Início / Notícias / eSport / Regiões do Wildcard: Garena Premier League (GPL)
SemLag

Regiões do Wildcard: Garena Premier League (GPL)

Uma das regiões mais complexas do mundo, o Sudeste Asiático (SEA) é conhecido por sua rica história, diversidade e um cenário competitivo de LoL consolidado. Com representantes de seis países diferentes, o torneio Garena Premier League (GPL) é um passo crucial pelo qual as regiões emergentes da SEA precisam passar para garantir uma vaga no International Wildcard Invitational 2016 (IWCI). Venha saber mais sobre a estrutura da GPL e conhecer seus principais concorrentes.

Estrutura da liga

Originalmente uma única região, em 2014 a SEA foi dividida em duas ligas distintas:

  • A League of Legends Master Series (LMS), composta de Taiwan, Hong Kong e Macau, onde equipes competem em duas etapas para se classificar para o Campeonato Mundial;
  • E a Garena Premier League (GPL), que inclui Vietnã, Singapura, Malásia, Filipinas, Tailândia e Indonésia.  É essa liga de regiões emergentes onde 6 equipes batalham por uma chance de representar o GPL no IWCI.

Contudo, para determinar os seis representantes, o GPL é dividido nas seguintes ligas locais:

  • O Championship Series A (VCS A) do Vietnam
  • O League Circuit, que inclui Singapura e Malásia
  • O Pro Gaming Series (PGS) das Filipinas
  • O Pro League da Tailândia
  • O League of Legends Garuda Series (LGS), da Malásia

O torneio da Etapa de Primavera da GPL já terminou. Tudo começa com a fase de grupos de eliminação única. As quatro melhroes equipes do grupo serão classificadas para as eliminatórias, começando com Semifinais de rodadas de Md5, partindo para a Final (também em Md5) que determinará a campeã da etapa de Primavera do GPL 2016 – neste final de semana, a Saigon Jokers sagrou-se campeã. Assim como no Sudeste Asiático, a campeã passa para as classificatórias do International Wildcard no México, para competir por uma vaga no Mid-Season Invitational!

Histórico da liga e cenário competitivo

O Sudeste Asiático não é estranho ao cenário competitivo internacional de LoL.  Na 2ª Temporada, o Taipei Assassins de Taiwan foi coroado como o campeão do Campeonato Mundial de League of Legends, derrotando favoritos como os coreanos da NaJin Sword, a Azubu Frost e os russos do Moscow Five.

Apesar da GPL ter visto várias viradas no passado, Vietnã e Tailândia normalmente são as melhores regiões concorrentes, com desempenhos incríveis da Saigon Jokers, Bangkok Titans e Saigon Fantastic Five em 2015.  Foi neste mesmo ano que a Saigon Fantastic Five precisou passar sua vaga do IWCI adiante devido a problemas de visto, dando à Bankok Titans a chance de representar a região. A Titans fez uma boa exibição, chegando às Semifinais e sendo desbancada pela campeã turca, a Beksitas eSports.

As equipes da GPL têm mostrado resiliência e um domínio de League of Legends em suas ligas locais, mas o desempenho de seus metas e estratégias regionais no palco internacional ainda são uma incógnita.

Os competidores

Agora que todas as ligas locais terminaram oficialmente, finalmente sabemos todas as equipes que representarão seus países: Bangkok Titans (Tailândia), Imperium Proteam (Filipinas), Kanaya Gaming (Indonésia), Kuala Lumpur Hunters (Malásia), Rigel (Singapura) e Saigon Jokers (Vietnã). Aqui está um resumo dos seus favoritos.

Saigon Jokers (SAJ)

Desde a vitória sobre a Singapore Sentinels e da classificação para o Campeonato Mundial de 2012, a Saigon Jokers teve um período tenso onde eles tinham dificuldades até mesmo para ficar em terceiro lugar em sua liga. Com equipes como a Gigabyte Full Louis, Boba Marines e sua equipe irmã, a Saigon Fantastic Five derrotando-os, a SAJ precisou pensar em novas estratégias ao entrar na etapa de Primavera da VSCA 2016.

Felizmente para eles, com seu treinador Lee In Cheol na liderança, eles conseguiram vencer o campeonato desta temporada e se classificar para a Etapa de Primavera da GPL. A SAJ também foi a equipe que chegou mais perto de derrotar os favoritos, Bangkok Titans, quando foram derrotados por 2 a 3 pelos campeões da GPL. No entanto, quando mais importava, a equipe bateu a oponente, se classificando para o IWCI México com um 3-1 na final.

Bangkok Titans

Campeões da GPL em 2015 e atuais vencedores do torneio King of SEA, estamos presenciando a Bangkok Titans no seu auge, com a equipe praticamente inteira jogando no seu melhor no momento. Apesar de não vencer uma única partida no Campeonato Mundial do ano passado, a BKT mostrou tudo do que é capaz nos últimos meses em competições locais e regionais.

Apesar de perder de 2 a 3 para o Boba Marines em sua primeira partida de volta em janeiro, eles ficaram invictos, com um placar de 20 a 0 na Thailand Pro League e vencendo todas as partidas no King of SEA. A BKT poderia ser a segunda equipe depois da Taipei Assassins a vencer duas etapas da GPL, mas perdeu a final para a Saigon Jokers.

 

por Riot Brujo via League of Legends

Sobre Renan Caldeira

Redação LegendsBR.

Veja Também

Torneio Amador Op X1 #4 – Vale Tudo

Torneio de X1 com premiação em dinheiro. Pronto pra começar a ganhar grana com o LoL?