegar o Red ) e depois pegar o buff e continuar a jungle e gankar se possível ou invadir a jungle adversária com cautela.

Táticas Avançadas:

1)Iniciar a jungle na jungle inimiga, para isso todo o time tem de ir junto e conquistando terreno brush após brush e só faze-lo depois de uma avaliação de qual time ganharia um team fight 5×5 no lv 1.

2) Entregar o buff para um jogador da Lane: essa tatica pode fornecer grande vantagem a alguma lane e fazer com que o champion que o recebeu sobressaia sobre o adversário, porém pode comprometer a velocidade de sua jungle ou seus ganks, escolha fazer isso com cautela.

Ex de rota comum: Wolfs -> Ancient Golem -> Wraiths ->Ancient lizard -> Golens -> Gank ou base

 

5)Como realizar ganks

 

O Gank do jungler é a ação de aparecer numa lane com o objetivo de matar um champion inimigo ou enfraquece-lo ou na menor das hipóteses assusta-lo e faze-lo jogar recuado. Para fazer isso o jungler tem que avaliar principalmente a rota de fuga do champion adversário, se suas summoners spells estão em Cooldown ou não, a vida do seu aliado na lane que fará o gank e a vida do inimigo a ser gankado e logico planejar como faze-lo.

A maneira mais eficiente é chegar desapercebido com o uso das brushes e ou de terreno avançado. E como dito você deve chegar desapercebido, portanto fique em contato com sua equipe e observe sempre os itens dos inimigos quando eles voltam da base para saber se ele comprou uma ward e onde possivelmente ele a colocou, assim você pode chegar por um lugar inesperado pelo inimigo.

Abaixo as possiveis Rotas de Gank de cada time:

Time Azul

Time Roxo

 

5-1) Como realizar ganks com champion invisíveis ou saltos especiais

Aqui encontramos uma especificidade unica em alguns champions sendo os invisiveis: Eve, Twitch e Shaco e os saltadores Nocturne e Pantheon.

Os Champion invisiveis podem aproveitar disso e fazer seu gank mais tranquilos se posicionando antes imediatamente atrás do inimigo ou mais atrás no caso do Twitch para iniciar a atacar, porém sempre fique atento quando seu inimigo compra uma Vision Ward ou um Oracle Elixir pois esses quebram sua facilidade e sem cuidado a sua morte. Caso saiba que exista muitas vision wards pelo mapa aja como se você não tivesse a habilidade de ficar invisivel.

Os Champions com salto especiais possuem a vantagem de pular os pontos de ward e cair diretamente no inigo, possuindo portanto um gank muito facil de ser executado, mas ainda se saem melhor para realizar counter ganks, que são a proteção de uma lane gankada pelo jungler, ao detectar um gank numa lane avalie a situação rapidamente e caso favorável pule nela e ataque o champion que causa mais dano.

 

6 – Como Controlar sua Jungle

O conceito de controlar a própria jungle é impedir ou fazer armadilhas para qualquer champion inimigo que entre na sua jungle, essa com certeza não é uma tarefa fácil para um só champion e acaba se tornando uma tarefa do time. A maneira mais eficaz de fazer esse controle é com wards e se posicionadas de maneira correta protegerão a equipe contra ganks nas lanes e a invasão da jungle pelos inimigos.

Outro passo muito importante para ter controle da jungle é saber quando os monstros vão renascer, portanto sempre anote os tempos dos buffs, dragon e baron.

O controle da jungle possui sua fase critica nos primeiros 2 minutos de jogo, principalmente se sua equipe tem desvantagem num 5×5 no lv 1 o que favorece uma invasão inimiga, para evitar ou pelo menos saber por onde seus inimigos possam vir o time tem que se dispor no mapa nas entradas da jungle e o mais rápido possível, como na imagem abaixo para um total reconhecimento e caso a missão for proteger o jungler dispor o time nas 2 entradas do lado do inicio que o jungler irá iniciar.

 

 

 

Esses pontos devem ser de conhecimento de todos os jogadores e como a partir de agora você sabe disso sempre compre seus itens com pressa e vá para um desses pontos e ping outro ponto para seu time proteger mesmo se você não for o jungler.

