quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Início / Notícias / Guia/Tier List/Notas – Jungle (patch 5.5)
SemLag

Guia/Tier List/Notas – Jungle (patch 5.5)

Qualé pessoal, SkarQynx aqui! Hoje trago-lhes “Guia/Tier List/Notas – Jungle (patch 5.5)”!
Sim estou voltando com a série “Guia/Tier List/Notas”, logo conforme irão passando as semanas vou postar sobre as outras roles também, que eu sei que muita gente estava pedindo.
Não esqueça de curtir e compartilhar no facebook caso você tenha gostado do artigo!
Valeu e um abraço a todos!

Perguntas, feedbacks e opiniões são bem vindos e responderei com maior prazer! (Desde que seja bem estruturado)

Tier 1 Jungle

Tier 1 Jungle

  • Fizz44  Fizz
  • Khazix43  Kha’Zix
  • Nidalee46  Nidalee

  • Rengar  Rengar
  • Sejuani  Sejuani
  • Shaco_Square_05  Shaco
  • Vi2  Vi
  • Ótimo em team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Capacidade de assassinato muito forte;
  • Ótimo controle de objetivos (Dragão/Barão);
  • Ótimo escalamento;
  • Bom sustain;
  • Excelente controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Capacidade de assassinato muito forte;
  • Ótimo escalamento;
  • Rápido clear jungle;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Ótimo sustain;
  • Bom controle de objetivos (Dragão/Barão);
  • Grande capacidade de counter-jungle;
  • Ótimo escalamento;
  • Ótimo em team-fighting;
  • Ótimo controle de objetivos (Dragão/Barão);
  • Muito forte early game;
  • Capacidade de assassinato muito forte;
  • Ótimo escalamento;
  • Ótimo escalamento;
  • Ótimo em team-fighting;
  • Capacidade de gankar cedo;
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle;
  • Ótimo escalamento;
  • Capacidade de assassinato muito forte;
  • Ótimo em team-fighting;
  • Bom controle de objetivos (Dragon/Baron);
  • Grande capacidade de counter-jungle e counter-gank;
  • Ótimo escalamento;

Comentários sobre alguns campeões

Comentários sobre alguns campeões

  • Fizz44  Fizz
  • Khazix43  Kha’Zix
  • Sejuani  Sejuani

  • Shaco_Square_05  Shaco
Fizz AD está muito forte na jungle ultimamente, pelo simples fato de ele ter se tornado um Assassino Off-Tank com mobilidade absurda. Early game seus ganks são difíceis de serem evitados em função da grande mobilidade que o seu “E” dá, late game ele é capaz de se jogar no meio de uma team-fight assassinar o carry inimigo e sair vivo, em função da sua robustez e ótima mobilidade.
Como o Fizz, Kha’zix se tornou um assassino Off-Tank, e seus game-plays são muito parecidos. Kha’zix assassina seus alvos facilmente e abusa de sua mobilidade e robustez para sair vivo. Seu early game é mais fraco do que a do Fizz, porém mid-late game sua capacidade de assassinato com o alvo isolado é mais eficaz do que a do Fizz.
Neste último patch a Riot foi muito generosa com os Tanks na jungle, diminuindo o dano dos monstros, melhorando o encantamento de tank… E com isso a Sejuani voltou, e voltou extremamente forte! Seu early game que era o maior problema, melhorou muito e agora consegue ter um escalamento de jogo mais tranquilo. E seu potencial de CC (Controle de Grupo) chega a ser absurdo, chegando a destruir as team-fights.
Shaco ótimo campeão, se jogado bem ele consegue inutilizar o jungle inimigo muito facilmente e assim conseguindo muitas vantagens para seu time, porém as vezes é muito perigoso escolher o Shaco. Para fazer um jogo bom com ele você tem que saber jogar, conhecer muito bem as mecânicas de jogo e saber utiliza-las. Muitas vezes vejo alguém pickando Shaco e durante o game acaba não sendo efetivo, não conseguindo fazer nenhum counter-gank ou counter-jungle, não conseguindo ajudas as lanes e etc. Então cuidado! O campeão é forte e muito bom no atual meta, mas você precisa dominar sua mecânica de jogo.

