Início / Artigos / Qual item de ouro escolher?
SemLag

Qual item de ouro escolher?

Enquanto as mudanças não são finalizadas, a essência do que os suportes podem e farão deve estar em sua mente antes que as mudanças venham para os servidores oficiais. Mesmo se você não joga de suporte, você não vai querer ser o cara que se queixa dos suportes estarem pegando minions quando existe um item que VOCÊ VAI QUERER que seu suporte pegue alguns minions.

Inevitavelmente um suporte irá pegar um dos três itens. A quantidade de ouro ganha e sua utilidade  é muito eficiente para não fazê-los. A dúvida é, que item fazer? E Quando? O quanto importate é dar o upgrade?

 

Gume do Ladrão Arcano, Presas Gélidas e Asserção da Rainha Gélida

gume s4 novo

A utilidade deste item é bastante óbvia; maior regeneração de mana, maior dano e mais ouro por dano causado. Você terá que se precaver para não pegar creeps acidentalmente, e você terá menos defesa e menos sustain (a menos que, você tenha uma skill de cura, que no caso a maior regeneração de mana funcionará bem).

A fraqueza do sustain não é tão ruim porque os novos talentos Alquimista e Mestre da Culinária fazem sua poção de vida ser 10 vezes mais efetiva, e o Mestre da Culinária te dá 20 de vida e 10 de mana, fazendo a poção de vida 33% eficiente contabilizando o ouro gasto, com cada poção de vida dando 185 de recuperação em vez de 150. Com a falta da opção de utilizar a Moeda ao mesmo tempo, as poções de vida irão aliviarão esta carga..

Ainda assim, você terá menos vida e regeneração de vida com este item e as poções de vida não irão cobrir este déficit. Ainda pior, se você estiver pra trás ou contra jogadores que estão muito mais fortes que você, você não receberá o ouro que você estava recebendo do modo mais seguro que as outras duas opções de itens. Além disso, não há redução do tempo de recarga com este item. Você não poderá receber CDR de outros itens de gold e só terá um máximo de 10% dos talentos. Se você está indo por este caminho, você vai querer buildar Solari ou Proteção Glacial? Provavelmente não. Você vai querer Morello, Sufocamento Ígneo ou Graal Profano, todos itens caros que só te levam a ter mais AP e regeneração, e sem muita utilidade para um suporte. Você seria capaz de utilizar o Sufocamento Ígneo em segurança? Botas Ionianas da Lucidez me parecem mais apetitosas, mas então você é deixado sem penetração mágica e você não pode confiar na % de penetração mágica sem ir para a segunda maior opção desta linha. Você pode pegar mais kills como suporte agora, mas vamos pensar nisso, suporte ainda são destinados e recompensados por fazer aquilo que eles foram feitos para fazer (exceto ser um depósito de sentinelas)

Este item, sem dúvidas, vai te levar a uma composição de poke, e ser um item popular, especialmente para botlanes em duo, smurfs e jogadores muito experientes, que atualmente são muitos. Nem sempre vai terminar em alegria, algumas vezes ele te levará as lágrimas, e eu não quero dizer a Lágrima da Deusa..

 

Suportes em que Gume do Ladrão Arcano é uma opção aceitável:

Annie, Cassiopeia, Elise, Fiddlesticks, Heimerdinger, Janna, Karma, Kayle, Kennen, LeBlanc, Lissandra, Lulu, Lux, Malphite, Nami, Nidalee, Nunu, Orianna, Sona, Soraka, Syndra, Veigar, Viktor, Zilean e Zyra (para os campeões em negrito, eu recomendo um caminho diferente)

 

Moeda Antiga, Medalhão do Nômade e Talismã da Ascensão

moeda s4 novo

 

Este item é bom de um modo geral, é uma escolha mais segura. A maioria dos suportes querem vida, regeneração de mana e redução de recarga, e sua ativa funciona com qualquer tipo de composição contra qualquer tipo de composição (para ser sincero, os outros dois itens também funcionam, mas este parece ser mais efetivo pelo Shurelya, digo, a ativa do Talismã). Você também não precisa de muita habilidade para garantir o bônus de ouro: quando Escudo Relicário requer um bom timming  e dar dano sem tomar dano e Gume do Ladrão Arcano requer dar dano de um modo seguro em inimigos sendo um campeão frágil, a Moeda so requer que você esteja lá, só isso. A Moeda também lhe garante 20 de redução de recarga quando evoluída para o Talismã da Ascensão, que é consideravelmente alto para um item que só custa 2000 de ouro.

