sexta-feira, 10 de julho de 2020
Início / Artigos / Guia de Itens para Suportes
SemLag

Guia de Itens para Suportes

Começando com Sentinelas

As primeiras builds iniciais que eu gostaria de comentar são aqueles mais comuns para mim. Todos estes contém estritamente sentinelas e poções. Vale notar que os 2/2 no talento de bônus de ouro é utilizado nessas builds iniciais, se você não tiver esse talento você terá que sacrificar uma sentinela e uma poção ou duas no começo.

4 Sentinelas  + 1 Sentinela Detectora + 2 Poções de vida . Este é o meu start mais comum, que foca uma grande quantidade de visão para o time desde o começo do jogo. A Sentinela Detectora pode ser usada para combater uma Sentinela Detectora inimiga, limpar o caminho na lane ou no rio para que seu jungler possa efetuar um gank, dá visão para um campeão invisível (Eve, Twitch, Rengar) gankando sua lane, ou limpa Sentinelas em objetivos como Dragão caso você ganhe uma vantagem como um Double Kill e torne a realização do objetivo possível.

Existem algumas variações possíveis para essa build, como 6 Sentinelas + 2 Poções de vida, para uma visão de jogo ainda mais generosa, 5 Sentinelas + 4 Poções de Vida para uma boa quantidade de Sentinelas e uma boa regeneração com as Poções. 2 Sentinelas + 2 Sentinelas Detectoras + 3 Poções de Vida para um bom equilíbrio entre Sentinelas e Sentinelas Detectoras, 3 Sentinelas Detectoras + 1 Sentinela + 2 Poções de Vida,  para suportes agressivos que querem controlar e zonear de qualquer bush, ou contra composições com muitos campeões com invisibilidade. Você também pode trocar as Poções de Vida por Poções de Mana, mas uma regra de ouro que eu recomendo para os jogadores novos de suporte é não ter mais poções de mana do que poções de vida. Por que? Porque você deve olhar para seus itens pelo ponto de vista da eficiência, você é o campeão com menos farm do time. Se mana e vida custam a mesma quantia, e 100 de mana que você recupera não regenera mais do que os 150 de HP que você recebe de uma Poção de Vida. Então, por que compra-las?

Finalmente em nossa lista de Sentinelas + Poções, esta é minha segunda favorita 3 Sentinelas + 1 Sentinela Detectora + 3 Poções de Vida + 2 Poções de Mana. Esta build inicial é a minha segunda favorita porque me da uma boa visão na lane com as Sentinelas e também me dá uma boa regeneração com as Poções, que para suportes como Sona, Lulu e Janna é bem útil.

 

Começando com Regeneração

O próximo nível de starts de suportes começa com itens de regeneração. Amuleto da Fada e Pérola do Rejuvenescimento, poderosos em seus próprios aspectos, não oferece muito sustain de vida e mana diretamente, e em minha opinião devem ser comprados depois da primeira ou segunda volta para a base. Mas dito isto, se você ainda quer comprar Amuleto da Fada/Pérola do Rejuvenescimento como start, considere comprar um e combiná-los com 3 Sentinelas + 2 Poções de Vida, ou tente sua sorte com Frasco Cristalino + 2 Sentinelas + 1 Poção de Vida/Mana. O Frasco Cristalino te dá um bom retorno em longo prazo (depois de 3 ou mais voltas), não se esqueça de ficar com seu time até a marca de 1:23, então você volta a base e compra a poção, você precisará de apenas 5g para comprá-la.

 

Começando com Dorans

Certamente vai ser visto como pouco convencional para alguns, talvez “troll” para outros, mas raramente eu vou começar um jogo com Escudo de Doran + Sentinela. Escudo de Doran é um dos meus mais amados itens, e atualmente é considerado OP para muitos, inclusive eu mesmo. Ele te dá 72g em forma de regeneração de Hp, 264g em forma de Hp bruto e recentemente foi adicionada a passiva que bloqueia 8 de dano dos ataques básicos dos Campeões. Pode ser usado por qualquer campeão que precise de um pouco de defesa no early game, e com 13 pontos nos Talentos de Defesa, o total de dano bloqueado em ataques básicos de Campeões pode chegar a 13. Com este item fica bem mais fácil estimar quantos ataques um inimigo precisa para te matar, e por causa disto, ele é uma das minhas comprar mais comuns no early game. O motivo para eu tê-lo em minhas compras iniciais é porque ele te ajuda a estabelecer o domínio na lane. Se você é um suporte que está trocando dano com um inimigo na lane ele vai ajuda-lo frequentemente. Escudo de Doran te ajuda a tirar mais dano, regenerar mais Hp e aguentar mais ataques básicos do que o inimigo espera. Basta usar sua Sentinela sabiamente, e você será capaz de voltar para a base com o dinheiro necessário para comprar a sua Pedra da Visão se tudo correr bem!

