quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Início / Notícias / eSport / Gamebreaking bug altera resultado de jogo do mundial?
SemLag

Gamebreaking bug altera resultado de jogo do mundial?

Começarei esta notícia afirmando o óbvio: nenhum jogo está imune aos bugs. Em League, na maioria dos casos, estes bugs não afetam a jogabilidade e nem influenciam o resultado de partidas. Estes pequenos erros muitas vezes passam despercebidos pela maioria dos jogadores – que só tomam ciência de sua existência após o anúncio nas Notas de Atualização. Porém, em raros casos, aparecem os conhecidos “gamebreaking bugs”, ou seja, erros graves e que por muitas vezes forçam a desativação de um recurso ou até mesmo de um campeão.

Aviso: se você ainda não assistiu os jogos de hoje e não gosta de spoilers, não prossiga a leitura.

A partida de hoje entre Fnatic vs OMG foi, no mínimo, de tirar o fôlego. Em um final eletrizante, a equipe europeia ficou a 1 ataque básico (isso mesmo, um!) de levar o nexus do time chinês em um backdoor – que sem sombra de dúvidas seria imortalizado qual foi a mesma jogada de seu midlaner xPeke contra a SK Gaming na IEM Katowice 2013. No fim das contas, a OMG conseguiu bravamente resistir e finalizar o jogo a seu favor.

So close...
So close…

Uma partida inesquecível, não fosse a constatação feita pelo redditor DarkFighter96. Assista o vídeo antes de prosseguir:

Espectador mais atento, ele notou que algo parecia errado: o Kha’Zix do OMG Lovelin levou um hit da Artilharia Viva do Kog’Maw do FNC Rekkles no último momento antes de completar o retorno à base e mesmo assim foi capaz de sair voando da base com recarga quase instantânea de vida por conta do encantamento Guarda Territorial, sendo capaz de lutar e abater o FNC sOAZ antes que ele fosse capaz de completar o backdoor. Observe também que sOAZ utilizou O Equalizador do Rumble no momento em que o Kha’Zix chega à base, causando dano e lentidão.

Agora, vamos à descrição do que faz esse encantamento da bota:

Passivo ÚNICO – Guarda Territorial: Visitar a loja aumenta drasticamente a Renegeração de Vida e Mana, além de conceder 200% de Velocidade de Movimento adicional que se esvai ao longo de 8 segundos. Velocidade de Movimento adicional e Regeneração ficam desativadas por 6 segundos ao causar ou receber dano.

Ou seja: em teoria, o Kha’Zix do Lovelin não deveria ter recebido o buff do Guarda Territorial e demoraria alguns segundos a mais para se aproximar de sOAZ que, por sua vez, teria uma janela de tempo maior para causar dano ao nexus e possivelmente garantir aquele 1 hit que faltou para a vitória da Fnatic.

/r/leagueoflegends entrou em ebulição com essa descoberta. Vários jogadores tentaram reproduzir o suposto bug e muitas discussões apareceram em torno do tema.

Para apimentar ainda mais o caso, o Rioter Nick Allen chegou a se pronunciar via Twitter:

Estamos analisando a interação entre Kha’Zix e Guarda Territorial do jogo entre FNC vs OMG.

Quase uma hora depois, a resposta:

Se você verificar no jogo, o Guarda Territorial é baseado em levar dano – não estar em combate. Kha(‘Zix) não levou dano, já que este foi bloqueado pela Maw (of Malmortius). O resultado permanece.

Parece uma justificativa convincente, não é mesmo? Não fosse por um vídeo feito por outro redditor (/u/and_im_gone), o qual prova definitivamente a existência do bug:

Ao que parece, o bug não está na interação entre Kha’Zix e o Guarda Territorial, mas naquele pequeno bug (?!) que todos conhecemos (ou pelo menos, já presenciamos alguma vez): o não cancelamento de retorno à base ao levar um hit no último instante.

Qual a sua opinião sobre o ocorrido? Deveria a Riot marcar um remake desta partida? Ou apenas mandar um “We’re sorry” depois? Ou pra você isso não foi bug e segue o jogo?

Sobre GrYllO

Apenas um rapaz comum que gosta de basquete, tecnologia e jogos online. Também administro o FansitesBR.com

Veja Também

Torneios deste Fim de Semana – 10 a 12 de Abril

Teremos 4 torneios este fim de semana, sendo 3 de X1 com pancadaria total e outro de 5x5 até Platinas. GG RpEasy!

