sábado, 19 de setembro de 2020
SemLag

Uma breve discussão sobre a estratégia chinesa/coreana no All-Stars

 Eu queria fornecer algumas informações sobre algumas composições chinesas e coreanas que nós temos visto nesse final de semana, uma vez que alguns fãs podem não estar familiarizados. Enquanto eu não vou cobrir todas as bases, eu vou tocar nos aspectos mais incomuns de algumas informações antes dos jogos de amanhã! (MonteCristo)


O “Trem de Carga” chinês

O que é o Trem de carga?

O Trem de Carga é uma composição criada pela OMG (time chinês) na metade final da LPL que gira em torno de Hecarim, Tresh e Graves. Os campeões se destacam tanto em separar o time inimigo quanto em punir  o mau posicionamento adversário, o que os torna extremamente perigosos e implacáveis para os times inimigos. Embora existam algumas variações com Sona ou um carregador AD diferente, esse combo em particular é o mais versátil e mortal.

O resto do time pode ser preenchido por campeões com um pesado dano em área (AoE) ou controle de grupos (CC) como Rumble, Diana, Malphite ou então por um campeão finalizador como o Kha’zix. A OMG ganhou da WE (World Elite) no final da LPL com a mesma composição que vimos no All-Stars no segundo jogo contra o time da GPL, que foi Hecarim, Graves, Tresh, Diana e Rumble. Dado que os chineses treinaram com a OMG para se preparar para esse final de semana, é certo que eles aprenderam muito sobre essa composição.

 

Por que o Trem de Carga é efetivo?

O Trem de Carga é excepcional devido ao seu incrível poder de separar os inimigos e/ou punir qualquer pequeno erro de posicionamento adversário. Ele fornece várias ferramentas para iniciar a luta contra o time adversário (Massacre das Sombras, Flash + A Caixa, Sentença) e imediatamente separa um ou mais membros para ser o alvo do dano massivo do Graves e do dano dos jogadores do mid (meio) e top (topo). Essas habilidades podem transpassar pelo terreno do mapa, fazendo que nenhum local seja totalmente seguro. Você pode notar que algumas composições alternativas podem fazer escolhas como Diana, Rumble, Malphite, Hecarim, Twitch, Caitlyn e Sona, todos possuem o poder de causar dano através das paredes.

 

O ideal combo de Tresh, Graves e Hecarim dá muitas opções para o time executar o Trem de Carga devido à natureza do Massacre das Sombras – ele cria um movimento previsível após o impacto. Os alvos ficam vulneráveis a Sentença do Tresh, ao seu ultimate e ao Efeito Colateral cujo dano em forma de cone pode atingir alvos fugindo se o primeiro impacto atingir um campeão que está indo na direção do Graves. O dano massivo de Chumbo Grosso e Efeito Colateral também concede ao Hecarim uma boa quantidade de cura , devido ao seu “W” Espírito do Pavor, enquanto ele separa o time inimigo.

O poder da composição também vem de sua versatilidade, desde que o Trem de Carga possa usar seus ultimates tanto em lutas pequenas quanto em lutas 5×5. Um alvo solitário pego pelo Trem de Carga irá morrer quase que instantaneamente, gerando um jogo  4×5 que deixará os objetivos mais fáceis devido ao poder de limpeza rápida da composição.

 

A composição também é bastante segura na fase de lane, especialmente porque Graves e Tresh são extremamente perigosos no 2×2 ou 2×1. O dano massivo do Graves com o  harass do Tresh faz a lane ser ameaçadora. O baixo alcance do Graves nas lutas de time é anulado pois seu trabalho é lidar com alvos separados, e não se submeter à um verdadeiro 5×5.

O Trem de Carga acelera no meio do jogo, geralmente na marca dos 18 minutos, e requer um extremo controle de mapa através de wards pelo time adversário devido à habilidade de pegar o inimigo desprevenido através do terreno. É muito assustador e extremamente engraçado!

 

Por que você a chama de Trem de Carga?

Porque ele vai passar por você como um maldito trem de carga. Choo choo.

 

 

O Ryze top da CJ


De onde veio o Ryze top lane?

O Ryze top foi utilizado recentemente na OGN tanto pela CJ Blaze quanto pela CJ Frost. Flame e Shy usaram-no para causar um devastador efeito nos seus jogos de quartas de final, ajudando a carregar seus times para a vitória com o imenso dano e o poder de defesa no final das partidas.

 

Por que usar o Ryze no top?

Devido ao seu poder no late game, Ryze é uma escolha desejável no mid, mas tipicamente não o vemos no top devido a outros fatores. Ryze pode farmar em segurança contra muitos campeões de top tradicionais usando da Prisão de Runas para parar qualquer investida, mas ele pode sofrer com ganks. Sem mecanismos de escape, a não ser pelo Flash, além da Prisão de Runa ser de alvo único significa que a maioria das ganks resultará em sua morte. Ele também pode levar algum tempo até estar pronto para avançar nos combates, o que pode prejudicar os objetivos iniciais e sua ausência nas lutas de time no começo da partida.

O dano extremo do Ryze no late game gerará frutos, e você pode guia-lo até lá, o que faz as equipes CJ amá-lo. Ele também adiciona um bom dano de Poder de Habilidade (AP) em composições que optam por campeões de Dano de Ataque (AD) como Zed, Kha’zix ou Jayce para a rota mid.

 

Como o Ryze supera essas deficiências?

A fim de se manter seguro e farmando, Ryze normalmente é amparado por um caçador de selva poderoso no início do jogo, como Lee Sin ou Nautilus, isso para dar um contra gank no top ou forçar o caçador inimigo em algum outro lugar, pressionando tal rota. Ambas as sinergias destes caçadores com o Ryze são fantásticas no late game, devido à Fúria do Dragão e ao Lançar Âncora movendo o inimigo para o alcance da Prisão de Runas, que quase sempre conseguem uma morte. Ryze é um duelista fantástico, desde que você consiga manter o caçador inimigo longe dele, ele é capaz de farmar e conseguir os itens que ele precisa.

Se, por qualquer razão, a equipe inimiga  focar em matar o Ryze, ele ainda é uma boa escolha. Uma vez que ele é um excelente duelista, são necessários dois ou mais campeões para lidar com ele, o que cria oportunidades para o resto do time conseguir objetivos. Nesse caso, o jogador de Ryze top pode se estender na rota e até morrer, desde que ele mantenha a pressão do split-push que permite que seus aliados se movam pelo mapa. Flame morreu várias vezes como Ryze top durante as quartas-de-final da OGN e ainda carregou o jogo quando conseguiu o ouro dos objetivos conseguidos pelos seus companheiros de time enquanto SKT (SK Telecom)  tentava ganks contra ele. Na essência, matar um Ryze top múltiplas vezes rende cada vez menos ouro, enquanto o seu time o alimenta com torres e dragões. Por volta dos 20-25 minutos, Ryze top se torna uma ameaça que destruirá você.

 

 

via  ggcMonteCristo

 

comente sobre

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...