 



Segunda/Terceira/Quarta compra de itens

Como um suporte, nem sempre será você que determinará quando você pode voltar para a base. Entre os dois junglers, a cobertura da lane por wards e os dois duo laners, você pode voltar tanto com 300g quanto com 1200g no early game, dependendo se seu time foi capaz de te dar algum ouro passivo de um Dragão ou torre, ou se você conseguiu ouro direto de uma assistência ou KS (Kill secured! – Morte garantida 😛 ). Essa disparidade de  ouro deve ser combinada com uma build dinâmica para seus jogos de suporte. Perdendo sua lane por causa do poke ou por baixa regeneração? Volte e compre um Escudo De Doran ou um Frasco Cristalino para uma maior ajuda no seu poder de defesa e regeneração.

Uma coisa que será sempre constante, é que quando você voltar a base você deve comprar no mínimo 1-3 Sentinelas para seu adc continuar a ter visão de qualquer possível gank. Se você ainda tem alguma Sentinela sobrando da sua primeira compra, isso é bom, mas normalmente 2 Sentinelas ou 1 Sentinela Detectora e 1 Sentinela são compras importantes, baratas e necessárias se você esta juntando grana para sua Pedra da Visão. Que por sinal, é o item que eu recomendo que você compre primeiro. Eu já disse isso em meu ultimo guia, mas colocando uma Sentinela Fantasma de sua Pedra da Visão toda vez que ela estiver disponível, você economiza cerca de 8.33 de ouro por 10. Quatro Sentinelas grátis toda vez que você voltar a base, é um negocio difícil de bater, especialmente para um suporte que deve sempre ter Sentinelas prontas para ajudar seu time.

 

É por isso que eu recomendo que quando você voltar para a base pela primeira vez, se você não estiver sofrendo pokes na lane, é comprar um Cristal de Rubi + 2 Sentinelas ou algo similar, então quando você voltar de novo para sua terceira compra você poderá pegar sua Pedra da Visão + Sentinela Detectora então seu time pode terá  possibilidade de fazer o Dragão com as 2 sentinelas da Pedra da Visão e a visão real dada pela Sentinela Detectora para limpar qualquer sentinela no rio ou no Dragão, enquanto você tem visão de qualquer possível inimigo vindo, se alguém aparecer para tentar impedi-lo.

Mas espere! Só porque você comprou sua Pedra da Visão, não quer dizer que você deva parar de comprar Sentinelas! A Pedra da Visão é um item para auxiliar suas Sentinelas. Você pode se segurar em comprar Sentinelas na fase das lanes, mas uma vez que ela acabe, 2-3 Sentinelas não serão suficientes para cobrir a visão necessária para seu time ser capaz de pegar alguém desprevenido em um push ou em objetivos por todo o mapa. Quando você tiver ouro sobrando, continue comprando Sentinelas e Sentinelas Detectoras, lembre-se que comprando Sentinelas Detectoras, se você destruir uma Sentinela inimiga você econimiza 30g do total do preço, fazendo o preço total cair para 95g, que basicamente é pagar apenas 20g a mais [Sentinela] para ter o domínio da visão em um brush ou área do mapa.

 



Quando comprar Elixir do Oráculo

Elixir do Oráculo é um dos maiores apoios de um suporte para o seu time. É uma das comprar que faz realmente um suporte ser um suporte, e é ótimo por 4 minutos inteiros de limpeza de Sentinelas. Recentemente foi buffado para se manter ativo pelos 4 minutos mesmo que você morra, então ser pego enquanto limpa as Sentinelas inimigas, não é tão terrível quanto era antigamente. Mas deve ser dito que você deve evitar morrer ainda que esteja seguro limpando a visão do inimigo. Se o time inimigo tem Nocturne, Shen e Karthus, não existe razão para você não estar limpando Sentinelas, é estar pedindo para tomar um engage e morrer. Tente pedir ajuda de alguém do seu time, como o seu jungler, para vir com você e limpar Sentinelas com a sua visão do Oráculo.

Então, quando você deve comprar Oráculos? Oráculo é a melhor compra após você completar pelo menos sua Pedra da Visão, mas pode ser comprado confortavelmente entre os 16-25 minutos quando você tiver comprado coisas como Pedra da Visão + Botas de Velocidade + Escudo de Doran + Pedra Filosofal.  Você pode notar que a compra do Elixir do Oráculo a cada 4 minutos retarda ou até mesmo interrompe sua capacidade de comprar itens para ir mais além em sua build de suporte. Está certo, caso você esteja constantemente eliminando Sentinelas inimigas enquanto ele estiver ativo, mas você ainda pode comprar itens para ajudar seu time com auras poderosas. Chegar em um equilíbrio entre manter o Oráculo ativo e terminar uma build é importante para você ser capaz de ajudar seu time em teamfights com velocidade, escudo ou efeitos de lentidão assim como uma visão real e a rotatividade de Sentinelas. Uma boa regra é que a cada 1 ou 2 Oráculos que você compre, você se permita a comprar um item para si mesmo (O que para equipe será muito bom no final).

