domingo, 22 de setembro de 2019
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Guia/Tier List/Notas – Jungle (patch 4.21)

Qualé pessoal, SkarQynx aqui! estou lançando pra vocês o guia de novo, só que agora atualizado para o patch 4.21 e com algumas melhorias.
Eu li os comentários de vocês no ultimo post do guia, e agradeço o feedback. Todo e qualquer comentário (bem estruturado é claro) é bem vindo!

Bom vamos ao guia!

Tier 1 Jungle

Tier 1 Jungle

  • FiddleSticks  Fiddlesticks
  • LeeSin7  Lee Sin
  • Nunu2  Nunu
  • Pantheon  Pantheon
  • Rengar  Rengar
  • Sejuani  Sejuani
  • Shaco_Square_05  Shaco
  • Vi2  Vi
  • Rápido clear jungle;
  • Ótimo em team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Excelente sustain;
  • Ótimo controle de objetivos (Dragão/Barão).
  • Ótimo escalamento
  • Ótimo sustain;
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle;
  • Ótimo escalamento;
  • Muito forte early game.
  • Rápido clear jungle;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Ótimo sustain;
  • Excelente controle de objetivos (Dragão/Barão);
  • Grande capacidade de counter-jungle.
  • Ótimo em team-fighting;
  • Ótimo controle de objetivos (Dragão/Barão);
  • Muito forte early game;
  • Ótimo escalamento;
  • Ótimo escalamento e late-game/team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Capacidade de assassinato muito forte.
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle;
  • Ótimo escalamento.
  • Ótimo em team-fighting;
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle e counter-gank;
  • Ótimo escalamento.
  • Ótimo em team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Ótimo escalamento;

Comentários sobre alguns campeões

Comentários sobre alguns campeões

  • FiddleSticks  Fiddlesticks
  • Pantheon  Pantheon
  • Sejuani  Sejuani

  • Shaco_Square_05  Shaco
  • Shyvana_Square_01  Shyvana
  • Zac  Zac
Fiddlesticks sempre foi um campeão muito forte na jungle, e seu kit de habilidades se encaixou muito bem nesta pré-season. Seu poder em uma team-fight é absurdo, causando muito dano no time inimigo e inutilizando um campeão com seu “Aterrorizar”. No ultimo patch a Riot fez alguns ajustes em seu kit(mais especificamente em sua PASSIVA e em seu E), esses ajustes tiraram um pouco do dano que ele podia causar em team-fights, agora seu dano está mais concentrado.
Riot percebendo que nosso querido Pantheon estava simplesmete abusurdo, solando dragão nos níveis iniciais (2 e 3), tiveram de fazer algumas modificações em seu escalamento de velocidade de ataque, e uma otimização na fluidez  de seus ataques, além de fazer várias mudanças no Dragão para que isso não acontecesse mais. Essa modificação no campeão não fazer muita diferença na jungle em si, ele continua forte! Mas agora não será mais possível fazer o Dragão nível baixo.
Sejuani era uma campeã pouco utilizada, havia campeões que faziam tudo o que ela fazia e até melhor. E como estamos entrando em época de natal, a Riot decidiu fazer ela voltar a aparecer pro jogo. Foram feitas várias modificações em seu kit (Q,W,E) e agora ela está voltando com tudo! Tank, com muito controle de grupo e dano alto baseado em vida.

Seu early game está um pouco fraco, mas seu escalamento durante o jogo está insano, virando um montro no mid pro late game. E se jogado bem pode ganhar um jogo fácil.

Shaco é um bom campeão, mas pickar ele é perigoso. Para fazer um jogo bom com ele você tem que saber jogar, conhecer muito bem as mecânicas de jogo e saber utiliza-las. Muitas vezes vejo alguém pickando Shaco e durante o game acaba não sendo efetivo, não conseguindo fazer nenhum counter-gank ou counter-jungle, não conseguindo ajudas as lanes e etc. Então cuidado! O campeão é forte e muito bom no atual meta, mas você precisa dominar sua mecânica de jogo.
Como eu havia falado antes, os Junglers de farm estão melhores nessa pré-season, e a Riot melhorou ainda mais a habilidade de limpeza da jungle da Shyvana. Agora ela consegue escalar e fazer itens no começo do jogo muito mais rápido, mas ainda existe aquele problema de kiting. Ela consegue ser kaitada muito facilmente, logo sendo uma campeã difícil de se jogar nos elos mais altos. Mas ela não deixa de ser uma ótima escolha!
No ultimo post eu havia falado de como o Zac estava fraco, e realmente estava! Para fazer um bom jogo de Zac, precisava-se dominar bem suas mecânicas, e saber como usa-las já que ele é um campeão com grande controle de grupo e pouquíssimo dano. Percebendo que seu kit estava muito fraco, a Riot fez o algumas melhorias o fazendo ser mais efetivo nos jogos. Seu sustain na jungle é ótima e agora está mais tranquilo de se jogar com ele.

