Início / Artigos / Guia/Tier List/Notas – Jungle (patch 4.20)
SemLag

Guia/Tier List/Notas – Jungle (patch 4.20)

Boas pessoal que acompanha o LegendsBR, meu nome é Daniel “SkarQynx” Oliveira e sou o mais novo redator do site! Além de redator do Legends, sou coach e jogador de nível diamante.
Enfim, de vez em quando aparecerei fazendo artigos, análise sobre atualizações do jogo, campeões, etc. Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre o assunto, não se esqueça de fazer o seu comentário!

Bom vamos ao que interessa…

Tier 1 Jungle

Tier 1 Jungle

  • FiddleSticks Fiddlesticks
  • Nunu2 Nunu
  • Pantheon Pantheon
  • Rengar Rengar
  • Shaco_Square_05 Shaco
  • Vi2 Vi
  • Warwick8 Warwick
  • LeeSin7 Lee Sin
  • Rápido clear jungle;
  • Sem necessidade de item;
  • Ótimo escalamento e late-game/team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Incrível sustain;
  • Ótimo controle de objetivos (Dragão/Barão).
  • Rápido clear jungle;
  • Sem necessidade de item;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Ótimo sustain;
  • Controle de objetivos bom (Dragão/Barão);
  • Grande capacidade de counter-jungle.
  • Ótimo escalamento e late-game/team-fighting;
  • Ótimo controle de objetivos (Dragão/Barão);
  • Muito forte early game;
  • Consegue fazer Dragão ao nível 3!
  • Ótimo escalamento e late-game/team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Controle de objetivos bom (Dragon/Baron);
  • Capacidade de assassinato muito forte.
  • Controle de objetivos bom (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle e counter-gank;
  • Ótimo escalamento.
  • Ótimo escalamento e late-game/team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Controle de objetivos bom (Dragon/Baron).
  • Rápido clear jungle;
  • Sem necessidade de item;
  • Ótimo sustain;
  • Controle de objetivos bom (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle;
  • Ótimo escalamento.
  • Ótimo sustain;
  • Controle de objetivos bom (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle;
  • Ótimo escalamento;
  • Muito forte early game.

Comentários sobre alguns outros campeões

Comentários sobre alguns outros campeões

  • Elise_Square_01 Elise
  • Khazix7  Kha’Zix
  • Shyvana_Square_01 Shyvana
  • Sion8 Sion
  • Udyr8 Udyr
  • Zac Zac
Ela é muito situacional e seu crescimento no jogo se torna irrelevante frente aos outros junglers. Você não consegue um bom escalamento pro mid/late game a não ser que você esteja extremamente feedado.
Ele tem uma capacidade de snowball absurda. No entanto, seu early game está muito fraco, logo seus ganks serão tardios. Sua build é basicamente dano, com custos muito altos e acabando muito frágil no mid/late game. Além disso, o nerf sofrido no último patch reduziu muito seu potencial de gank no início da partida.
Junglers com foco em farm estão muito melhores agora, mas é muito difícil colocar um campeão como a Shyvana em um tier alto, pelo fato dela não ter um gank tão forte levar um “kiting” com facilidade. É um capeão muito difícil de se jogar contra jogadores alto nível.
Sion está relamente melhor com os últimos buffs, porém continua muito fácil dar outplay no Sion. A longa carga de seu Q e o fácil contorno de sua ultimate o tornam um campeão fácil de se jogar contra. Além disso, com os buffs dos monstros, Sion está sofrendo para fazer a jungle, levando muito dano.
Sua melhor forma é a de fênix, porém ele continua com muitos problemas. Acertar um gank é realmente difícil, ainda mais se você não estiver com mana e Golpear para ajudar no gank. Udyr não se encaixa muito bem nas team fights/sieging ou anti-siege. Facilmente “kitado” & atordoado em uma team-fight antes de conseguir chegar em algum alvo.
Sua falta de capacidade de gank cedo, péssimo escalamento e clear jungle medíocre o fazem um campeão sem capacidade de fazer um bom jogo. Resultado de patchs passados, que atingiram fortemente no seu conjunto de habilidades.

