sábado, 19 de outubro de 2019
Início / Notícias / eSport / Jogador profissional de League of Legends tenta suicídio após escândalo em campeonato
SemLag

Jogador profissional de League of Legends tenta suicídio após escândalo em campeonato

O jogador de League of Legends Cheon “Promise” Min-Ki está em estado grave atualmente depois de relatado que ele pulou de um prédio de doze andares, resultando em um coma. De acordo com diversos noticiários coreanos, isso aconteceu depois que ele revelou supostas partidas de eSports arranjadas.

Promise jogou para o time de eSports sulcoreano AHQ. Mas, de acordo com ele, tudo foi uma fraude. Nos fóruns da Inven (via Gosu Gamers e o Redditor AskMeAboutZombies), Promise escreveu sobre como seu time aparentemente foi criado pelo manager para entregar jogos e perder intencionalmente.

Em sua postagem, Promise escreveu como ele foi supostamente ameaçado pelo manager da equipe, Noh Dae ChU, caso tentasse jogar para vencer. Devido a essas ameaças, Promise disse que tomou atitudes para perder de propósito. Continuando, ele acrescentou (via AskMeAboutZombies):

Quando fundamos o time, foi dito a nós que a AHQ nos patrocinou com dinheiro e computadores. Nós não sabíamos que eles nos deram só acessórios de jogos pelos direitos do nome do time. Nosso manager, Noh, mentiu para nós, e pegou um empréstimo para financiar nossa hospedagem, despesas diárias, computadores e até nossos salários. Ele planejava fazer apostas ilegais em partidas de eSports e arranjá-las para recuperar o dinheiro emprestado e lucrar.

As coisas pioraram, Promise escreveu sobre como seu manager supostamente vendeu seus computadores de treino e aparentemente contou que não poderia mais pagar o aluguel para a equipe. Ele continua  (via AskMeAboutZombies):

Mais tarde eu contatei a AHQ e conversei com seu gerente em Taiwan. Eles disseram que nunca doaram computadores ou qualquer quantia em dinheiro. Eles doaram só os acessórios apenas para os jogadores, nem para o manager Noh. Eu perguntei se poderíamos ficar com os acessórios para treinarmos e eles aceitaram. Eventualmente descobrimos que Noh estava vendendo nossos computadores de treino para pagar suas dívidas e fugir…

…confrontamos Noh e anunciamos nossa saída do time. Exigimos pagamento pelos meses que ele ainda nos devia. Noh respondeu que não poderia nos passar o dinheiro no momento, mas que ele renunciaria da comissão de 50% que a AHC exigiu do dinheiro da premiação. Como já havíamos conversado com o gerente da AHQ antes, o time todo sabia que Noh estava mentindo. A AHQ nunca nos patrocinou com dinheiro, nunca teve direito ao prêmio em dinheiro e os computadores não eram deles, então para quem ele precisava devolver esse dinheiro?

“Eu sei que poderia fazer melhor, mas graças a esses eventos, minha carreira profissional acabou,” ele acrescentou: “depois de me preparar para dar o meu melhor por um ano, tudo que me restou foi um sentimento de vazio.” Promise encerrou seu post com essas palavras (via AskMeAboutZombies):

resumindo: Não estarei mais nesse mundo depois de 5 minutos, AHQ Korea foi um time feito por Noh para faturar em jogo ilegal, os integrantes não sabiam e precisamos entregar partidas por causa disso. A AHQ Taiwan nunca patrocinou nosso time, era tudo mentira. Me desculpem por isso tudo, e por não poder lhes contar tudo, mas estou partindo agora porque não aguento isso mais.

Promise disse que cresceu em um lar sem privilégios. Como foi visto na Inven (via Redditor cakezz15), seu pai abandonou o lar quando ele tinha 15 anos e a casa da sua família não tinha aquecedor. O circuito profissional de eSports era a saída de Promise.

O tópico do Reddit  que acompanhou de perto todo o incidente teve o cuidado de apontar que Promise não tentou suicídio só por causa das partidas arranjadas; ele também estava passando por outros problemas pessoais.

fx2tiv7pozzyi6dw9oyk

Relatos da Coreia do Sul (via informante Sang) alegam que Promise caiu no telhado de um centro de reciclagem. O integrante do AHQ Korea Nam Hoon Kim falou à This Is Game  que o Promise estava na emergência do hospital, acrescentando: “A condição dele é estável, a polícia disse que ele não estava em estado crítico quando o encontraram na lixeira.

Yonhap News publicou fotos do prédio e o teto que quebrou com a queda do Promise.

jksjxz8yltdvry5f6vrx

Outro artigo da Yonhap News (via Sang) anunciou que Promise foi encontrado às 5:56 da manhã, quando um transeúnte ouviu uma voz dizendo “me ajude”. Promise ainda não saiu do coma e sofreu fraturas múltiplas por todo o corpo.

KeSPA, a Associação Coreana de eSports, enviou um contato ao hospital para ver o estado de Promise e contou à Inven que Promise “precisará de muito tempo para se recuperar.”

A divisão coreana da Riot, desenvolvedora do League of Legends, fez um pronunciamento oficial, no qual, de acordo com o informante Sang, da Kotaku, alega que uma força-tarefa interna foi formada para investigar o arranjamento de partidas. A Riot Coreia também acrescentou que não poupará despesas na recuperação completa de Promise. Outro jornalista inglês de LoL na Coreia, MonteCristo,  manifestou seu interesse em trabalhar com a mídia do país para ajudar a família do Promise a cobrir as despesas médicas.

Se você está contemplando suicídio, por favor, converse com alguém – amigos, família ou voluntários. As pessoas escutarão.

Fontes:

Inven
http://www.inven.co.kr/webzine/news/?news=106029&iskin=esports

This is game
http://www.thisisgame.com/esports/nboard/162/?n=53770

Gosu Gamers
http://www.gosugamers.net/lol/news/27122-former-ahq-korea-marksman-attempts-suicide-following-matchfixing-scandal

Redditor AskMeAboutZombies
http://www.reddit.com/user/AskMeAboutZombies
Para contactar o autor original do artigo original em inglês, mande e-mail para [email protected] ou mande mensagem para seu twitter @Brian_Ashcraft.

via Kotaku

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Torneios deste Fim de Semana – 10 a 12 de Abril

Teremos 4 torneios este fim de semana, sendo 3 de X1 com pancadaria total e outro de 5x5 até Platinas. GG RpEasy!