quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
Início / Notícias / Atualizações / Notas da Atualização 5.3
SemLag

Notas da Atualização 5.3

Olá, Invocadores.

Como estão vocês neste lindo dia de atualização? Tudo bem? Também estamos bem. Que bom.

Fomos ensinados a sermos cordiais antes de dar notícias difíceis de aceitar. Agora que as frivolidades estão fora do caminho, vamos em frente: lá no prefácio da atualização 5.2 mencionamos que a 5.2 e a 5.3 seriam as atualizações para a remoção do Sufocamento Ígneo. Mas, agora que trabalhamos bastante nisso, percebemos que poderíamos usar um ciclo adicional para ter mais confiança. Portanto, isto significa que atrasamos alguns carinhas que prometemos vir na 5.3, incluindo o Veigar, Mordekaiser, Katarina (mais a respeito dela lá embaixo), e um novo item que dá +120 PdH para substituir o vão deixado pelo rastro do SI. Estamos mirando na 5.4 e esperamos acertar no meio do alvo (talvez exceto pelo novo item, pois é um projeto maior e pode levar mais tempo).

Por outro lado, estivemos observando bem de perto todos os campeões que foram afetados pelo falecimento do Sufocamento Ígneo e não vimos impacto verdadeiro em seus desempenhos. Não dizemos isso para justificar a remoção de um item que muitos consideravam importante em suas combinações de itens (em outras palavras, não estamos ignorando seu feedback), mas é uma tangente interessante que queríamos explorar.

Embora estejamos bem certos de que a remoção estratégica do SI, em níveis mais altos, afetará jogadores que poderiam utilizá-la adequadamente, um número igualmente proporcional parece estar se beneficiando da busca de itens alternativos que não dependem do uso de um efeito ativo. Fomos observar melhor e, dada a baixa (baixíssima) porcentagem de jogadores que usa seus ativos, parece que há um ponto crucial em que a substituição de seu SI com um item diferente de PdH (tente um Morellonomicon (ou dois (ou cinco))) rende resultados praticamente iguais. Isso provavelmente é diferente nos níveis mais altos de jogo, mas é verdadeiro sob uma ótica estatística mais ampla. Portanto, estamos falando novamente de estatísticas.

Mas, reforçando: o racional por trás dessa parede de texto não é justificar a mudança, apenas dar um pouco de contexto das complexidades com as quais lidamos. Concordamos que é necessário existir outro item que dê +120 de Poder de Habilidade para magos em fim de partida, e estamos investigando este espaço enquanto conversamos. Quer dizer, enquanto você lê.

Após este longo e tortuoso prefácio, o que isto tudo significa para a essa atualização? Significa apenas que pegamos leve e focamos em mudanças relacionadas na mecânica de jogo competitiva e normal (oh, pobre Ahri). Acho que dá para dizer que a narrativa desta atualização foi definida pelo que não está aqui (note que passamos quatro parágrafos falando sobre isso), mas agora você pode carregar até 2 sentinelas no amuleto amarelo aprimorado, o que é bem legal.

Na edição 5.3 do Conexão, contamos com o ilustre Yetz — atual mid da Jayob — e batemos um papo sobre as principais alterações na rota do meio, mudanças no Gnar e no Gragas e também sobre os amuletos! Não perca!

E desta vez, temos uma novidade: o Nyksund publicou um post dando um contexto a mais sobre certas mudanças na tradução de nomes de skins e itens:

Olá, pessoal.

O universo de League of Legends está em constante mudança, e isso, às vezes, pede a alteração de algumas decisões tomadas a respeito da localização do conteúdo para o Brasil.

Com o lançamento da atualização 5.3, algumas alterações foram feitas no nome de algumas skins e no nome de um talento, conforme segue abaixo:

  • todas as skins da série Warring Kingdoms foram alteradas para [nome do campeão] Reinos Combatentes. O nome mais curto ajuda a evitar truncamento (que é quando o texto sobra para os lados da caixa onde deveria caber).
  • todas as skins da série Arclight foram alteradas para [nome do campeão] Arco Celeste. Isso inclui o nome antigo da skin Vel’Koz Soberano.
  • todas as skins da série Heartseeker foram alteradas para [nome do campeão] Cupido Mortal. O nome mais curto ajuda a evitar truncamento e torna consistente o uso do termpo “cupido”, que não tem diferença de gênero.
  • Sherwood Forest Ashe foi alterado para Ashe de Sherwood, de modo a evitar truncamento.
  • Nemesis Jax foi corrigido para Jax Nêmesis.
  • o título da Sivir, a Soberana da Batalha, foi alterado (de novo!) para a Mestra da Batalha. Isso para ter uma tradução melhor para Mistress e para não entrar em conflito com o antigo nome do Vel’Koz Arco Celeste.
  • Overlord Malzahar foi alterado para Malzahar Suserano. A mudança torna consistente a tradução de overlord, que já existe em um item com o mesmo termo.
  • o termo bandit, que existe em um talento e na skin da Sivir, deixou de ser golpista para virar gatuno(a).

Obrigado por ler 🙂 Não deixe de comentar caso tenha dúvidas, e até a próxima atualização.

Skins futuras

Leia as Notas da Atualização 5.3

por Luqi via League of Legends

Sobre Blitzcrank

o Grande Golem a Vapor. Redator do LegendsBR nas horas vagas.

Veja Também

7 Coisas sobre a Atualização 8.6

Vale a pena conferir!