Tiers

Tiers

  • Tier 1 (Fortes)
  • Tier 2 (Viáveis)
  • Tier 3 (Necessário ter experiência)
  • Tier 4 (Não viáveis)
  • Fizz AD
  • Kha’Zix
  • Nidalee
  • Rengar
  • Sejuani
  • Shaco
  • Vi
  • Amumu Tank
  • Hecarim
  • Jarvan IV
  • Lee Sin
  • Maokai
  • Nautilus
  • Nocturne
  • Pantheon
  • Rek’Sai
  • Udyr
  • Volibear
  • Xin Zhao
  • Zac
  • Aatrox
  • Amumu AP
  • Cho’Gath
  • Diana
  • Elise
  • Evelynn
  • Fiddlesticks
  • Gragas
  • Master Yi
  • Mundo
  • Nunu
  • Olaf
  • Rammus
  • Warwick
  • Wukong
  • Malzahar AD
  • Nasus
  • Shen
  • Shyvana
  • Skarner
  • Sion
  • Trundle

Notas - Itens da Jungle

Notas - Itens da Jungle

  • Cria trilha  Cria-Trila do Desbravador
  • Sabre de batalha  Sabre de Batalha
  • Lâmina do Perseguidor  Lâmina do Perseguidor
  • Faca do invasor  Faca do Invasor
Item bom para campeões sem sustain, ao smitar em um monstro grande é recuperado 15% da sua Vida e Mana perdida, o fazendo ser indispensável para alguns junglers!
Um bom item, escolhido principalmente pelos campeões que são fortes em duelo, o buff de dano real é ótimo para campeões com muita velocidade de ataque e o debuff de redução o dano causado em 20% é ótimo para ganhar vantagem no x1. Mas esse item normalmente é escolhido pelo fato de ele poder revelar alvos invisíveis, logo um Talon, Kha’zix, Twitch… não irão se tornar um grande problema.

Item bom em alguns casos, ele pode ser usado em alguns campeões que não possuem um bom controle de grupo para facilitar o gank… Seu dano real é baixo, e seu roubo de velocidade de movimento de 20% por 2 seg é bom, fazendo muita diferença em um gank… Sendo de grande ajuda tanto nos momentos de dar engage e disengage.
Item fraco e pouco usado, ele força que você invada a jungle inimiga para dar counter-jungle, porém sua recompensa por isso é baixa e o tempo de respawn dos monstros estão maiores, logo além de você usa-lo poucas vezes, você estará na desvantagem contra o outro jungle, se ele estiver com algum outro item mais efetivo que esse.

Notas - Encantamentos da Jungle

Notas - Encantamentos da Jungle

  • 37077  Guerreiro
  • 37087  Mago
  • 37097  Colosso
  • 37107  Devorador
Encantamento basicamente core de qualquer jungler AD, sua penetração de armadura(+10) e redução de recarga(+10%) fazem uma grande diferença para os campeões de possuem um burst alto. (Campeões assassinos(AD) tiram muito proveito desse item).
Este encantamento está com atributos realmente muito altos para seu custo(1500 gold + item), o fazendo ser um item muito forte para campeões AP, que querem dar altos danos no início da partida. Sua redução de recarga (+20%) também faz muita diferença, fazendo com que os casters não precisem se preocupar tanto em buildar vários itens de redução para chegar nos 40%, basicamente manter o foco no Full AP.
Muito forte para tanks, item relembra o antigo item tank da jungle da Season passada, seus 350 de vida e seu buff de +25% de vida adicional fazem muita diferença no early game e muito mais no late game, sua tenacidade(+35) é boa e ajuda bastante quando o outro time é basicamente full AD, porém com muito controle de grupo não, o forçando a fazer bota mercurial. Sua redução de recarga ajuda bastante na hora de limpar a jungle, já que os campeões que usam esse item normalmente não dão muito dano.

Bom apenas para campeões que dependem muito da velocidade de ataque para dar dano. Seu atributo de velocidade de ataque(+50%) ajuda muito esses campeões e seu buff de dano mágico(+25) por hit é semelhante à lanterna da Season passada. Porém está mais fácil de stackar, o fazendo ser um ótimo item no final do jogo, causando muito dano mágico bônus no contato.

Rotas da Jungle

Rotas da Jungle

  • Azuporã
  • Rubrivira
  • Krugues
  • Grompe
  1. Comece no Azuporã (Leash sem smite)
  2. Rubrivira (Smite)
  3. Krugues
  1. Comece no Rubrivira (Leash sem smite)
  2. Azuporã (Smite)
  3. Grompe
  4. Lobos Travaguari
  1. Começe no Krugue (Smite)
  2. Rubrivira
  3. Acuâminas
  4. Base (Comprar itens)
  5. Azuporã (Smite)
  1. Começe no Grompe (Smite)
  2. Azuporã
  3. Lobos Travaguari
  4. Base (Comprar itens)
  5. Rubrivira (Smite)

Visão Geral da Jungle

AcampamentoVidaDano de AtaqueArmaduraResistência MágicaSpawn InicialTempo de RespawnGoldEXPBuff(*-> quando smitado)
Acuâmina Carmesim12004515001:5501:4042140* Afiadíssimo
Acuâmina250165 001:5501:401220
Grande Lobo Travaguari1320429001:5501:4053142* Fantasma
Lobo Travaguari420166001:5501:401630
Krugue Ancião14407312-1001:5501:4055150* Bênção das Mãos Pesadas
Krugue5403512-1001:5501:401550
Grompe16008315001:5501:4072200* Benção do Cogumelo
Aronguejo7500606002:3003:003535
Azuporã20009320001:5505:0042100Insígnia de Percepção
Azuporim400128001:5505:002250
Rubrivira18008020001:5505:0042100Insígnia de Brasa
Rubrivirim400128001:5505:002250
Dragão4940230213002:3006:002575Matador de Dragões
Barão Nashor115415001207020:0007:0025 + 300900Mão do Barão
Tabela mostra informações iniciais dos monstros. Muitas dessas informações mudarão conforme o tempo de jogo passa.