Por outro lado, alguns campeões se adaptariam melhor a outros itens, e alguns outros não tem uma necessidade grande de regeneração de mana. Ele lhe rende menos dano e também menos vida, o que pode te levar a uma sensação frustrante se você sabe como é ser o chefão na lane e joga seu peso fora. Quando você pegar a Moeda Antiga, você reconhece que não receberá mais ouro por um snowball ou dominação da lane, você vai preferir jogar de um modo seguro. A dependência de minions torna este itens não tão bom para roamings, com os outros itens você vai ter ou mais dano ou mais vida para lutas. Com os outros itens você pode pegar um pouco de ouro com pokes ou minions em outrs lanes, retornar e ter a mesma quantidade de ouro que teria se tivesse ficado na sua lane. Isto é muito mais improvável de acontecer caso você opte pela moeda.

 

Suportes em que a Moeda é uma opção aceitável:

Alistar, Annie, Ashe, Blitzcrank, Cassiopeia, Elise, FIddlesticks, Heimerdinger, Janna, Gangplank, Jarvan IV, Jayce, Karma, Kayle, LeBlanc, Leona, Lissandra, Lulu, Lux, Malphite, Morgana, Nami, Nautilus, Nunu, Orianna, Poppy, Nidalee, Sona, Soraka, Syndra, Taric, Thresh, Veigar, Viktor, Volibear, Zilean, Zyra e Yorick

(Para campeões em negrito eu recomendo um caminho diferente).

 

Escudo Relicário, Braçadeira de Targon e Face da Montanha

face S4 novo

Escudo Relicário é ótimo para all-ins, sustain e suportar pokes, e tudo isto torna óbvio que ele é melhor para tanks. Este caminho te leva a espalhar amor para o seu carry, tornando-o uma escolha aceitável, como nenhum item de suporte no League jamais permitiu que os suportes gerem ouro para seus carrys, como também lhe garantem regeneração de HP constantemente.

Por causa disto, eu não me surpreenderia se ele tomasse um nerf e se tornasse um dos itens mais comprados (especialmente em jogos de alto nível, ou se runas de regeneração de mana tomarem um buff)

Aqui estão minhas razões para isto:

• É o único item dentre os três que provê o atributo (vida) que todo suporte vai precisar em todos os estágios do jogo (alguns suportes não precisam de AP ou regeneração de mana, especialmente no late game)

• É o único item a dar ouro aos carrys e ajudar aqueles que são ruins de dar o ultimo golpe. Mesmo que ele seja bom nisto, até os tops podem perdem perder um creep para o seu próprio benefício, ou por estar tomando dano ou ter 3 minions com vida baixa em sua frente ou até ter minions na sua torre.

• Você pode utilizar sua habilidade a cada 30 segundos na média. Isso é um minion extra por onda, com os 10 de ouro bônus. Se você poder uma onda de minions, você pode simplesmente utilizar a item múltiplas vezes, desde que tenha cargas.

• Ele ainda dá 10% de redução do tempo de recarga no patch desta semana.

• Este item lhe garante um poder de defesa e permite ao suporte causar um dano em área que é respeitável até nos estágios finais do jogo. Sua habilidade ativa não é tão forte quanto as ativas dos outros dois itens, mas esta deficiência não e tão grande comparada as deficiências dos outros itens.

• Este item é o mais tolerante na ausência da lane, você pode utilizar as cargas, voltar a base e estar de volta na lane antes que outro minuto se esgote. Se você morrer você so perde caso suas cargas estejam baixas.