62 comentários

  1. #RematchFNCvsOMG

  2. Esse negócio de tomar um hit nos 0.5 segundos finais do recall não é um bug, acredito eu. Se fosse, a Riot já teria arrumado ou tornado oficial, o que de fato eu acho que seja.

  3. Pelo que soube , a tempos houve uma atualização em que ao faltar 0.05 antes do Recall ser completado , caso o player seja atacado ele receberá o dano e seus efeitos , porem o recall nao sera cancelado , a menos que seja um pilar do trundle , parede da anivia e skills que o force a se mover….

  4. quando falta pouco para acabar o recall nada cancela o recall , e foi isso que aconteceu , ele ainda tomou o ult do kog a visão que o ult do kog da ainda estava no kha zix , o ult do rumble funciono o kha tomou o slow e o dano .. não teve nenhum bug

  5. é so reparar bem ‘-‘

  6. Alguém consegue se lembrar desse patch?

    Anyway, e como fica a interação com o Guarda Territorial? Pois, tecnicamente, tomar um hit no último segundo deveria impedir o Guarda Territorial – mas sabemos que ele foi programado para ativar assim que o recall é completado…

  7. A questão é: o Guarda Territorial tem cooldown de 6 segundos quando você leva dano. No cenário do jogo, o Lovelin levou dano e 1 segundo depois ativou o Guarda, entendeu?

  8. Infelizmente não foi um bug, foi uma jogada normal que um fã retardado da Fnatic tentou polemizar pra tentar fazer com que o jogo seja refeito… Lembro quando a Gambit stompou a SK e o Darien tava de Aatrox e a passiva tava bugada, em vez de dar o bonus a cada 3 hits dava a cada 2, porem ele não ganhou o top, e o mid e bot da SK foram stompados hard, e acabou por fazerem remake… Acho que tem que deixar a paixao de lado e aceitar que não houve bug :v

  9. Isso é tão normal que não foi um jogador da fnatic que reclamou. Isso acontece em praticamente todos os jogos…

  10. Então levar dano e 1 segundo depois conseguir ativar o Guarda Territorial quando deveria ter cooldown de 6 segundos não é bug na sua opinião?

    E poderia ser a OMG a prejudicada. A questão não é essa…

  11. Joctan Alves

    Não acho que seja um bug, pois da mesma forma que o recall é Cancelado quando você toma dano, quando ele é Completado, eu acredito que o jogo entenda que NÃO houve dano, ou ele não teria retornado.

  12. Ele não toma o Hit, olha a barra de HP no lado direito da tela, wat.

  13. Ou na barra ao lado esquerdo quando focam a camera em um personagem. Ele não toma o dano do Kog.

  14. Joctan Alves

    Hp dele não cai realmente, o Dano ( NO HP ) foi bloqueado pela Mandíbula.

  15. Então… se “causar ou receber dano” como o dano foi bloqueado, ele não recebeu. É lógica de programação.

  16. Jonathan Matos

    levar dano nos últimos 0,5 segundos do recall e não cancela-lo NÃO É UM BUG!

  17. PARE O VIDEO NO 42 SEGUNDOS e vc verá que nao atingiu portanto está tudo certo e isso é mimimi

  18. Deem uma olhada no último vídeo. Ali o camarada testa mesmo sem a ativação da Mandíbula! O cara perde HP e mesmo assim ativa o Guarda Territorial.

  19. Não acho que seja bug :3

  20. Se não tivesse atingido, a Mandíbula não teria sido ativada, cara…

  21. Joctan Alves

    O dano não foi Bloqueado, só o HP dele que não sofreu. Dano numa barreira é dano recebido.

  22. Se você ver ele é atingido sim, tanto que até ativa o escudo do maw

  23. Gabriel Vargas

    Ele leva a skill, MAS, tem aquela parada de 0.5 sec, ele não leva o dano, mas se olhar no canto inferior esquerdo, acima da barra de vida, onde ficam os buffs de debuffs, vemos que ativa a Mandíbula (ativada com dano), e recebe o debuff da ult do kog, ou seja, estaria em combate.

  24. Joctan Alves

    O real bug é que alguns centésimos de segundo antes do recall ser completado, mesmo tomando dano, ele não é cancelado, fazendo com que o jogo entenda que não houve dano pra cancelar o recall, não cancelando a Homguard também.

  25. Acertou sim. Se você ver com calma, vai perceber que aparece barras de life roxa, o que indica que ele recebeu dano no finalzinho do recal, portanto, era para ter cancelado a volta pra base.

