quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
Início / Análises / Um novo meta para 2017: Aprenda logo e saia na frente dos seus adversários!
SemLag

Um novo meta para 2017: Aprenda logo e saia na frente dos seus adversários!

Salve galerinha! Tudo bem com vocês?!

Serafan na área mais uma vez e hoje, o conteúdo é de análise! Há um tempo atrás, eu fiz algumas previsões sobre essa nova temporada e todas elas acabaram se concretizando em alguma medida – lembram do novo Ryze? Por conta disso, eu resolvi investir um pouquinho do meu tempo para compartilhar com vocês uma nova tendência para 2017. Vocês estão prontas crianças? – Estamos capitão. Eu não ouvi direito-oooooo.

Por: Serafan.
Tempo de Leitura: 8 min.
ANALOLSTA – Estratégias, dicas e análises!


No post de hoje eu vou trazer pra vocês algumas análises que eu fiz, aplicando um novo meta-game nos elos mais altos dentro de League. O índice de vitórias após 93 jogos foi de 84%. Eu vou explicar como ele funciona de uma forma bem rápida e simples e espero que fique bastante claro pra todo mundo. A razão pela qual eu pensei nessa estratégia está ligada com o declínio dos atiradores nos Campos da Justiça. Não é novidade pra ninguém que os assassinos tomaram conta do parquinho e expulsaram essa galerinha mais squishy do meta. Por conta disso, os tanks acabaram ganhando bastante espaço e passaram a dominar a rota do topo. Essa balança entre tanks e assassinos acabou impedindo duas das roles mais fortes (numericamente falando) de rodarem no meta. Exato, você achou que apenas os adcs haviam caído fora né? Mas onde mais – senão no top – você vai conseguir jogar com uma Riven ou com uma Irelia por exemplo? Tá certo que esses campeões destroem a fase de rotas e nenhum tank consegue segurar um lutador com tanta facilidade, mas quando passamos do meio para o fim da partida, a melhor estratégia para uma Fiora é ficar no splitpush enquanto o Maokai adversário acaba com o jogo nas teamfights 5×4. Não parece muito sensato, não é?

O início de 2017 foi marcado, portanto, pelo adeus dos atiradores e dos lutadores. Os adcs foram embora simplesmente porque estão completamente inviáveis pelo preço das suas builds. Enquanto um tank gasta em média 14k para finalizar toda a sua construção de itens, um atirador gasta em média 18k. Isso significa que a partida precisa chegar muito ao final do jogo (algo como 40~50 minutos) para valer a pena rodar uma composição focada no atirador.

Qual é a proposta desse novo meta, então?

Rota Superior:

Aqui você vai jogar com lutadores: Riven, Camille, Irelia, Yasuo, Fiora… Ou ainda, se o estilo de jogo do seu toplanner for mais focado em bruisers, você tem espaço para um Renekton (offdamage), um Trundle ou Olaf, por exemplo. O negócio é jogar com campeões que derretam tanks e que consigam snowballar com facilidade. Você vai precisar de um campeão que consiga aguentar uma lane solo, sem ficar morrendo para a Poppy ou para o Nautilus adversário e que escalem bem para o mid game. Você precisa se preparar para enfrentar tanks pesados do outro lado e por isso, campeões que se beneficiam de BotRK (Espada do Rei), podem ser uma boa pedida. O jogador ideal para essa rota é aquele que possui um bom conhecimento sobre os powerspikes e que consegue jogar 1×1 com facilidade e lidar com situações de hardcamp 2×1 sem passar muito trabalho nem tiltar. Um jogador calmo, centrado e com mecânicas acima da média.

Selva:

Por aqui, nada de novo. Esse é o lugar dos assassinos: Kha’zix, Rengar e Evelynn são campeões muito fortes nessa função. É aqui que você quer colocar aquele campeão com potencial de derreter os causadores de dano adversários em poucos segundos. O jogador ideal nessa função é aquele com um excelente map awareness (visão de mapa), que possua uma boa capacidade de leitura sobre o jogo e que, principalmente, domine muito bem o campeão com o qual ele está jogando, porque será responsabilidade total do caçador, acelerar o jogo e garantir a vitória no early/mid game.