 

Com o ouro do suporte aumentado, regeneração de mana e vida é muito mais fácil de se suprir, ambos por itens ou poções, do que armadura ou redução de recarga. O caminho da Moeda não tem vida, e o do Gume não tem redução de recarga ou vida (com apenas 50 de ap no seu estagio final). Se você pode lidar com isto, este caminho será o mais seguro, talvez até mais do que o da Moeda.

O maior motivo que tornará este item complicado será sua falta de regeneração de mana. Mas, com um uso inteligente, a compra de poções de mana e algumas runas de regeneração, ele pode não se tornar uma complicação tão grande.

Suportes em que a Moeda é uma opção aceitável:

Alistar, Annie, Blitzcrank, Fiddlesticks, Jarvan IV, Kennen, Lee Sin, Leona, Nautilus, Nasus, Shen, Taric e Volibear.

Caminhos de Build

Não existem muitas decisões a tomar quando se trata de builds para o inicio de jogo; se trata do mid e do late game que será interessante. Existem duas decisões para se tomar. A primeira é a possibilidade de comprar um item de ouro no começo do jogo, fazendo que você compre apenas uma poção ou uma sentinela ou três sentinelas e cinco poções. Com a sentinela do Amuleto disponível, esta será uma escolha tentadora, mas nem todo mundo vai faze-la. A próxima escolha será terminar a Pedra da Visão ou dar upgrade em seu item de gold para a sua segunda forma primeiro.

Seus primeiros dois itens completos deverá ser a Pedra da Visão e a segunda forma de seu item de ouro. Rubi da Visão não é tão importante quanto costumava ser, porque você pode utilizar 3 de seus 4 slots de sua Pedra da Visão, e você ainda tem a sentinela do Amuleto. Para os itens de ouro, a geração de ouro não aumenta quando você termina sua build, e pode ser viável comprar outros itens (armadura especialmente) antes de pegar a habilidade ativa. Asserção da Rainha Gélida, especialmente, não dá atributos impressionantes, enquanto os outros dão 20 de redução de recarga e 200 de vida e 1- de redução de recarga.

Para a Fila Solo, eu recomendo começar com a Amuleto da sentinel, então trocar, aproximadamente no early0mid game por um dos outros dois.

 

Ganhadores, Perdedores e possíveis novos sabores

A flexibilidade de estilos de jogo me faz desconfiar de alardear grandes mudanças. Lulu e Janna sempre foram boas na Fila Solo, e dando para elas uma boa quantidade de redução de recarga e um jeito fácil de conseguir a habilidade ativa as Shurelya é muito bom. Quanto é pegar 4 ou 8 de ouro por cada campeão atingido pela Ventania Uivante ou pela Lançar Purpurina.

Um item que estou cautelosamente otimista para magos se beneficiar. Syndra, Lux, Lissandra, Elise, Orianna, Karma, Kayle, Morgana e Galio, por exemplo, podem ser muito mais intimidantes e capazes de proteger quando eles tem um pouco mais de ouro para trabalhar, mesmo usando talentos de suporte e/ou runas. E Zyra, Annie e Fidlesticks, já eram altamente viáveis antes – muitos de vocês já devem ter visto uma Zyra ser feedada, então fazer o Tormento de Liandry e Rylai e começar a empurrar o jogo para a vitória, agindo como um mid secundário. As mudanças para os suportes da Quarta Temporada certamente não reduzirá disto acontecer. Podemos até ver um Shen, que agora tem um item para pegar desde que o Coração de Ouro foi removido do jogo.

Mesmo assim, o trabalho do suporte ainda é proteger seu carregador em qualquer estágio do jogo. Eu não acho que Jinx, Gangplank, Nautilus e Viktor vão aparecer por ai constantemente, bem jogados, universalmente aceitos como suportes. Ainda é provável que você tenha menos ouro que os outrs jogadores. Seu trabalho é vencer o jogo ajudante seus companheiros de time, especialmente o carregador. Você ainda vai precisar comprar a Pedra da Visão e um item de geração de ouro. Agora você so consegue fazer algo mais, e para a maioria de nós, isto é suficiente. Lembre-se que, como um jungler, você tem caminhos diferentes que deve escolher no começo do jogo e jogar de acordo com ele.

 

por OldManEyeBrows

via Reign of Gaming

 

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...