Tiers

Tiers

  • Tier 1 (Fortes)
  • Tier 2 (Viáveis)
  • Tier 3 (Necessário ter experiência)
  • Tier 4 (Não viáveis)
  • Fiddlesticks
  • Lee Sin
  • Nunu
  • Pantheon
  • Rengar
  • Sejuani
  • Shaco
  • Vi
  • Amumu Tank
  • Jarvan IV
  • Kha’Zix
  • Maokai
  • Master Yi
  • Nautilus
  • Nocturne
  • Rek’Sai
  • Xin Zhao
  • Warwick
  • Zac
  • Aatrox
  • Amumu AP
  • Diana
  • Elise
  • Evelynn
  • Hecarim
  • Mundo
  • Rammus
  • Shen
  • Shyvana
  • Skarner
  • Udyr
  • Wukong
  • Cho’Gath
  • Gragas
  • Malzahar AD
  • Nasus
  • Olaf
  • Sion
  • Trundle
  • Volibear

Notas - Itens da Jungle

Notas - Itens da Jungle

  • Cria trilha  Cria-Trila do Desbravador
  • Sabre de batalha  Sabre de Batalha
  • Lâmina do Perseguidor  Lâmina do Perseguidor
  • Faca do invasor  Faca do Invasor
Item bom para campeões sem sustain, ao smitar em um monstro
grande é recuperado 15% da sua Vida e Mana perdida, o fazendo ser
indispensável para boa parte dos junglers!
Um bom item, escolhido principalmente pelos campeões que são fortes em duelo,
o debuff de dano real é quase um ignite e o debuff de redução o dano
causado em 20% é ótimo para ganhar vantagem no x1. Mas esse item normalmente
é escolhido pelo fato de ele poder revelar alvos invisíveis, logo um talon,
kha’zix, twitch… não irão se tornar um grande problema.
Item bom em alguns casos, ele pode ser usado em alguns campeões que
não possuem um bom controle de grupo para facilitar o gank… Seu dano
real é baixo, e seu Slow de 50% por 2 seg é realmente forte, fazendo muita
diferença em um gank… Sendo de grande ajuda tanto nos momentos de dar
engage e disengage.
Item fraco e pouco usado, ele força que você invada a jungle inimiga
para dar counter-jungle, porém sua recompensa por isso é baixa e o tempo
de respawn dos monstros estão maiores, logo além de você usa-lo poucas
vezes, você estará na desvantagem contra o outro jungle, se ele estiver
com algum outro item mais efetivo que esse.

Notas - Encantamentos da Jungle

Notas - Encantamentos da Jungle

  • 37077  Guerreiro
  • 37087  Mago
  • 37097  Colosso
  • 37107  Devorador
Encantamento basicamente core de qualquer jungler AD, sua penetração
de armadura(+10) e redução de recarga(+10%) fazem uma grande diferença
para os campeões de possuem um burst alto. (Campeões assassinos(AD) tiram
muito proveito desse item).
Este encantamento está com atributos realmente muito altos para seu
custo(1500 gold + item), o fazendo ser um item muito forte para campeões
AP, que querem dar altos danos no início da partida. Sua redução de recarga
(+20%) também faz muita diferença, fazendo com que os casters não precisem
se preocupar tanto em buildar vários itens de redução para chegar nos 40%,
basicamente manter o foco no Full AP.
Muito forte para tanks, item relembra o antigo item tank da jungle
da Season passada, seus 500 de vida fazem muita diferença no early game
já que o item é barato, sua tenacidade(+35) é boa e ajuda bastante quando
o outro time é basicamente full AD, porém com muito controle de grupo,
não o forçando a fazer bota mercurial. Sua redução de recarga ajuda bastante
na hora de limpar a jungle, já que os campeões que usam esse item normalmente
não dão muito dano.
Bom apenas para campeões que dependem muito da velocidade de ataque
para dar dano. Seu atributo de velocidade de ataque(+50%) ajuda muito esses
campeões e seu buff de dano mágico(+25) por hit é semelhante à lanterna
da Season passada. Porém está mais fácil de stackar, o fazendo ser um ótimo
item no final do jogo, causando muito dano mágico bônus no contato.

Rotas da Jungle

Rotas da Jungle

  • Azuporã
  • Rubrivira
  • Krugues
  • Grompe
  1. Comece no Azuporã (Leash sem smite)
  2. Rubrivira (Smite)
  3. Krugues
  1. Comece no Rubrivira (Leash sem smite)
  2. Azuporã (Smite)
  3. Grompe
  4. Lobos Travaguari
  1. Começe no Krugue (Smite)
  2. Rubrivira
  3. Acuâminas
  4. Base (Comprar itens)
  5. Azuporã (Smite)
  1. Começe no Grompe (Smite)
  2. Azuporã
  3. Lobos Travaguari
  4. Base (Comprar itens)
  5. Rubrivira (Smite)