Tiers

Tiers

  • Tier 1 (Fortes)
  • Tier 2 (Viáveis)
  • Tier 3 (Necessário ter experiência)
  • Tier 4 (Não viáveis)
  • Fiddlesticks
  • Lee Sin
  • Nunu
  • Pantheon
  • Rengar
  • Shaco
  • Vi
  • Warwick
  • Jarvan IV
  • Kha’Zix
  • Maokai
  • Master Yi
  • Nautilus
  • Nocturne
  • Amumu Tank
  • Wukong
  • Aatrox
  • Amumu AP
  • Diana
  • Elise
  • Evelynn
  • Hecarim
  • Mundo
  • Rammus
  • Sejuani
  • Shen
  • Skarner
  • Udyr
  • Xin Zhao
  • Malzahar AD
  • Cho’Gath
  • Gragas
  • Nasus
  • Olaf
  • Shyvana
  • Sion
  • Trundle
  • Volibear
  • Zac

Notas - Itens da Jungle

Notas - Itens da Jungle

  • Cria trilha Cria-Trila do Desbravador
  • Sabre de batalha Sabre de Batalha
  • Lâmina do Perseguidor Lâmina do Perseguidor
  • Faca do invasor Faca do Invasor
Considerado o melhor item, seu buff de redução de recarga em 15 segundos do smite é muito bom, pelo simples fato de que smitar em um monstro agora é realmente muito aproveitoso; Outra motivo de ser considerado o melhor, é pelo fato de que se você smitar em um monstro, será recuperado 15% da sua Vida e Mana máxima, o fazendo ser indispensável para a maioria dos junglers!
Um bom item, mas apenas para alguns campeões que são fortes em duelo, o debuff de dano real é realmente muito forte e o debuff de redução o dano causado em 20% é ótimo para ganhar vantagem no x1. Mas esse item normalmente é escolhido pelo fato de ele poder revelar alvos invisíveis, logo um talon, kha’zix, twitch… não irão se tornar um grande problema.
Item bom em alguns casos, ele pode ser usado em alguns campeões que não possuem um bom controle de grupo para facilitar o gank… Seu dano real é baixo mas dá uma ajuda na hora da troca e do all-in, e seu Slow de 50% por 2 seg é realmente forte, faz muita diferença pra um campeão sem controle de grupo… Sendo de grande ajuda tanto nos momentos de dar engage e disengage.
Pior e o item menos usado, ele força que você invada a jungle inimiga para dar counter-jungle, porém sua recompensa por isso é baixa e o tempo de respawn dos monstros estão maiores, logo além de você usa-lo poucas vezes, você estará na desvantagem contra o outro jungle, se ele estiver com algum outro item mais efetivo que esse.

Notas - Encantamentos da Jungle

Notas - Encantamentos da Jungle

  • 37077 Guerreiro
  • 37087 Mago
  • 37097 Colosso
  • 37107 Devorador
Encantamento basicamente core de qualquer jungler AD, sua penetração de armadura(+10) e redução de recarga(+10%) fazem uma grande diferença para os campeões de possuem um burst alto. (Campeões assassinos(AD) tiram muito proveito desse item).
Este encantamento está com atributos realmente muito altos para seu custo(1500 gold + item), o fazendo ser um item muito forte para campeões AP, que querem dar altos danos no início da partida. Sua redução de recarga (+20%) também faz muita diferença, fazendo com que os casters não precisem se preocupar tanto em buildar vários itens de redução para chegar nos 40%, basicamente manter o foco no Full AP.
Muito forte para tanks, item relembra o antigo item tank da jungle da Season passada, seus 500 de vida fazem muita diferença no early game já que o item é barato, sua tenacidade(+35) é boa e ajuda bastante quando o outro time é basicamente full AD, porém com muito controle de grupo, não o forçando a fazer bota mercurial. Sua redução de recarga ajuda bastante na hora de limpar a jungle, já que os campeões que usam esse item normalmente não dão muito dano.
Bom apenas para campeões que dependem muito da velocidade de ataque para dar dano. Seu atributo de velocidade de ataque(+50%) ajuda muito esses campeões e seu buff de dano mágico(+40) por hit é semelhante à lanterna da Season passada. Porém está mais fácil de stackar, o fazendo ser um ótimo item no final do jogo, causando muito dano mágico bônus no contato.

Rotas da Jungle

Rotas da Jungle

  • Azuporã
  • Rubrivira
  • Krugues
  • Grompe
  1. Comece no Azuporã (Leash sem smite)
  2. Rubrivira (Smite)
  3. Krugues
  1. Comece no Rubrivira (Leash sem smite)
  2. Azuporã (Smite)
  3. Grompe
  4. Lobos Travaguari
  1. Começe no Krugue (Smite)
  2. Rubrivira
  3. Acuâminas
  4. Base (Comprar itens)
  5. Azuporã (Smite)
  1. Começe no Grompe (Smite)
  2. Azuporã
  3. Lobos Travaguari
  4. Base (Comprar itens)
  5. Rubrivira (Smite)

Visão Geral da Jungle

AcampamentoVidaDano de AtaqueArmaduraResistência MágicaSpawn InicialTempo de RespawnGoldEXPBuff(*-> quando smitado)
Acuâmina Carmesim12004515001:5501:4042140* Afiadíssimo
Acuâmina250165 001:5501:401220
Grande Lobo Travaguari1320429001:5501:4053142* Fantasma
Lobo Travaguari420166001:5501:401630
Krugue Ancião14407312-1001:5501:4055150* Bênção das Mãos Pesadas
Krugue5403512-1001:5501:401550
Grompe16008315001:5501:4072200* Benção do Cogumelo
Aronguejo7500606002:3003:003535
Azuporã20009320001:5505:0042100Insígnia de Percepção
Azuporim400128001:5505:002250
Rubrivira18008020001:5505:0042100Insígnia de Brasa
Rubrivirim400128001:5505:002250
Dragão4940230213002:3006:002575Matador de Dragões
Barão Nashor115415001207020:0007:0025 + 300900Mão do Barão
Tabela mostra informações iniciais dos monstros. Muitas dessas informações mudarão conforme o tempo de jogo passa.