Agora, com tudo isto dito, passaremos por algumas compras comuns e outras incomuns para um suporte.



Compras no Mid/Late Game

 

Estes itens são focados em baixo preço, auras efetivas, dano e habilidades de defesa que fará até o campeão com menos ouro no time ser eficaz em uma composição.

Se você não pegou as suas botas no early game, você vai querer finalizar suas botas evoluídas pelo menos no mid game prevenindo-se de ser perseguido por causa de sua baixa mobilidade. Dependendo do jogo, você pode querer optar por Botas da Mobilidade para se locomover pelo mapa colocando e destruindo Sentinelas enquanto evita ser pego por um potencial inimigo que vai te matar, Tabi Ninja caso o adc inimigo foi feedado por alguém ou Botas Ionianas da Lucidez por um pouco de Redução do tempo de recarga (CDR) para chegar um pouco mais perto do limite de 40% de CDR.

Devaneio de Shurelya: Esté item é uma dádiva divina para os suportes. Te dá uma boa quantidade de vida, 10% de CDR , e sua ativa (40% de Velocidade de movimento por 3 segundos) ajuda muito tanto no engage quanto no disengage. As melhores formas de usá-lo são em escapadas, para forçar uma luta ou para posicionar seus tanks na luta e tirar os mais frágeis dela depois que a primeira rodada de habilidades foi usada. Também é muito acessível a um custo de 2100g, e os itens de sua receita são baratos e eficazes para suportes em todos os estágios do jogo.

Medalhão do Solari de Ferro: O Medalhão do Solari de Ferro e a Égide da Legião foram grandes itens para os suportes, e agora eles foram combinados em um único item que é ainda melhor! Este item de tá um bom Hp, armadura e resistência mágica enquanto dá aos seus aliados 20 de resistência mágica e um escudo em área que escala com o level. Vale a pena mencionar que mesmo sendo um bom item, é melhor compra-lo contra uma composição inimiga com danos AP e em Área, como Karthus, Anivia, Rumble, Kennen, etc. Por favor, não comece sua build com Emblema de Bravura, uma Couraça de Pano de 300g te dá 75% da armadura e custa menos da metade dele. Ative este item em qualquer momento em que uma luta começar e você estiver na distancia necessária para dar o escudo para seu time.

Cadinho de Mikael: Este é outra compra comum para suportes. Desde que ele é construído por uma Pedra Filosofal e um Cálice da Harmonia, ele podeser feito por qualquer suporte, desde um suporte que gaste muita mana até para suportes mais gerais. O item te dá 45 de resistência magica; mais que qualquer outro item de suporte, e a habilidade ativa remove qualquer CC e realiza uma cura de 150 + 10% do hp total do alvo. Isto significa que se você usar em um carry vulnerável (removendo imediatamente o CC) ou no tank com 4,000de HP, ele dará um bom resultado para qualquer uma dessas escolhas. A habilidade ativa deste item é realmente muito longa (180 segundos) comparado ao Devaneio de Shurelya ou ao Medalhão do Solari de Ferro (60 segundos), então esteja certo de usa-lo durante uma teamfight ou em um gank para tirar a máxima vantagem de seu poder.

 

 

Todos os itens acima são compras comuns para suportes e podem ser efetivos em qualquer jogo que você decidir compra-los, a próxima lista de itens são compras mais situacionais.

 

Compras situacionais no Mid/Late Game

 

Sombras Gêmeas: Sombras Gêmeas, conhecido por alguns como fantasmas assustadores, é um item incrível e menos situacional do que os outros nesta lista. Ele gera dois fantasmas invulneráveis que buscam por campeões inimigos por 6 segundos. Isso mesmo, por 6 SEGUNDOS essas pequenas pestes irão perseguir qualquer inimigo dentro ou fora de visão e então irá causar um efeito de lentidão de 40% por 2.5 segundos (120 segundos de recarga). É ótimos para procurar por inimigos no lugar de dar as caras, pegar inimigos em fuga, para disengages e para counterar a invisibilidade de inimigos devido aos 2.5 segundos que o inimigo permanece revelado. Ele também te dá 6% de velocidade de movimento e uma boa quantidade de resistência magica e AP. Além disso, seu preço é bem acessível a 1900g.

