Início / Notícias / eSport / Escândalo de doping nos eSports mobiliza grupo regulador a fazer testes

Escândalo de doping nos eSports mobiliza grupo regulador a fazer testes

SemLag

Não são só os esportes tradicionais que precisam se preocupar com drogas que melhoram o desempenho. No interim da controvérsia atual sobre o abuso de Adderall (aka Ritalina) por jogadores de eSports, a Liga de Esportes Eletrônicos (tradução livre de Electronic Sports League, ou ESL), declarou que vai introduzir políticas para afastar as drogas de esportes virtuais.
Não há detalhes sobre como isso funcionará, mas em entrevista ao Motherboard, foi dito que “foram tomados passos para avançar o policiamento às drogas, educação e prevenção entre os competidores”. A ESL se descreve como uma das “maiores organizações de eSports do mundo”, apesar de estar longe de ser o único nome no ramo e não cobrir alguns dos maiores eventos, incluindo campeonatos de DoTA 2 e League of Legends.

A notícia veio pouco depois que Kory Friesen, um jogador de Counter-Strike: GO bem cotado, não só admitiu o uso de Adderall, mas também comentou que o uso da droga era bem comum. “Todos usamos Adderall,” disse Friesen em uma entrevista, referindo-se ao seu time da Cloud9. Adderall é usado para tratar DDA e narcolepsia, mas possui como efeito colateral deixar a pessoa mais atenta e com melhor tempo de reação, tornando-a ideal para eSports como Counter-Strike, no qual reações em frações de segundo podem ser a diferença entre vencer ou perder.

Enquanto o uso de drogas para melhoria de performance nos eSports foi especulado faz tempo, uma longa reportagem da Eurogamer em Agosto sugeriu que o uso já era popular – poucos jogadores admitiram abertamente antes de Friesen. Enquanto não era claro o tipo de punição que a ESL aplicaria em quem fosse pego usando tais drogas, o grupo alegou que as punições não seriam retroativas. Portanto Friesen e seus colegas de equipe não seriam punidos por admitirem o uso. “Não podemos punir alguém sem termos 100% de certeza de culpa”, disse o grupo.

O torneio de eSports mais famoso do mundo, o International, acontecerá no dia 3 de Agosto, com a premiação total recorde de 17.2 milhões de dólares.

Atualização: A ESL liberou uma nota para a imprensa, alegando ainda estar em “estágio inicial” quanto à formação de um plano para lidar com o doping nos e-sports, que incluirá os primeiros testes de pele para detectar drogas que melhoram performance em um evento na Alemanha, mês que vem. A organização também se juntou com grandes nomes para ajudar a formular sua política oficial, que ainda está sendo produzida:

Para manter o espírito de jogo limpo nos eSports, a ESL se juntou com a NADA (Agência Nacional Anti-Doping, em tradução livre, que é localizada em Bonn, Alemanha) para ajudar na elaboração de uma política anti-doping que seja justa, viável e conclusiva enquanto respeita a privacidade dos jogadores. A ESL também se reunirá com a WADA (Agência Mundial Anti-doping, em tradução livre, que é situada em Montreal, Canadá) para que eles possam se envolver ativamente na criação, aplicação e disseminação desta política para regiões adicionais, como EUA, Ásia e Austrália.

Não há prazo em vista para quando a política oficial será aplicada, mas a ESL diz que se manterá proativa se certificando que todos os jogadores profissionais e organizações envolvidas em competições da ESL serão devidamente informadas do progresso da iniciativa.

via The Verge

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Torneios deste Fim de Semana – 10 a 12 de Abril

Teremos 4 torneios este fim de semana, sendo 3 de X1 com pancadaria total e outro de 5x5 até Platinas. GG RpEasy!