Um Erro comum cometido nessa proteção é deixar o ponto de reconhecimento para ajudar o jungler nos campos menores e como seu adversário sabe disso ele pode invadir aos 1:48 – 1:50 e pegar o time desprevenido, para evitar isso sempre deixe pelo menos 1 membro time protegento uma entrada, 1 membro ajudando o jungler e o champion responsavel por farm ( solo top ou Ranged Ad ) na sua lane. Assim é a melhor e mais eficaz maneira de evitar o desastre no lv 1.

Depois na fase de lanes ( hora que todos os champions já estão em seus lugares ), o time tem que colocar wards estratégicas para saber quando o jungler ou inimigo adversário sai de sua jungle ou lane. Isso é feito posicionando wards por todo o time + o jungler, sendo que cada lane tem que wardar um local, valendo lembrar que o jungler tem papel fundamental nesse controle de wards, wardando um local ainda não wardado e se possivel o uso de Vision Wards e Oracle elixir para destruir wards adversárias, um item bastante util para esse controle é a Lanterna de Wriggle   que além de fornecer uma Jungler mais rapida ela lhe dará o poder de posicionar uma ward a cada 3 min, economizando assim gold com wards. Na imagem abaixo o posicionamento de wards defensivas.

 

Essas são as 4 wards que evitam e dão visão do movimento do jungler pelo rio, assim como de qualquer champion que deixe sua lane pelo rio. Portanto considerada as wards defensivas

 

A parte mais importante da jungle é conquistar ou pelo menos proteger o Dragon e o Baron, a proteção do dragon deve ser mais intensa a partir do lv4 até que uma das equipes o conquiste, sendo ali alvo principal de vision wards. Nesse momento o jungler deve evitar gankar Top a não ser que tenha em ciência que o dragon esteja protegido, pois se não pode acabar ficando 3×4 ou pior no combate pelo baron, e ao tentar conquistar um desses pontos é fundamental que fique de olho no hp do monstro e usar seu smite assim que seu hp atinja o dano máximo de seu smite, evitando o roubo do monstro pelo time adversário.

.

.

.

.

.

.

.

..

.

.

.

7 - Como e quando controlar a jungle adversária

O Controle da jungle adversária é altamente usado por jungler controlers que fazem a jungle rapidamente e as wards da equipe para isso podem ser um mais avante do rio, o que chamamos de wards invasivas, que darão visão dentro da jungle adversária, permitindo assim que o jungler pegue o jungler inimigo no seu pior momento e também orienta a equipe contra a posição do jungler adversário, além da possivel kill contra o jungler o controle da jungle adversária permite ao jungler conquistar os campos do inimigo dando assim um Deny de gold, xp e buffs no jungler adversário, porém é arriscado.

Ao entrar na jungle adversária você deve pelo menos imaginar onde o jungler inimigo está e caso você o veja gankando bot sua jungle superior está aberta para ser invadida e caso ele gank top sua jungle inferior, wards nos buffs e o controle de tempo também permite prever quando o jungle vai voltar para fazer esses  pontos chaves da jungle e sabendo que os campos de buff nacem em 1:55 min e morrem cerca de 2:05, uma boa hora para invadir a jungle adversária é aos 7:00 min momento que o buff adversário vai voltar, assim você pode escolher fazer uma armadilha para o jungler adversário ou conquistar seu campo rapidamente.

Se sua estratégia for dar deny no jungler adversário sempre deixe um monstro pequeno, pois assim o campo não reseta e o jungle perde mais tempo para conseguir xp e gold, porém assim você pode perder um pouco de controle do tempo do próximo renascimento daquele campo.

As wards avançadas são as seguintes:

 

 

8 – Considerações Finais

Depois de ler esse guia sobre jungle você já sabe os fundamentos da mesma, estude-o e coloque-o em pratica para se tornar um bom jungler. Entretanto não foi comentado sobre builds e estratégias especificas de cada champion, como os saltadores que ganham espaço sobre as paredes, para saber mais sobre isso procure os guias especificos do champion que deseja conhecer e ou aprender. Se achou util o guia espalhe-o e ajude a Legends Brasil

9 – Anexos

Glossário do Lol

Champeões e guias da comunidade Legends Br