Existe um modificador de EXP dependendo do nível do campeão comparado ao nível do monstro.

Regra geral:
-10% XP para cada nível acima do nível do monstro (mínimo -50% XP <=> 50% XP base)
+50% XP para cada nível abaixo do nível do monstro ( máxima +250% XP <=> 350% XP base)

Top 10 - Taxa de Vitória (Jungle)

RankingCampeãoTaxa
1.Sejuani58.71%
2.Amumu55.95%
3.Volibear54.30%
4.Skarner53.86%
5.Nautilus53.26%
6.Wukong53.06%
7.Xinzhao52.57%
8.Rammus52.42%
9.Hecarim52.27%
10.Vi52.22%
Ranking Global, com todos os Tiers envolvidos.

Algumas dicas

Algumas dicas

  • Fique sempre atento(a) com o que está acontecendo nas rotas.
  • Mantenha as entradas/saidas da jungle inimiga sempre wardada.
  • Sempre que possível tente se manter com mais farm do que o jungler do
    time inimigo.
  • Foque os objetivos do jogo.
  • Se você tiver noção da movimentação do jungler inimigo, use isso a seu
    favor. Se prepare para dar counter-ganks e counter-jungles.
  • Use e abuse do Ping para alertar e se comunicar com o seu time.

O que fazer/O que não fazer

O que fazer/O que não fazer

  • O que fazer
  • O que não fazer
  • Counter-jungle (sempre deixe um monstro pequeno). ** Limpe os buffs completamente,
    assim você tera,á o tempo do buff e poderá preparar jogadas com isso.
  • Smite nas Acuâminas. ** Elas lhe darão o buff de lente, abuse disso.
  • Smite nos Lobos Travaguari da jungle inimiga. ** Quanto maior o controle
    de visão, melhor!
  • Tente deixar o smite para as Acuâminas se o Azuporã e o Rubrivira estiverem
    mortos.
  • Comece pela rota do bot (Krugues/Grompe) principalmente com junglers carry
    (Rengar, Kha’zix).
  • Peça um leash forte (10-20% HP no primeiro campo).
  • Compre Sabre de Batalha se o time inimigo tiver campeões com invisibilidade
    (Akali, Talon, Rengar, Shaco, Vayne).
  • Nunca se esqueça de trocar trinket de ward, pela lente. Controle de visão
    é um dos principais objetivos do jogo.
  • Mantenha as entradas/saidas da jungle inimiga sempre wardada (Peça ajuda
    para seu time).
  • Usar smite no Aronguejo. **Não há necessidade de contestá-lo
  • Tentativa arriscada de fazer o Barão Nashor. **Faça sempre que possível,
    mas não arrisque.
  • Tentar fazer o Dragão cedo, com campeão sem sustain.

Notas

Notas

  • Está mais difícil manter controle de visão do dragão neste patch!
  • Campeões Tank estão/estarão melhores na jungle nessa próxima Season, conforme
    vão escalando com itens e os Campeões Carry estão com um early game mais
    frágil. (Isso não significa que os Campeões Tanks estão melhores que os
    Carry)
  • Campeões Hibridos(AD/AP) são muito beneficiados com o primeiro dragão,
    logo priorize isso!
  • Dificilmente você deverá fazer Faca do Invasor, esse item não está tão
    efetivo em função do longo tempo de respawn dos monstros.
  • Se você está jogando como um Jungler carry, e não recebeu um leash forte
    no seu primeiro campo (Golens/Gromp), apenas faça o primeiro buff e volte
    para a base (level 2), depois corra para o seu segundo buff.
  • Eficiência dos novos itens da Jungle (Do melhor ao pior):
    1. Lâmina do Perseguidor
    2. Sabre de Batalha
    3. Cria-Trilhas do Desbravador
    4. Faca do Invasor
  • Smite no Red restaura 20% da Vida perdida —- Smite no Blue restaura 25%
    da Mana perdida!
  • Junglers com sustain estão se destacando nesse patch.
  • Dragão está mais fácil de ser feito.
  • Se executado na jungle por um monstro, seus buffs irão permanecer depois
    do Respawn.

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Campeonato Amador Op #104 – Ferro a Platinas

Campeonato de League of Legends será realizado no dia 19 de Outubro para jogadores entre Ferro a Platina com premiação de 40.000 Riot Points e Ryze Triunfante