  26. Fernando Ribeiro

    Uma coisa que percebi foi, que por este jogo league of legends ser uma jogo com recall, todos eles tem animações e são cortadas para sair por cima ( pois se baseia em um recall de baixo pra cima )
    sé você analisar esses milésimos de segundo o comando Kha Zix estava na base, o script sendo que efeito visual mostra ele tomar dano com o jogo de câmera e posicionamento e realocação de tela no famoso RECALL, infelizmente e sim um BUG onde não houve sincronismo entre script + comando + time = BUG sendo que o script ficou tomando dano da ult mesmo na base se você reparar e a vida não baixa, quantas vezes você já não morreu em League of Legends ou mesmo usou purificar (habilidade do invocador) e ficou com buffs negativo mostrando em seu script Tela ou Personagem ou Status ?

  27. Kleber Henrique

    No ultimo segundo quando se da recal realmente da para da um hit mesmo assim não se cancela a volta a base.. sobre a guarda territorial nada a ver pois ele tomo slow e foi so a animação praticamente ativa depois sumiu… realmente é fã boy que fico indiguinado ¬¬’

  28. Pelo que eu percebi o kha toma um hit dos fantasminhas oq ativa a Maw no ultimo segundo do retorno, como ela bloqueia o dano, pra linguagem de programaçao é como se nao tivesse tomado o dano, e chegando na base ele tem quase 2 segundos ate levar o dano da ult do rumble, oq é tempo suficiente pra ativa a guarda normalmente, por isso acho q nao tem bug.

  29. Gregory Ferreira

    vc e burro em,pqp leu tudo isso e n entendeu q foi pelo encantamento da bota?……………….

  30. O problema aqui é que na situação do Recall a guarda territorial se ativa.

    Mas se a Maw é ativada em uma luta dentro da base, o guarda territorial não sei ativa.

    Logo para a mesma situação, o item se comporta de forma diferente, isso é um bug.

  31. Bruno A. Leite

    cara o bug não é no recall é na ativação da Bota, Guarda Territorial…

    Se você levar um dano, antes de chegar na base, a passiva da guarda territorial fica desativado por 6 segundos… e ele levou o dano, que ate ativou o escudo do Maw.

    A explicação da Riot é que como o escudo ativou, ele não levou o dano, assim não cancelando a passiva da guarda territorial, so que no ultimo exemplo, ele leva um dano de ataque basico, sem estar com o Maw, e mesmo assim a bota ativa.

    Sendo que era para ativar só depois de 6 seg.

    “Velocidade de Movimento adicional e Regeneração ficam desativadas por 6 segundos ao causar ou receber dano.”

    Então tem um bug sim na Guarda Territorial.

  32. Bruno A. Leite

    cara o bug não é no recall é na ativação da Bota, Guarda Territorial…

    Se você levar um dano, antes de chegar na base, a passiva da guarda territorial fica desativado por 6 segundos… e ele levou o dano, que ate ativou o escudo do Maw.

    A explicação da Riot é que como o escudo ativou, ele não levou o dano, assim não cancelando a passiva da guarda territorial, so que no ultimo exemplo, ele leva um dano de ataque basico, sem estar com o Maw, e mesmo assim a bota ativa.

    Sendo que era para ativar só depois de 6 seg.

    “Velocidade de Movimento adicional e Regeneração ficam desativadas por 6 segundos ao causar ou receber dano.”

    Então tem um bug sim na Guarda Territorial.

    Vou ter que postar quantas vezes?
    Os caras não sabem nem interpretar um texto… pqp…

    Não é o Recall, o Bug é na Guarda Territorial… ¬¬

  33. Caras, por favor antes de postarem comentários entendam o porquê da reclamação.
    O debate é sobre a guarda territorial, não o recall.
    Com certeza é um bug, não tem nada de fanboy ai não. O champion foi acertado e ativou a Maw, se você achar que isso não conta como dano então explique o bug que o cara refez no segundo vídeo, mesmo com ad ele ativa a GT. Bug certeza. Que a RIOT seja justa e faça o remake dessa partida.

