Início / Artigos / O crime não compensa
SemLag

O crime não compensa

Este artigo foi escrito com a ajuda de um dos usuários afetados pelo uso de programas de scripting. Ele teve sua primeira conta banida em Janeiro e, recentemente, teve todo o conteúdo de seu computador deletado. Não divulgarei nomes, sejam eles reais ou de invocador, muito menos tornarei públicas informações relevantes para a identificação.
O LegendsBR não oferece e nem apoia nenhum tipo de ferramenta ilegal

Assim como você, eu desconhecia por completo o mundo de scripting antes de escrever este artigo e encontrar uma fonte para me guiar sobre seus becos mal iluminados e seu histórico de má-fé. As informações mais técnicas, portanto, podem estar incorretas – eu não sou um cara que se dá bem com computadores e meu entendimento é limitado ao que me foi explicado – mas creio que basta para os fins deste texto.

Scripting nada mais é que deixar que um código faça a parte mecânica por você. Um programa de computador que usa “injeções” (uso esse termo por não ter conhecimento do termo técnico em Português – injections, em Inglês) para mandar e receber informações ou comandos para o servidor de League of Legends de maneira não-permitida de acordo com o Termo do Usuário, fornecendo ao usuário do programa ilícito vantagens também ilícitas.

É dizer, você deixa com que o computador faça coisas que você, talvez, não seja capaz de fazer, como aproveitar o reset da Katarina ao máximo ou acertar perfeitamente o combo da LeBlanc. Até mesmo desviar de habilidades à queima-roupa torna-se possível, uma vez que os sinais visuais de uma habilidade aparecem apenas depois que a informação necessária para se desviar (velocidade da habilidade e direção em que foi utilizada) é enviada para o servidor antes da visualização se manifestar.

É óbvia a mácula que o uso de tais programas de “habilidade artificial” causam numa comunidade. Em termos simplistas, o uso de scripting torna qualquer tipo de conquista leviana – tornar-se prata, ouro, qualquer coisa torna-se uma disputa entre quem é capaz de acompanhar os scripts mais novos e não uma disputa de habilidade e conhecimento. Estraga a competitividade diária de League of Legends e, ainda, estraga o potencial que usuários fidedignos tem para se divertir.

Ademais, como o título já diz, o crime não compensa. Falemos sobre isso. Vocês já conheceram, brevemente, as vantagens, agora tratemos das desvantagens de se usar um código/programa elaborado por terceiros em seu computador.

Ondas de bans

Embora scripters jurem de pé junto que a Riot os trata com brandeza, uma breve olhada pelos fóruns – como Reddit ou, até mesmo, os de League of Legends – demonstram que a empresa leva tais violações do Termo do Usuário (e do Código do Invocador) muito a sério.

Meses atrás houve uma “limpa” de usuários, uma ban wave – a maior, até então – de scripters. A tolerância demonstrada é zero; uma vez que haja provas suficientes para demonstrar o uso do programa de scripting em ao menos uma das partidas do usuário, o ban será certo. Uma coisa eu lhes digo, porém: a letargia considerável entre os períodos de ação por parte da Riot traz uma falsa sensação de segurança para os meliantes, uma falsa sensação de segurança que é facilmente abusada por outros ainda mais vis.

Eis um dos comentários providos por minha fonte, em forma de imagem:

Ban wave

Minha fonte diz que este comentário foi tirado de um dos inúmeros posts no fórum de suporte em Português sobre a ban wave de um dos programas de scripting, mas que outros fóruns (de programas de scripting) também foram afetados. A Riot pode demorar, mas ela não brinca em serviço.

Suas informações não estão seguras

Em Novembro, para o choque de muitos usuários de tais programas ilícitos de scripting, suas informações pessoas – inclusive o nome de Invocador, o servidor, o endereço de IP e a região em que jogam – foram vazadas através de uma brecha de segurança e postadas em um website público, o qual não irei prover o link.

Falhas na segurança de tais programas, porém, não são sempre tão “amenas”. Recentemente, uma falha séria na segurança de um programa de scripting resultou que seus usuários VIPs (aqueles que pagam por benefícios extras) tivessem todo o conteúdo de seu HD excluído. Embora os programadores do programa de scripting digam que poucos usuários foram afetados, é difícil ter uma avaliação real de como tal brecha na segurança pode ter afetado os meliantes. Afinal, a censura vive forte nos fóruns de tais programas ilícitos.

Usuários que tiveram o conteúdo de seu computador deletado também tiveram seus tópicos deletados, com incrível rapidez e eficiência, minha fonte diz. Eis uma citação direta de um post de minha fonte, transcrito por ter sido deletado:

perdi td meu tcc e minhas foto, meus jogo, td eu pago essa merda pra tomar hack de 5 em 5 mes? amadorismo!!

Os responsáveis pelo programa de scripting negam ter tido qualquer envolvimento com o ocorrido, o que não é surpresa. Entretanto, para mim, há um nexo causal entre a negligência exibida e os acontecimentos que abusam da mesma em relação a segurança das informações.

Como podem ver, encontrar alguém disposto a falar sobre e contra o uso de tais programas não foi difícil – entre o vazamento de informações pessoais e o “delete” gigantesco de conteúdo de seus usuários, encontrar aqueles dispostos a compartilhar o lado sombrio da comunidade não se trata de tarefa hercúlea, mas, sim, de oferecer um ouvido disposto a receber as histórias.

O crime, no fim das contas, não compensa os riscos.

Sobre Ivory

Editor e contribuinte primário do #vempralane - Bacharel em Direito

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...