sábado, 7 de dezembro de 2019
Início / Artigos / Conhecendo um pouco do sucesso financeiro do LoL
SemLag

Conhecendo um pouco do sucesso financeiro do LoL

Os jogos “Freemium” (jogos gratuitos com conteúdo interno pago) evoluíram como um dos modelos mais lucrativos da indústria. Jogos portáteis e suas compras dentro dos aplicativos geraram 7-8 bilhões de dólares apenas no iOS ano passado, porém isso não limita-se aos celulares.

O League of Legends, o MOBA – Massive Online Battle Arena (Arena de combate em massa online) mais popular é “gratuito” também. Mas gratuito, no sentido de “freemium”, não significa que seja exatamente grátis – Ano passado o jogo rendeu mais de $1 bilhão em microtransações.

Como muitos jogos “freemium”, o League of Legends oferece aos jogadores o jogo principal gratuitamente e cobra por alterações opcionais Premium, como moeda do jogo e customizações de personagens. Os jogadores do LoL podem comprar novos campeões, skins e boosts de Influence Points (IP), que ajudam a comprar personagens sem gastar dinheiro real.

Após o anúncio dos lucros ser anunciado, alguns jogadores do LoL postaram no Reddit de onde vinha tanto dinheiro, especificamente, jogadores que gastaram milhares de dólares com conteúdo adicional.

Alguns Redditors estimam gastos entre 600 e 4000 dólares, jogando em períodos que variam de um a 4 anos.

Um dos usuários do Reddit comentou sobre o porquê das pessoas gastarem tanto dinheiro.

“Devido ao funcionamento do League of Legends… Novatos se beneficiam muito e se sentem bem quando gastam dinheiro de verdade. Você pode perder a conta de quanto foi gasto e o custo verdadeiro de suas compras por causa da genial conversão de dinheiro em Riot Points. Isso altera a noção de que os jogadores gastam dinheiro real.

Uma das coisas mais interessantes sobre o tópico do Reddit foi que, apesar de gastarem uma quantia alta em um jogo, muitos usuários estavam satisfeitos com isso.

“Honestamente, eu não me arrependo de gastar dinheiro no jogo. É possível usufruir do jogo completamente sem gastar um centavo. A única coisa que exige dinheiro exclusivamente são as skins. Qualquer outra coisa pode ser adquirida com tempo de jogo o bastante”, pontua um dos usuários do Reddit.

Outro usuário explica seus gastos estimados de 1500 a 2000 dólares em LoL nos últimos cinco anos:

“Começou como a ideia de apoiar uma desenvolvedora menor, até me interessei em me manter competitivo, só que com menos tempo devido ao trabalho e estudos. (Juntar IP o bastante para comprar campeões sem gastar dinheiro pode ser bastante demorado). Felizmente, meu salário é bom o bastante para que meu tempo compense pagar por personagens/skins que eu queira no LoL sem que precise trabalhar muito mais por isso.

Eu prefiro pagar 1500 dólares e continuar jogando um jogo que eu curto com meus amigos do que precisar de tempo e dedicação para comprar novos campeões com IP. No final, são basicamente 30-40 horas extras para mim, então é melhor do que jogar as centenas/milhares de horas necessárias para comprar campeões com IP.

Muitos Redditors estão contentes, porém, nada agrada a todos. Muitos reclamam que, apesar de gastarem muito, o jogo ainda sobre com defeitos rotineiros e quedas de servidores.

Um Redditor insatisfeito explicou:
“Isso só mostra novamente como pessoas que querem completar suas coleções realmente são e como é fácil vender a elas porcarias que elas não precisam. Bom trabalho, Riot. Sua pirâmide é excelente e funcional.”

Adaptado de http://www.businessinsider.com/redditors-explain-how-they-spent-thousands-of-dollars-league-of-legends-2015-3

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Caso Zoe: Azir 2.0?

Parece que a criança hiperativa vai ficar de castigo por um bom tempo...