quinta-feira, 1 de outubro de 2020
SemLag

Dez maneiras de explicar o eSport

Os eSports são contos que precisam ser passados adiante várias e várias vezes. O privilégio dos viciados em tecnologia, alguns diriam.

Porém um pouco de pregação é um passo necessário para os inexperientes em eSports frequentarem seus eventos: pais, namorada(o)s, o povão em geral e, é claro, mídias generalistas… Você escolhe.

Como já passamos por esse processo de “me ilumine” incontáveis vezes – e ainda passaremos por ele outras milhares de vezes – aqui estão dez maneiras que usamos com sucesso para explicar o que é eSport com argumentos simples, ou pelo menos acender uma lampadinha na cabeça da nossa plateia.

1. Pense no eSport como o novo skate

Tony Hawk no X Games
Foto: Tony Hawk no X Games

Os eSports já são grandes na perspectiva atual, mas ainda estão em sua infância comparados com o que virá nos próximos dois anos. Pense no skate, que começou como uma disciplina conhecida para poucos, impopular, antes de fazer sucesso.

2. Também pense em metáforas

Foto: Enxadrista Alexandra Botez
Foto: Alexandra Botez, enxadrista

Apesar de não acertarem em cheio, metáforas trazem um entendimento melhor e mais palatável. Xadrez, arquearia, futebol, pôquer… Use disciplinas familiares para explicar a sua. Só deixe avisado que os eSports não são a mesma coisa.

3. Sim, requer habilidade física

Foto: Losira, jogador de Starcraft II
Foto: Losira, jogador de Starcraft II

As maiores críticas aos eSports são advindas do fato de que programadores não são atletas “de verdade” por mérito, porque não correm ou transpiram. Prove que as críticas estão erradas falando sobre índices de Ações Por Minuto, Coordenação mão-olho, tempo de reação e reflexos. Não fale sobre Hearthstone.

4. São os herdeiros das três maiores culturas populares em décadas

Foto: Final do Mundial de League of Legends em 2014
Foto: Final do Mundial de League of Legends em 2014

eSports = videogame + internet + esportes = Veio para ficar. E tá falado.

5. Fale de dinheiro

Foto: Premiação crescente do The International 4 (DOTA 2)
Foto: Premiação crescente do The International 4 (DOTA 2)

Porque sim, dinheiro fala. Muita gente costuma se prender a valores monetários para dar credibilidade a algo novo. O prêmio de 10 milhões de dólares em dinheiro do International 4 ou o lucro anual de 1 milhão do NaDeShot devem dar conta do recado.

6. Há variedade nas disciplinas

Foto: Algumas disciplinas da ESWC 2014
Foto: Algumas disciplinas da ESWC 2014

eSports não são sobre apenas um game. Trata-se de um punhado de videogames diferentes. A profundidade das disciplinas dos eSports acrescentam credibilidade (mais pessoas, mais comunidades, mais estilos), porque há um estilo de jogo pra cada um.

7. Você está em território familiar

Foto: Sequência característica do Street Fighter
Foto: Sequência característica do Street Fighter

eSports são novidade para as pessoas para quem você está apresentando, mas videogames não são. Provavelmente seu pessoal já jogou ou ouviu falar de Call of Duty ou Street Fighter uma vez na vida.

8. Ouça os narradores

Foto: Narradores profissionais de CS:GO
Foto: Narradores profissionais de CS:GO

Os eSports não são só sobre campeões. Os narradores são estrelas também, trazendo pontos de vista, apoio e empolgação a qualquer evento. É uma das melhores formas de apreciar os eSports sem ter que entender tudo. Porque…

9. …você não precisa entender tudo

Foto: Público no ESWC
Foto: Público no ESWC

Como em qualquer esporte, eSports são sobre a exibição. Às vezes, você gosta de uma jogada maluca só porque a plateia vai à loucura ou está silenciosa com o coração na mão. Porque os narradores e os campeões estão jogando seus fones pro ar. Porque seu sangue gela mesmo quando você não entende claramente o que está rolando na tela.

10. Apenas venha assistir

Foto: Copa Latino Americana de League of Legends
Foto: Copa Latino Americana de League of Legends

eSports são muito empíricos. As pessoas não entendem a gana, a empolgação, a torcida e os dramas até verem tudo ao vivo. Fim de papo: chamem a galera pro play!

via Toornament

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Torneio Amador Op #7 – Ferro a Platinas

Prepare-se hoje 19 horas tem torneio amador de graça para nossos seguidores! 40k RP + Skins Ryze Triunfante no premio Quer um time, deixa ai nome, elo e função