Existe um modificador de EXP dependendo do nível do campeão comparado ao nível do monstro.

Regra geral:
-10% XP para cada nível acima do nível do monstro (mínimo -50% XP <=> 50% XP base)
+50% XP para cada nível abaixo do nível do monstro ( máxima +250% XP <=> 350% XP base)

Top 10 - Taxa de Vitória (Jungle)

RankingCampeãoTaxa
1.Sejuani58.71%
2.Amumu55.95%
3.Volibear54.30%
4.Skarner53.86%
5.Nautilus53.26%
6.Wukong53.06%
7.Xinzhao52.57%
8.Rammus52.42%
9.Hecarim52.27%
10.Vi52.22%
Ranking Global, com todos os Tiers envolvidos.

Algumas dicas

Algumas dicas

  • Fique sempre atento(a) com o que está acontecendo nas rotas.
  • Mantenha as entradas/saidas da jungle inimiga sempre wardada.
  • Sempre que possível tente se manter com mais farm do que o jungler do time inimigo.
  • Foque os objetivos do jogo.
  • Se você tiver noção da movimentação do jungler inimigo, use isso a seu favor. Se prepare para dar counter-ganks e counter-jungles.
  • Use e abuse do Ping para alertar e se comunicar com o seu time.

O que fazer/O que não fazer

O que fazer/O que não fazer

  • O que fazer
  • O que não fazer
  • Counter-jungle (sempre deixe um monstro pequeno). ** Limpe os buffs completamente, assim você tera,á o tempo do buff e poderá preparar jogadas com isso.
  • Smite nas Acuâminas. ** Elas lhe darão o buff de lente, abuse disso.
  • Smite nos Lobos Travaguari da jungle inimiga. ** Quanto maior o controle de visão, melhor!
  • Tente deixar o smite para as Acuâminas se o Azuporã e o Rubrivira estiverem mortos.
  • Comece pela rota do bot (Krugues/Grompe) principalmente com junglers carry (Rengar, Kha’zix).
  • Peça um leash forte (10-20% HP no primeiro campo).
  • Compre Sabre de Batalha se o time inimigo tiver campeões com invisibilidade (Akali, Talon, Rengar, Shaco, Vayne).
  • Nunca se esqueça de trocar trinket de ward, pela lente. Controle de visão é um dos principais objetivos do jogo.
  • Mantenha as entradas/saidas da jungle inimiga sempre wardada (Peça ajuda para seu time).
  • Usar smite no Aronguejo. **Não há necessidade de contestá-lo
  • Tentativa arriscada de fazer o Barão Nashor. **Faça sempre que possível, mas não arrisque.
  • Tentar fazer o Dragão cedo, com campeão sem sustain.

Notas

Notas

  • Está mais difícil manter controle de visão do dragão neste patch!
  • Campeões Tank estão/estarão melhores na jungle nessa próxima Season, conforme vão escalonando com itens e os Campeões Carry estão com um early game mais frágil. (Isso não significa que os Campeões Tanks estão melhores que os Carry)
  • Campeões Hibridos(AD/AP) são muito beneficiados com o primeiro dragão, logo priorize isso!
  • Dificilmente você deverá fazer Faca do Invasor, esse item não está tão efetivo em função do longo tempo de respawn dos monstros.
  • Se você está jogando como um Jungler carry, e não recebeu um leash forte no seu primeiro campo (Golens/Gromp), apenas faça o primeiro buff e volte para a base (level 2), depois corra para o seu segundo buff.
  • Eficiência dos novos itens da Jungle (Do melhor ao pior):
    1. Cria-Trilha do Desbravador
    2. Sabre de Batalha
    3. Lâmina do Perseguidor
    4. Faca do Invasor
  • Smite no Red restaura 20% da Vida máxima —- Smite no Blue restaura 25% da Mana máxima!
  • Junglers com sustain estão se destacando nesse patch.
  • Dragão está mais fácil de ser feito.
  • Se executado na jungle por um monstro, seus buffs irão permanecer depois do Respawn.

 

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Tier List – Melhores campeões da Atualização 8.4

Hora de dar aquela olhada no Tier List!