sábado, 14 de dezembro de 2019
Início / Notícias / eSport / Declaração Oficial: Fnatic-OMG
SemLag

Declaração Oficial: Fnatic-OMG

Há alguns dias criou-se uma polêmica em torno do final da partida entre Fnatic e OMG, válida pela fase de grupos do Mundial de LoL. Você pode ler todo o caso clicando aqui. Abaixo, você confere o posicionamento oficial da Riot a respeito do caso:

TL;DR: Não houve falha alguma no jogo Fnatic x OMG. Devido a uma interação específica e intencional entre o encantamento Guarda Territorial e Retorno, campeõs que conseguisse usar o Retorno ativariam seu encantamento Guarda Territorial das botas assim que surgissem na base. A confusão surgiu por conta de uma interação não listada, apesar de conhecida e intencional, na qual sofrer dano não interrompe um retorno nos últimos momentos antes da animação se completar. O resultado do jogo Fnatic x OMG se mantém.

Na noite de ontem, soltamos uma nota curta no Twitter sobre a nossa investigação sobre a possibilidade de uma falha ter influenciado o resultado do jogo de ontem Fnatic x OMG. A sequencia de eventos em questão pode ser encontrada na marca 1:31:00 do vídeo abaixo:

Essencialmente, Kha’Zix foi atinigido com uma habilidade nos momentos finais da sua animação de Retorno, porém mesmo assim o encantamento Guarda Territorial de suas botas foi ativado quando ele surgiu na fonte. Outro item, Mandíbula de Malmortius, foi ativado durante esse momento e, imediatamente após consultarmos a equipe de Design, acreditamos que essa interação funcionou como planejado e tomamos nossa decisão original com esse entendimento. Depois de mais investigação, descobrimos que o escudo fornecido por Malmortius não era relacionado ao caso.

Nós levamos muito a sério a possibilidade de que hajam falhas em partidas competitivas, e imediatamente começamos a investigar. Durante uma examinação de acompanhamento, incluindo uma conferida no código de Retorno e do Encantamento Guarda Territorial, descobrimos que ambos possuem uma interação bem específica (que consta no design) que permite o que foi observado no jogo Fnatic x OMG.

O Designer Chefe Ryan “Morello” Scott esclareceu:

A cláusula de “sem combate” da Guarda Territorial é feita para evitar casos de abuso no qual um jogador poderia correr para dentro e fora da fonte para matar times atacando o Nexus. Em outras palavras, estar “em combate” não é diretamente atado a receber dano, porque isso cobriria apenas uma possível situação. Nossa presunção básica é essa: se você retornou, você não estava em combate quando o fez. Se você estava em combate, o Retorno seria cancelado. Esses dois pontos são absolutamente relacionados para haver máxima consistência.

Logicamente, vemos isso da seguinte forma: Se eu retorno, não estou em combate. Se não estou em combate, receberei o encantamento Guarda Territorial da bota. Se estou em combate, não posso retornar, e se eu não posso retornar, obviamente não posso receber o encantamento Guarda Territorial. Para garantir consistência absoluta nessa questão, nós introduzimos um período de margem para que todos os três eventos (estar fora de combate + ser capaz de retornar + ser capaz de receber o encantamento Guarda Territorial) SEMPRE estivessem sincronizados.
Quando você chega na fonte depois de retornar, deveria ser garantido que você não esteja em combate, mesmo uma diferença de fração de um segundo atrapalharia esses eventos em circunstâncias incomuns (nenhuma na qual times poderiam usar com sucesso para acrescentar habilidade ou estratégia). Então se vocÊ causar dano dentro desse período de margem, o campeão que está retornando não vai (nem deveria) entrar em estado de combate. O encantamento Guarda Territorial foi desenvolvido assim para garantir 100% de consistência quando um campeão defender sua base.

Há um caso bem específico que pode ser contornado, que tem mais a ver com “tempo de viagem” de certos projéteis (se alguém já viu o Ás na Manga da Caitlyn seguir o campeão até a base enquanto eles completam seu Retorno) mas isso é mais um caso de um design superando outro (tempo de viagem de projéteis contra feitiço de Retorno) e sempre foi o caso para todos os jogadores.

Outro ponto levantado foi que as Botas de Mobilidade do Kha’Zix foram desativadas depois dele ser atingido e, para isso, vemos claramente que o estado “em combate” é muito ambíguo. No caso do encantamento Guarda Territorial, estar fora de combate é atrelado diretamente à capacidade de usar Retorno (pois um implica no outro), mas no caso das Botas de Mobilidade, estar em combate pode ser atrelado de forma autônoma a causar ou receber dano. Em outras palavras, o item Botas de Mobilidade não tem o período de margem porque está diretamente atrelado ao combate momentâneo enquanto Guarda Territorial tem o período de margem porque tem um incidente predecessor (Retorno) para estabelecer seu effeito.

Quanto à nossa questão original: Os eventos de Retorno com sucesso + estar fora de combate contra um Retorno sem sucesso + estar em combate são totalmente atrelados e, uma vez que eles funcionam como previsto nesse caso, nenhuma mudança em como eles foram codificados (seja pela dica da habilidade ou para atingir expectativas específicas) teria resultado em algo diferente – se Kha’Zix pudesse retornar, ele ainda teria matado o Rumble (e essa série de eventos sempre foi planejada no desenvolvimento).

Considerando que o encantamento Guarda Territorial é devidamente feito para disparar depois de um Retorno completado com sucesso, independente do que acontece momentos antes da animação se completar, achamos que não houve falha relacionada ao encantamento Guarda Territorial.

Há, porém, a questão de um “período de margem” não listado, apesar de intencional, relacionado à animação de retorno. Um campeão pode sofrer dano momentos antes da animação de Retorno se completar e ainda assim conseguir completar o retorno. Apesar de não listada, essa interação é conhecida e pode ser usada por todos os jogadores em qualquer partida. Similarmente, essa interação entre Guarda Territorial e Retorno é reproduzível em qualquer partida devido à forma como Retorno funciona em nosso jogo.

Como resultado, nós mantivemos nossa decisão de que não haverá remake do jogo Fnatic vs OMG.

Assumimos plena responsabilidade por nossa declaração inicial ter sido baseada em uma investigação incompleta, e pedimos desculpas por qualquer confusão. Comunicamos nossas descobertas e decisão apra ambos times antes de publicar essa declaração.

por RiotNickAllen via LoL Esports

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Torneios deste Fim de Semana – 10 a 12 de Abril

Teremos 4 torneios este fim de semana, sendo 3 de X1 com pancadaria total e outro de 5x5 até Platinas. GG RpEasy!