Visão Geral da Jungle

AcampamentoVidaDano de AtaqueArmaduraResistência MágicaSpawn InicialTempo de RespawnGoldEXPBuff(*-> quando smitado)
Acuâmina Carmesim12004515001:5501:4042140* Afiadíssimo
Acuâmina250165 001:5501:401220
Grande Lobo Travaguari1320429001:5501:4053142* Fantasma
Lobo Travaguari420166001:5501:401630
Krugue Ancião14407312-1001:5501:4055150* Bênção das Mãos Pesadas
Krugue5403512-1001:5501:401550
Grompe16008315001:5501:4072200* Benção do Cogumelo
Aronguejo7500606002:3003:003535
Azuporã20009320001:5505:0042100Insígnia de Percepção
Azuporim400128001:5505:002250
Rubrivira18008020001:5505:0042100Insígnia de Brasa
Rubrivirim400128001:5505:002250
Dragão4940230213002:3006:002575Matador de Dragões
Barão Nashor115415001207020:0007:0025 + 300900Mão do Barão
Tabela mostra informações iniciais dos monstros. Muitas dessas informações mudarão conforme o tempo de jogo passa.

Existe um modificador de EXP dependendo do nível do campeão comparado ao nível do monstro.

Regra geral:
-10% XP para cada nível acima do nível do monstro (mínimo -50% XP <=> 50% XP base)
+50% XP para cada nível abaixo do nível do monstro ( máxima +250% XP <=> 350% XP base)

Top 10 - Taxa de Vitória (Jungle)

RankingCampeãoTaxa
1.Sejuani58.71%
2.Amumu55.95%
3.Volibear54.30%
4.Skarner53.86%
5.Nautilus53.26%
6.Wukong53.06%
7.Xinzhao52.57%
8.Rammus52.42%
9.Hecarim52.27%
10.Vi52.22%
Ranking Global, com todos os Tiers envolvidos.

Algumas dicas

Algumas dicas

  • Fique sempre atento(a) com o que está acontecendo nas rotas.
  • Mantenha as entradas/saidas da jungle inimiga sempre wardada.
  • Sempre que possível tente se manter com mais farm do que o jungler do
    time inimigo.
  • Foque os objetivos do jogo.
  • Se você tiver noção da movimentação do jungler inimigo, use isso a seu
    favor. Se prepare para dar counter-ganks e counter-jungles.
  • Use e abuse do Ping para alertar e se comunicar com o seu time.

O que fazer/O que não fazer

O que fazer/O que não fazer

  • O que fazer
  • O que não fazer
  • Counter-jungle (sempre deixe um monstro pequeno). ** Limpe os buffs completamente,
    assim você tera,á o tempo do buff e poderá preparar jogadas com isso.
  • Smite nas Acuâminas. ** Elas lhe darão o buff de lente, abuse disso.
  • Smite nos Lobos Travaguari da jungle inimiga. ** Quanto maior o controle
    de visão, melhor!
  • Tente deixar o smite para as Acuâminas se o Azuporã e o Rubrivira estiverem
    mortos.
  • Comece pela rota do bot (Krugues/Grompe) principalmente com junglers carry
    (Rengar, Kha’zix).
  • Peça um leash forte (10-20% HP no primeiro campo).
  • Compre Sabre de Batalha se o time inimigo tiver campeões com invisibilidade
    (Akali, Talon, Rengar, Shaco, Vayne).
  • Nunca se esqueça de trocar trinket de ward, pela lente. Controle de visão
    é um dos principais objetivos do jogo.
  • Mantenha as entradas/saidas da jungle inimiga sempre wardada (Peça ajuda
    para seu time).
  • Usar smite no Aronguejo. **Não há necessidade de contestá-lo
  • Tentativa arriscada de fazer o Barão Nashor. **Faça sempre que possível,
    mas não arrisque.
  • Tentar fazer o Dragão cedo, com campeão sem sustain.

Notas

Notas

  • Está mais difícil manter controle de visão do dragão neste patch!
  • Campeões Tank estão/estarão melhores na jungle nessa próxima Season, conforme
    vão escalando com itens e os Campeões Carry estão com um early game mais
    frágil. (Isso não significa que os Campeões Tanks estão melhores que os
    Carry)
  • Campeões Hibridos(AD/AP) são muito beneficiados com o primeiro dragão,
    logo priorize isso!
  • Dificilmente você deverá fazer Faca do Invasor, esse item não está tão
    efetivo em função do longo tempo de respawn dos monstros.
  • Se você está jogando como um Jungler carry, e não recebeu um leash forte
    no seu primeiro campo (Golens/Gromp), apenas faça o primeiro buff e volte
    para a base (level 2), depois corra para o seu segundo buff.
  • Eficiência dos novos itens da Jungle (Do melhor ao pior):
    1. Lâmina do Perseguidor
    2. Sabre de Batalha
    3. Cria-Trilhas do Desbravador
    4. Faca do Invasor
  • Smite no Red restaura 20% da Vida perdida —- Smite no Blue restaura 25%
    da Mana perdida!
  • Junglers com sustain estão se destacando nesse patch.
  • Dragão está mais fácil de ser feito.
  • Se executado na jungle por um monstro, seus buffs irão permanecer depois
    do Respawn.

Sobre Max Pita

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