Início / Artigos / Rework de Taric e seu impacto no competitivo
SemLag

Rework de Taric e seu impacto no competitivo

Novo Taric. Como funcionará no competitivo? Será muito usado?

Olá, sou Gabriel “Halier” Garcia e estarei mostrando para vocês como funciona o mundo do LoL competitivo, passando tudo para vocês de uma maneira simples e objetiva. Farei uma média de três posts por semana, ensinando sobre composições de equipe, rotações, inversões, visão e etc, tudo para que você possa evoluir com sua equipe em torneios. Além disso, darei minha humilde opinião sobre rework de campeões, atualizações de itens e alterações de patch, e como será impactado no competitivo. Neste primeiro post, vamos falar sobre o Taric que estava esquecido até mesmo na SoloQ e foi completamente alterado ganhando um kit de habilidades bem interessante, vamos ver com quais campeões ele terá mais sinergia, tanto na bot lane quanto em equipe (isso é muito importante no competitivo), e como ele será respondido, tanto no draft (fases de picks e bans) quanto in game, vamos lá?

Draft: Taric deverá ser um concorrente direto de Alistar em composição de dive. Sua passiva do W que aumenta sua armadura, cura e stun é um kit completo para essa função, “a vaca” não irá mais imperar solenemente nesse tipo de composição que leva junto geralmente a Elise. Porém dependendo do top laner, Taric ou Alistar serão alternados, por exemplo, vejo Taric com uma grande sinergia com Maokai para uma iniciação, mas se for delegada ao suporte essa função de iniciar combates, o touro bravo ainda será prioridade. No geral Taric não terá vida fácil no competitivo, com Braum e Alistar bem fortes no meta e a possível chegada de Nautilus devido aos nerfs nos itens te tank na top Lane (o Nautão voltará a ser mais viável como suporte iniciador), nosso amigo esmeraldino passará longe de ser pick prioritário.

Taric terá sem papel bem definido no competitivo
Taric terá sem papel bem definido no competitivo

Sinergia com campeões: Taric tem uma sinergia muito boa com campeões de alcance curto e que possuam mecanismos de deslocação rápida como Kalista, Lucian, Vayne e Corki. Isso faz  com que tenha uma pressão na bot lane, se por força da composição Taric for com  um atirador de range alto que não diminua a distância para trocar, o Taric perderá muito de sua utilidade na Lane porém seu kit lhe trás um ás na manga: ele terá um dos roamings mais fortes do competitivo, quase sempre será pickado com um jungler que tenha um gap closer forte como Graves, Rek’sai, Kindred, Elise e talvez até mesmo com Rengar (acredito que um pick de Taric pode dar uma boa chance ao jungler assassino). Você pode estar se perguntando “Halier eu gosto do Taric mas não tenho como característica ser um suporte agressivo na fase de rotas, nem o meu atirador, posso utilizá-lo?”. A resposta é sim, tem uma composição de bot lane que vai “fugir um pouco da curva” de Taric que é iniciação forte e troca early game mas que, pela sinergia de habilidades e não de características de campeões. Taric e Sivir será uma bot lane segura, Sivir pelo seu clear wave forte, pode controlar facilmente a onda de minions como quiser, facilitando o roaming do nosso suporte em questão, na fase de rotas no 2×2 ela ganha um “stun” além do escudo que trará a atiradora mais segurança ainda para iniciações e ganks (não só a seu favor, mas também para evitar iniciações e ganks adversários),  depois do level 6 com o “Na Caçada” e o ultimate de Taric ficará mais difícil ainda mais difícil gankar essa dupla. Não consigo ver nosso suporte muito longe dessas opções, seu kit seria muito enfraquecido numa composição voltada para kite back por exemplo. Ele será forte em composições de fight, dives e iniciações.

Como responder: Taric é uma faca de dois gumes. Diferente de Alistar e Braum que podem ser pickados como first pick ou na primeira volta e ainda sim dificilmente estarão evidenciando a intenção do time, nosso querido Escudo de Valoran sofre de um mal, por seu kit ser extremamente bem explícito, escolhê-lo nas primeiras rodadas irá denunciar boa parte de seu draft, o que no competitivo significa muito. Ao ver Taric sendo escolhido pelo time adversário, respondendo com um ADC de range alto como Caitlyn e Ezreal irá frustrar os planos de Taric. Na team fight uma composição de kite back e com uma mobilidade razoável irão tirar muito do potencial de Taric, por isso sua escolha no draft deve ser feita cautelosamente. Dê a preferência pelo lado vermelho onde você pode escolher um top que esteja muito forte como Maokai (que, como disse anteriormente, terá uma ótima sinergia com o estiloso) e um jungler, dessa maneira você já verá três escolhas do time adversário, que já terá uma boa noção se Taric será uma boa escolha ou não para a partida.

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...