  34. Isso não é um bug, no LoL sempre aconteceu isso, se não sabiam, isso acontecia desde a season 1

  35. pelo que se da para entender, a reclamação de bug não vem de recall e sim de ativar a guarda territorial, no caso almentando a regeneração de vida e dando velocidade de movimento ao kha zix, efeito esse que não deveria ter ocorrido, motivo, tomar dano ou infringir dano ultilizando a bota com encantamento guarda territorial corta o efeito por 6 segundos, no caso a ativação do mesmo sim é um bug e pelo que se percebe realmente pode ter custado o game, mas fazer oque, se a riot diz que não… complicado kkkk

  36. Mas, na Season 1 não existia Guarda Territorial e.e….

  37. Vinícius Lopes

    / hu3

  38. Neko, The Brawler

    Man, eu acho que na visão de programação, o dano contou DENTRO da base, coisa que já é bem comum porque o tempo de execução da animação do recall e a execução dele em jogo é completamente diferente, embora sejam milésimos de segundo. São coisas realmente difíceis de corrigir porque exige que você teste a interação com basicamente todas as habilidades do jogo, incluindo desde basic attacks a tudo o que cause dano dentro do jogo. Então, se o dano conta enquanto a matemática da coisa interpreta que você já está em outro lugar, ele seja ignorado como base de interpretação para a ativação do Homeguard, e isso não é um bug para a programação do jogo, mas é para nós, jogadores que ficamos bastante frustrados quando isso acontece. Porque “teóricamente” não era para acontecer, certo? Mas vamos analisar de uma forma simples, como o segundo vídeo mostrou a nós…

    Basicamente, o Homeguard ativou pelo fato de a animação estar num ponto do mapa. Enquanto o model do personagem (Lembrando que “Model” é a construção matemática do personagem, enquanto a animação difere disso, a ver que você pode ter uma hitbox maior ou menor devido a skins ou outros tipos de interação do jogo, e não é considerado bug) estava na base enquanto o Maw foi ativado por a animação ter sido atingida pelo Living Artillery. Explicando em uma forma simples: É como se fossem duas figuras, e a que realmente conta para efeitos “práticos” é sempre a matemática, e nunca a visual. Contando que a matemática estava na base e a visual em outro ponto, existe um “buraco negro” que liga as duas, permitindo que você seja atingido por diversas coisas, mas a matemática do jogo interpreta que mesmo que isso tenha acontecido, a prioridade é para a representação matemática, que é invisível a não ser que você veja o jogo em Wireframe ou use Scripts para ver isso (Que é ilegal e você não deveria fazer isso, porque é injusto com os outros!).

    É uma coisa difícil de calcular e uma interação definitivamente “rara”. Ao ponto de que para corrigir o jogo é ter que alterar toda a composição por trás não somente do Recall, como da Homeguard e também da Maw of Malmortius para que isso não aconteça. Basicamente, é uma decisão que a organização resolveu tomar como jogo válido por ser uma ocorrência rara, mas que serve a correções futuras, já que para que isso aconteça, existem condições muito específicas para que ele aconteça, e não é um bug que possa ser reproduzido com frequência.

    Passível de recurso pela Fnatic, pedindo o remake justamente por essa interação ser algo que realmente atrapalhou o andamento do jogo. Mas, cabe também entender que isso é de uma ocorrência rara, inesperada e baseada em um evento que eu diria matematicamente dramático.

  39. Então, concordo com você quando afirma que existe uma divergência entre o model, e a animação. Mas isso tem que ser corrigido SIM. E NÃO É UMA OCORRÊNCIA RARA, já que todo mundo que joga League já presenciou esse bug de acertar o oponente e não cancelar a volta a base. Esse cancel do teleport deveria existir, o que acontece é quase uma janela de invulnerabilidade nos últimos milésimos do teleport, em que você pode tomar o hit, mas não cancela a ação, e tenho algumas dúvidas de se a questão matemática tá tão fora do problema, pq afinal, se conferir no Kha do segundo vídeo, ele recebe efetivamente o hit, e o dano integrais.
    Ou seja, são 2 bugs a serem verificados, o teleport cancel, e o homeguard.

  40. Ele leva o dano sim… O bug é gerado por ele não cancelar o teleport. Não sei se algum conflito de script interpreta que pelo fato de ele não cancelar o teleport, “o jogador não recebeu dano nos últimos x segundos, que são necessários pra completar o teleport, pois caso ele tivesse recebido, o teleport seria cancelado”

  41. Felipe Alves

    Antigamente quando você tomava um Skill na Banshee, sua ida para base não cancelava, após um atualização isso mudou e o Bug da guarda territorial e do Hitbox do recall ficaram piores..

  42. Henrique Buttros

    Vocês deveriam prestar mais atenção quando falam. PRESTEM MUITA ATENÇÃO NO CHÃO DA BASE VERMELHA E NAS PARTÍCULAS QUE SAEM DO KHA ZIX. Agora me falem, isso era a homeguard ou a lentidão causada pelo Ultimate do rumble? Estão fazendo treta por um motivo idiota..

