quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Início / Artigos / A importância do sono no processo de aprendizagem e de melhora das mecânicas de jogo
SemLag

A importância do sono no processo de aprendizagem e de melhora das mecânicas de jogo

Quantas postagens nós já lemos que nos oferecem dicas de como subir de Elo? Manuais do tipo: “6 dicas fáceis para melhorar seu Elo”, “Um truque simples que lhe ajudará a subir 3 ligas”, “15 coisas que jogadores Diamante fazem que os jogadores Bronze não fazem”, etc? Chegamos a um ponto em que nos cansamos, resmungamos e reviramos os olhos por já sabermos tudo isso, de tanto que essas dicas se repetem. “Avise MIA”, “Não de rage”, “Não esqueça as wards”, ou simplesmente “Jogue melhor”. Todos já ouviram isso em algum ponto de suas vidas no League of Legends. Contudo, um fator está ganhando mais e mais força ultimamente: pessoas estão prestando mais atenção aos elementos fora do jogo que podem ajudar o jogador a melhorar seu desempenho.

O precursor disso foi a campanha #GetFitWithSnoopeh (#EntreEmFormaComSnoopeh). Tendo em mente a importância do exercício físico para, tanto melhorar a saúde, quanto para tirar aquele estresse acumulado, Snoopeh teve a ideia de aliar às suas streams objetivos para realização de alguns exercícios simples. Dependendo do número de abates, assistência e objetivos conquistados no jogo, ele iria fazer determinado número flexões ou abdominais. Snoopeh é um jogador que entende que exercícios são importantes para manter sua saúde física e mental para seus jogos na LCS. Tanto que a última coisa que ele abriu mão para entrar no ritmo de 14h-15h de treino para o Summer Split 2014 foi sua academia.

Com a mesma intenção, mais e mais pessoas tem enaltecido a importância de prestar atenção ao próprio corpo. É normal que os jogadores da LCS vão à academia pelo menos algumas vezes por semana. Grande parte dos times já possuem personal trainers e chefs de culinária para ajudá-los a manter um estilo de vida saudável e fazer com que eles tenham um desempenho melhor no jogo. Além disso, vocês podem ver vários posts no reddit onde comentam sobre os benefícios de se manter hidratado durante os jogos.

Apesar da preocupação crescente com a saúde do jogador e como isso influencia no seu desempenho, um elemento em particular ainda é pouco explorado: o sono. Já podemos ver medidas sendo implementadas pelos times Norte Americanos. Raramente vemos jogadores da LCS em suas stream depois das 02:00 da madrugada – especialmente nas noites anteriores às competições – e tivemos notícia que muitos dos competidores lutam para ajustar seu sono. Isso é levado ainda mais a sério nos times coreanos, onde as Gaming Houses tem uma política rígida e forçada que depois das 00:00hs todas as luzes se apagam. Na LCS norte americana você ainda verá jogadores bocejando e tomando café para acordar antes dos jogos. Estresse é um fator chave aqui. Sabemos que alguns jogadores como Voyboy e Seraph tem se esforçado para manter a calma em um ambiente muito estressante, o que dificultou o sono desses jogadores. Toyz, como exemplo, diz não conseguir dormir quando recebe muitos comentários negativos da comunidade e que isso já prejudicou muito sua saúde.

Mas para muitos de nós, um público de milhares de espectadores não existe. Não temos medo, pois não seremos avaliados por ninguém em nossas partidas Solo Queue. Então não temos motivos para dormir bem para termos um melhor desempenho em nossas partidas. Você jogaria uma partida se soubesse que sua internet está com problemas e que terá grandes chances de ser desconectado da partida inúmeras vezes durante o progresso da mesma? Você deveria da mesma forma se recusar a jogar caso esteja muito cansado. Estudos publicados pela National Transportation Safety Board, fadiga tem sério efeitos negativos no seu tempo de resposta, memória, comunicação, noção do ambiente a sua volta, atenção, julgamento e humor. Você passa a operar de 20% – 50% pior, tudo baseado na sua letargia.  Todos os elementos citados anteriormente devem estar 100% afiados para uma partida de Solo Queue. Você está atirando no próprio pé ao entrar em uma partida quando está cansado, sonolento e letárgico.