Máscara Assustadora/Tormento de Liandry: Este item e seu upgrade tem mais espaço em suportes baseados em dano como Zyra e Fiddlesticks, e é uma compra comum quando você esta construindo este tipo de suporte para carregar seu time com um pouco, mas efetiva penetração mágica devido as suas habilidades que tem um bom dano base.  No late game, a % de dano sobre tempo do Tormento de Liandry pode ajudar a reduzir o poder de defesa dos inimigos, mas ele ainda é um item caro para comprar confortavelmente sem sacrificar sua armadura/resistência magica/defesa e itens com auras.

Espírito do Golem Ancião: Acredite em mim ou não, este item realmente é ótimo para suportes. Ainda é um item situacional, mas contra algo como Ashe/Zyra, a tenacidade é uma salvadora de vidas. Ser capaz de comprar um item que te dá uma boa regeneração de mana e hp, 500 de hp e o efeito de tenacidade em um único slot te deixa livre para escolhas como Tabi Ninja, Botas de Mobilidade, Botas da Rapidez (redução de efeito de lentidão) ou Botas Ionianas da Lucidez. Além de que, ele só custa 2000g, que é muito confortável para o orçamento de um suporte, e seu custo é rentável fora o Hp e o CDR do item sozinhos!

Arauto de Zeke: Outro nicho de compras de suporte, Arauto de Zeke tem uma aura única que garante a campeões aliados 10% de roubo de vida e 20 de dano de ataque, enquanto dá ao suporte um bom HP e CDR. Eu só recomendo a compra deste item se a composição do seu time pode tirar vantagem dele, como um Lee Sin no top, Zed no Mid e algo como um J4 ou Nocturne na Jungle. Assim, a aura não será um desperdício. Este item é um pouco caro para um suporte, então economize por um tempo antes de você poder compra-lo para seu time.

Carapaça do Vigia: Carapaça do Vigia não é tão incomum em suportes como Leona, Blitzcrank e Thresh, que são suportes tanks que podem fazer uso da eficiência deste item. Não apenas você ganha 50 de armadura e a incrível passiva Aço Gelado (reduz a velocidade de ataque do atacante em 15% por 1 segundo), ele é receita para um dos melhores itens para tanks no late game [Presságio de Randuin]. A única desvantagem de comprar a Carapaça do Vigia é que ele é bem caro para um suporte.

Morellonomicon: Este item, mais comumente comprador pelos AP mids, tambpem pode ser comprado pelos suportes devido ao seu custo total que é barato e pelos itens de sua receita que também são baratos. O item te dá uma boa quantidade de Poder de Habilidade, regeneração de mana e 20% de redução do tempo de recarga, para jogos que você sente que PRECISA construir um campeão como se fosse outro AP carry. Sua habilidade passiva também é muito boa contra times com muito roubo de vida ou habilidades de cura, mas tenha em mente que ela só será ativada quando o alvo estiver com menos de 40% do hp total.

Lágrima da Deusa: Este item é bom para suportes que spameam habilidades e querem aumentar sua quantidade de mana, mas na maioria dos casos ele não é necessário. Este item não é muito caro por 700g, mas todo esse dinheiro que você gasta neste item deveria ir para um mix de Hp, armadura, resistência magica, redução do tempo de recarga, regeneração de mana e hp, sentinelas e auras ativas. No entanto, este item é incrível no Blitzcrank.

 

Estilhaço de Gelo Verdadeiro: Um dos itens mais completos e baratos, custa apenas 1600g, e é o único item que evolui de um GP 10 (Gold per 10 – ouro a cada 10 seg) e ainda mantém a passiva do GP10. Estilhaço de Gelo Verdadeiro garante algum AP e tem uma regeneração de mana decente em aura para o seu time. Eu nunca compro este item, por sua habilidade ativa ser abaixo do esperado, apesar se no caso de personagens como Nocturne ou Shyvana, que tem grande poder de aproximação que os coloca no alcance de ataque do time inimigo, sua habilidade ativa que diminui a velocidade de movimento em 30% em alvos em volta do campeão por 4 segundos pode ajudar seu time a apanhar os adversários e focar em um único alvo. Junto com algo como o ult da Lulu + velocidade de movimento, este item pode ser eficaz, mas sua falta de hp ou resistências o torna um item raramente comprado.



Conclusão

Concluindo, quando se constrói um suporte, você deve sempre comprar sentinelas para manter a visão para sua lane e para o seu time, focar seu baixo orçamento em uma mistura eficiente de redução do tempo de recarga, Hp, Mp, armadura, regeneração de hp e mp, sentinelas e itens com auras, ao mesmo tempo que compra Elixir do Oráculo e Sentinelas Detectoras para limpar as sentinelas inimigas e manter o controle de objetivo. Espero que você tenha aproveitado o meu guia de itens para suporte, e se você achar que foi útil, considere me dar um upvote no Reddit ou compartilhar no Facebook.

 

por xxcoldsteelxx

via Reignofgaming

comente-sobre1

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...