  43. É SÓ OLHAR EM CIMA DO KHA ZIX , A PORRA DO EFEITO DA ULT DO KOG . TÃO SIMPLES . ELE TOMOU DANO SIM .

  44. Matthaus Henrique

    Eles não prestaram atenção Kha zix Estava com lentidão da ulti do Rumble ao sair da base

  45. Merlingamer0

    a ultimate do rumble da dano por segundo se ele recebeu lentidao ele recebeu dano

  46. Vei é tao simples, é só ver que o efeito do hexdrinker do kha ziks foi sim ativado durante seu recall,porém ele voltou para base normalmente

  47. Fernando Gouvêa

    nao teve bug, só passar o ideo em frames que da pra ver que o hex foi ativado no exato momento do hit… se fode ai mano,n inveta desculpa n perderam mesmo e n foi por bug n.

  48. deverei ser marcada outra partida…

  49. Neko, The Brawler

    Por isso o “rara”. :3

  50. ɐslɐs soɔɹɐɯ

    A questão é que se vocês assistirem o segundo vídeo onde foram apontadas ambas as situações, mesmo quando o Hexdrinker/Maw of Malmortius ativa vc NÃO pode receber o buff do Homeguard (pq é considerado q vc levou dano).

    E isso fica claro quando você NÃO USA RECALL.

    Agora em ambas as situações que ele usa recall (seja com Maw of Malmortius ou mesmo quando ele levou um auto attack sem o item) ele ainda recebeu o buff do Homeguard.

    A não ser que a Riot dê por regra que o bloqueio de dano dos itens não deveria impedir o Homeguard em nenhuma situação, logo o que deve ser consertado é o fato de vc NÃO RECEBER o buff quando volta ANDANDO pra base.

    De um jeito ou de outro ambas interações estão falhas e abertas a discussão se eles mereciam ou não a vitória e no fim das contas que vai dar o veredito final ainda vai ser a Riot. E LÓGICO que eles vão preferir achar algo que não envolva voltar atrás ou refazer a partida.

  51. Gustavo Ebertz

    Concordo Totalmente

  52. Gustavo Ebertz

    Mas o bug nao é se deveria cancelar ou nao o recall, o bug é que A Guarda Territorial nao deveria ter sido ativada pois se ativou A mandibula significa que ele recebeu dano

  53. Douglas Oliveira

    Vocês simplesmente estão discutindo sobre algo que está certo … Se vocês se aprofundarem descobrirão que o recall (B) não é cancelado se estiver nos últimos 0,75 segundos … E sobre o possível bug na homeguard vocês não entenderam como ela funciona … É o que o Rioter respondeu … O movespeed só é cancelado se sofre dano ou causar dano, e quando o kha’zix recebeu o ult do kho’maw foi ativada a passiva da hexdrinker então ele não recebeu dano … Não vejo nada errado nesta jogada.

  54. Gustavo Ebertz

    Se ativou o iten ele recebeu dano SIM, o que deveria ter cancelado, nao recall mas a guarda territorial

  55. Douglas Oliveira

    Kog’maw**

  56. Gustavo Ebertz

    Serio, Lê melhor velho, quem ta discutindo o recall ta perdendo tempo, estamos discutindo a guarda territorial, e se ativou o iten é porque ele tomou dano, nao seja burro.

  57. Gustavo Ebertz

    NAO EH ESSE O BUG EM QUESTAO, EH O BUG DA GUARDA TERRITORIAL

  58. Reddit detectives afirmaram que Kha zix sofreu uma perda de 2HP de acordo com esse link http://puu.sh/bQ2Tb/7537d7f6f5.jpg ou de 7HP de acordo com este http://i.imgur.com/Sbb6FiH.png

  59. Se tu ler o Recall, no ultimo meio segundo é impossível cancelar o recall, por qualquer meio. Além disso, como todos podem verificar, a Homeguard ativa com o recall no instante que o champ chega na base, porém, quando vamos andando, mesmo ficando 15 minutos sem tomar ou causar dano, a homeguard ainda vai demorar um pouco para ser ativada.

  60. Na verdade, a homeguard SEMPRE demora um pouco para ser ativada quando entra na fonte andando… Nunca reparou nisso?

  61. isso ai ocorre muito não adianta reclama eu ja morri ate detro da base por causa disso

  62. Lucas Soares

    Ninguém ta falando de cancelamento de teleporte, a questão é que ele levou dano e ficaria em combate então o homeguard deveria ter demorado a ser ativado, entendeu?