Ragdoll-Poppy

Não estou dizendo que você não deve jogar depois da meia noite, quando você quer ir apenas mais uma partida com seus amigos para testar aquele novo jungler que você comprou.  Não tem nada de errado nisso. Mas para jogadores que procuram maximizar seu desempenho, dormir é algo que muitas vezes é negligenciado – não fazem ideia de como o simples ato de dormir pode definir como você se sairá na próxima partida. Entenda que dormir não é um processo passivo! Muito do pensamento popular está baseado na ideia de que dormir é dar um descanso para seu cérebro quando ele está sobrecarregado. A realidade é que é o extremo oposto: quando você dorme, seu cérebro está extremamente ativo. Não pense nisso como falta de atividade cerebral, mas uma atividade diferente. Para ilustrar o quanto dormir é importante e o quanto isso influencia nas suas sessões de treinamento, precisamos entender como a memória funciona e como ela é armazenada. Existem dois tipos de memória: a declarativa e a não declarativa. As memórias declarativas, são divididas em episódica e semântica e são memórias acessadas conscientemente, como um episódio na sua vida ou nomes de lugares ou pessoas. Já a memória não declarativa consiste nas habilidades aprendidas e que são reproduzidas inconscientemente. Os estágios para a formação da memória se dividem em: aquisição, consolidação, associação, recordação, reconsolidação e exclusão.

Algumas dessas palavras podem despertar algo para aqueles que estão treinando suas mecânicas em Solo Queue. Diferentes patamares do sono servem para propósitos diferentes, e um dos níveis principais do mesmo tem uma importância muito grande na consolidação e processamento de informação. Informação que é acessada e reproduzida a um nível subconsciente (como o stutter-stepping). Dormir ajuda a fixar esse tipo de informação, além de reparar as suas memórias e as tornarem menos passíveis de esquecimento. Dormir também melhora a execução de tarefas mecânicas que praticamos antes de pegarmos no sono. A razão pela qual é recomendado que se tenha uma boa noite de sono antes de uma prova não é apenas para ter uma sensação de bem estar e relaxamento – é para que seu cérebro possa codificar e armazenar as informações para que elas possam ser acessadas mais tarde. Virar a noite estudando na verdade só atrapalha o processo de aprendizado e diminui seu desempenho na prova. Você poderá se sair melhor na mesma se estudar pouco e dormir bastante, pois sua memória estará organizada e você poderá acessar os dados quando precisar.

O que podemos tirar de tudo isso? Digamos que você é um main ADC que realmente quer praticar seu stutter-stepping. Você praticou por 3h seguidas e assim que terminou vai direto para sua série qualificativa para subir de Platina para Diamante. É inteiramente possível que grande parte (senão tudo!) do que você praticou não servirá de nada. Você não dormiu. Sendo assim, seu cérebro não conseguiu armazenar nada do que você tanto praticou. Então você não terá acesso à habilidade praticada por não estar registrada em sua memória não declarativa. Até mesmo um cochilo pode ajudar a gravar certas informações, dependendo do tempo e do quão profundo foi seu cochilo. Existe uma ideia errada de que o cochilar é uma ação menos eficiente que dormir. De certa forma sim, cochilar não traz todos os benefícios que aquele delicioso sono profundo oferece, mas também tem seus efeitos regenerativos. Ajuda a acabar com a letargia durante o dia e, como no exemplo citado, ajuda a melhorar levemente as mecânicas praticadas.

Só queria escrever esse artigo para acabar com alguns equívocos relacionados ao sono e tenta ajudar as pessoas a perceberem o quanto ele é importante, tanto nas atividades diárias quando no jogo. Lembre-se que você deve jogar para se divertir e que não vale a pena se estressar em uma partida Solo Queue ruim, pois você só dormiu 5h na noite anterior. Também é bom saber se você é o tipo de pessoa que faz de tudo para ter uma vantagem justa e um bom desempenho quando estiver em jogos competitivos. Não menospreze a importância do sono e o quanto ele pode afetar você, e aos outros, em suas partidas e, por favor, POR FAVOR, não saia por aí falando a asneira de que você poderá dormir o quanto quiser quando morrer. Entendo que você poderá jogar mais partidas ranqueadas se dormir apenas 5h e não 7h, mas você terá um melhor desempenho e qualidade de vida se você passar algumas horas extras com seus olhos fechados. Acredite, seu corpo irá agradecer depois.

Via: Reign of Gaming.

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...