Rota do Meio:

Aqui o seu time vai jogar com um mago travado, mas com muito potencial de escalonamento para o meio/fim da partida. Dê preferências para magos longrange! Campeões ideais para essa função são Ryze, Ziggs, Orianna, Syndra, Malzahar e Brand, por exemplo. Na rota do meio encontramos também a principal mudança! A partir de agora, os suportes não vão ficar mais na rota inferior, mas sim, na rota do meio. A ideia aqui é colocar o mago adversário debaixo de muita pressão, impedindo que ele escale bem para o meio/fim de partida. Como a rota do meio também é mais curta, você poderá garantir um first brick (primeira destruição de torre) com mais facilidade para o seu time. O fato de serem duas pessoas na rota do meio, também ajuda muito no controle de visão, já que o mid é a rota mais vulnerável nesse sentido. Outro ponto interessante, é que a partir da rota do meio é muito mais fácil para o suporte coordenar invasões ou ganks junto com o jungler aliado, já que se torna possível avançar em direção ao bot e ao top com a mesma facilidade. Os suportes ideais para essa função são aqueles que ajudam a proteger o mago do seu time ao mesmo tempo em que potencializam o dano da sua equipe: Kennen, Brand, Karma, Zyra e Malzahar são exemplos de campeões que podem jogar nessa função. O suporte para essa função é aquele que possui uma boa sinergia com o caçador e que, assim como a role anterior, possui um excelente map awareness, conhece as rotas de invasão e sabe como controlar visão com excelência. No caso do carregador ap, é imprescindível que seja alguém com um ótimo posicionamento em lutas de equipe, que entenda as dinâmicas de alvos prioritários e secundários e que, acima de tudo, saiba farmar com muita precisão (como são magos mid/late game, para que seja possível acelerar a partida, seu carregador ap não pode perder farm e precisa ficar forte o quanto antes).

Rota Inferior:

Por aqui, outra grande mudança. Na rota inferior é onde serão alocados os “high cap tanks”. Trata-se de campeões com um sustain forte, que sejam capazes de lidar com situações de 2×1 sem problemas e que possuam um bom potencial de iniciação. Exemplos seriam: Gnar, Nautilus, Maokai e Shyvana. Essa rota vai ficar um pouco debilitada enquanto todos os jogadores não se adaptarem a essa nova tendência, já que o “tank bot” jogará contra um suporte e um atirador adversário. O grande trunfo dessa jogada, é que se o suporte subir para a ajudar o mid adversário, um ADC jamais conseguirá lidar com um tank no começo da partida. De fato ele pode incomodar com harass e tudo mais, mas nunca sobrepujar com allins. Além disso, se o adc adversário ficar sozinho na rota, é um prato cheio para o caçador da selva do seu time (assassino) coordenar altos danos com o potencial absurdo de lockin (cc) que os campeões que jogam nessa função possuem (enraizar do Maokai, a âncora do Nautilus e as ultimates do Gnar e da Shyvana, a título de exemplo). Quando estiver jogando no 2×1, ainda assim o tank não deverá encontrar problemas, já que mesmo perdendo bastante farm por conta do zonning adversário, a build dos tanks é muito mais barata do que a do atirador. O jogador ideal para essa função é aquele que não se intimida jogando em desvantagem, que sabe farmar nos pequenos gaps que o inimigo abre e que não encontra problemas em lidar com o CS embaixo da torre. Será o jogador responsável por segurar toda a linha de frente inimiga, protegendo os magos do mid, enquanto o assassino e o lutador pulam na linha de trás para lidar com carregadores adversários. É um iniciador eficiente, que conhece as mecânicas de lutas em equipe e que, acima de tudo, sabe que existem momentos certos para iniciar ou para defender!

Testem e me digam o que acharam. Tenho certeza que se vocês conseguirem coordenar essa estratégia com eficiência, não existe meta-atirador capaz de conter a sua escalada ruma ao topo de League! Grande abraço pessoal! Espero que tenham gostado e que, acima de tudo, se divirtam jogando o novo meta com seus amigos, <3!

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Top 10 jogadores da Fase de Pontos

Seis especialistas montaram o Top 10 da Fase de Pontos do CBLoL.