Início / Artigos / Análise: Eficiência de ouro
SemLag

Análise: Eficiência de ouro

Qualé pessoal, SkarQynx aqui novamente! Na análise de hoje entenderemos um pouco mais sobre a eficiência de ouro em League of Legends, ou seja, vamos calcular quanto vale um item, e comparar por quanto ele está sendo vendido na loja.

Antes de começar a ensinar a calcular a eficiência de ouro, vou fazer uma pequena explicação de tudo para que vocês possam entender o que irão ler a seguir.

Pequena explicação

Pequena explicação

Existem vários itens básicos em League of Legends concedendo apenas um atributo. Esses itens são a base para a determinação do valor em ouro dos respectivos atributos. Para sabermos se um item é eficiente ou não, devemos comparar seu preço na loja com o seu preço teórico (valor em ouro combinado de todos os atributos que o item concede).

OBS: O preço teórico não leva em consideração efeitos passivos e ativos dos itens. A menos que seja passivo de atributo, por exemplo o item “Capuz da morte de Rabadon”.

A Eficiência em Ouro é igual ao seu preço teórico dividido pelo seu preço na loja do jogo. Para que um item seja eficiente, sua Eficiência em Ouro deve ser maior ou igual a 100%.
Se um item não é eficiente deve-se calcular a diferença dos preços, essa diferença é chamada de déficit em ouro, que deve ser compensada pelos seus efeitos passivos e/ou ativos, para que atinjam o valor necessário para o item tornar-se eficiente em ouro.

Valor em Ouro e Preços Base

Valor em Ouro e Preços Base

Para saber o valor em ouro de um item, vocês devem calcular o Preço do Item/Atributo Concedido = Valor em ouro.

Tabela de Itens Básicos/Valor em Ouro

Atributos Item Básico Preço Atual Atributo Concedido Valor em Ouro
 Dano de Ataque Espada Longa 360g 10 AD 36 g/AD
 Poder de habilidade Tomo Amplificador 435g 20 AP 21.75 g/AP
 Armadura Couraça de Pano 300g 15 Armor 20 g/Armor
 Resistência Mágica Manto Anula-Magia 400g 20 MR 20 g/MR
 Vida Cristal de Rubi 400g 150 HP 2.66 g/HP
Mana Cristal de Safira 400g 200 MP 2 g/MP
 Vida Regen Pérola do Rejuvenescimento 180g 5 HP5 36 g/HP5
Mana Regen Amuleto da Fada 180g 3 MP5 60 g/MP5
 Ataque Crítico Luvas da Pancadaria 400g 8% CSC 50 g/CSC%
 Velocidade de Ataque Adaga 400g 12% AS 33.33 g/AS%
 Velocidade de Movimento Botas da Velocidade 325g 25 MS 13 g/MS

Redução de Tempo de Recarga, Roubo de Vida, Vampirismo Mágico, Velocidade de Movimento Percentual, Penetração de Armadura e Penetração Mágica não são encontrados em itens que concedem apenas um destes atributos. Então, seus valores em ouro são calculados utilizando o item menos avançado.

Tabela de Itens Menos Avançados/Valor em Ouro

Atributos Item Básico Preço Atual Atributo Concedido Valor em Ouro
Redução de Tempo de Recarga Gema Ardente 850g 10 RTR% 31,67 g/CDR%
Roubo de Vida Cetro Vampírico 800g 8 LF% 55 g/LF%
Vampirismo Mágico Revólver Hextec 1200g 12 SV% 27,5 g/SV%
Velocidade de Movimento Percentual Cintilação Etérea 850g 5 MSP% 39,5 g/MSP%
Penetração de Armadura O Brutalizador 1337g 10 APen 12 g/APen
Penetração Mágica Sapatos do Feiticeiro 1100g 15 MPen 34,33 g/MPen

O Calculo com itens menos avançados é mais complicado, já que ele dá vários atributos e cada atributo possui um peso diferente no preço total.

OBS: As tabelas acima listam todas as bases de valor em ouro do jogo, logo eles serão a base para o Preço Teórico.

Preço Teórico e Eficiência de Ouro

Preço Teórico e Eficiência de Ouro

Para saber o Preço Teórico de um item vocês devem calcular o o valor dos atributos do item e soma-los.

Atributo (Atributo Concedido * Valor em Ouro = Valor do Atributo)

Depois de somado todos os atributos do item e tendo o Preço Teórico em mãos, vocês poderão descobrir sua Eficiência de Ouro:
Para isso basta dividir o Preço Teórico com o Preço da loja.

Preço Teórico/Preço da Loja = Eficiência de Ouro
Lembrando que vocês devem passar o resultado do calculo para Porcentagem(%)!

Exemplos de Preço Teórico e Eficiência de Ouro:

Trinity_Force_item2  Força da Trindade

  • Dano de Ataque = 30 AD * 36 g/AD = 1080g
  • Poder de Habilidade = 30 AP * 21.75 g/AP = 652.5g
  • Vida = 250 * 2.66 g/HP = 665g
  • Mana = 200 * 2 g/MP = 400g
  • Ataque Crítico = 10% * 50 g/CSC% = 500g
  • Velocidade de Ataque = 30% * 33.33 g/AS% = 999.9g
    • Preço Teórico do item: 4,297g
    • Preço atual do item: 3,703g
    • Eficiência de Ouro = 4,297g / 3,703g = 116% 

Rylai1  Cetro de Cristal de Rylai

  • Poder de Habilidade = 100 AP * 21.75 g/AP = 2175g
  • Vida = 400 * 2.66 g/HP = 1064g
    • Preço Teórico do item: 3,239g
    • Preço atual do item: 2,900g
    • Eficiência de Ouro = 3,239g / 2,900g = 111%

Youmuus_Ghostblade_item2  Lâmina Fantasma de Youmuu

  • Dano de Ataque = 30 AD * 36 g/AD = 1080g
  • Ataque Crítico = 15% * 50 g/CSC% = 750g
  • Redução de Tempo de Recarga = 10% * 31,67g/CDR% = 316,7g
  • Penetração de Armadura = 20 PenAD * 12g/ADPen = 240g
    • Preço Teórico do item: 2,387g
    • Preço atual do item:  2,700g
    • Eficiência de Ouro = 2,387g / 2,700g = 88%
    • Déficit em Ouro = 2,387g – 2,700g = -313g

OBS: Lembrando que Déficit em Ouro só é calculado quando o item não possui Eficiência de Ouro(menos de 100%), e ativos e passivos(sem ser os de atributos) do item normalmente compensam esse Déficit em Ouro.

 

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...