segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Início / Artigos / Como ser Coach de LoL | Qual o melhor lado para sua equipe jogar?
SemLag

Como ser Coach de LoL | Qual o melhor lado para sua equipe jogar?

Fala galera, beleza? Primeiramente, desculpe pela demora em postar esse vídeo, eu o gravei antes mas ficou muito confuso, agora com o auxílio do dispositivo OBS, consegui , junto com o Riftkit mostrar de forma mais clara as ideias dispostas no vídeo, vamos lá?

Bom primeiro, afinal, qual o melhor lado? Já digo que é o azul, e digo o por que. Apesar do lado vermelho ter uma leve vantagem no meta atual nos picks e bans, o lado azul se beneficia MUITO, por duas razões: Primeira a disposição dos campeões no mapa. Por mais que o mapa seja literalmente um espelho dos dois lados, pelo fato de se ter dois campeões na rota inferior, facilita o “choke” (com o significado literal de sufocar, estrangular) na torre 1 da rota inferior, onde o mato perto da torre é  bem na cara da torre e uma área onde se tem poucas wards, com isso é rápido, fácil e difícil de prever que tal jogada vai acontecer (na qual a INTZ faz muito bem aqui no Brasil).

Consiste basicamente em fazer pressão na rota inferior e se tem duas opções. Ou tenta aplicar bastante dano no atirador ou no suporte (se for squish, ou seja de pouca resistência) deixando-os com cerca de metade da vida, e logo após a onda de minions chegarem na torre, o jungler aparece e os três membros do lado azul (suporte, adc e jungler) usarem todas suas habilidades para burstar um dos campeões (sempre dando preferência para o atirador). E após isso levar a torre ou o dragão disponível. Ou caso não seja possível aplicar esse dano inicial para facilitar o dive, o jungler ao entrar para o dive, posiciona uma ward logo atrás da torre onde o top laner vai aplicar o seu teleporte e os quatro campeões canalizarem suas habilidades em também, um único campeão (é importante nessa situação, o top laner ser avisado da jogada antes de ela acontecer para ele adiantar a onda de minions e evitar resposta fácil tendo sua torre também destruída).

Essa jogada é muito mais difícil de ser realizada no lado vermelho, uma vez que o mato que fica na saída da torre 1 da bot lane fica mais longe e tem muito mais chances de ter wards, por ser uma rota natural de ganks. Com isso, é muito mais fácil você ver esse tipo de jogada, se defender e/ou responder em outra rota. Lembre-se que nunca se deve deixar uma ação do seu adversário sem resposta, se você deixar sua equipe ficar passiva em um jogo, ela terá muito mais chance de ser engolida, então se ver alguma ação da equipe adversária em um lado do mapa sempre pense, “eu posso responder à essa ação?” se puder, faça a contestação. Se a resposta for não, busque alguma resposta em outro ponto do mapa, mesmo que seja um objetivo de menor importância, antes isso do que nada. Por exemplo, o lado vermelho vai fazer o dragão e meu jungler não pode fazer a contestação (por estar níveis abaixo e ter menos dano no golpear ou qualquer outro motivo). Então tente roubar o bônus vermelho dele, ou as Acuaminas, QUALQUER COISA, mas nunca deixe nada de graça.

O segundo motivo pelo qual o lado azul são os objetivos (para entender melhor essa parte é importante assistir o vídeo). Nos dois lados se tem o covil, o objetivo em questão e suas rotas de fugas. Nos dois lados temos a seguinte situação: no dragão, o lado vermelho vai ter uma saída reta para fugir, no lado azul é no arauto/barão essa rota de fuga facilitada. Logicamente, o lado vermelho tem que dar a volta no covil se quiser fugir de uma contestação no barão e o lado azul dar a volta no covil do dragão se quiser fugir de uma contestação. E é neste ponto que o lado azul se beneficia. O Arauto e o Barão dão MUITO dano, então qualquer contestação é facilitada, uma vez que o lado que tiver fazendo o barão terá que lutar contra o time que estiver fazendo a contestação e ainda sim tomar o aggro do objetivo (aggro é o dano que todo o monstro neutro aplica em você). Senso assim, no lado azul, se estiver tomando a contestação do arauto ou barão, basta sair em linha reta, já o lado vermelho terá que dar a volta no covil, e com isso vai tomar mais dano do objetivo, demorar mais para sair do covil e tomar dano da equipe adversária. O lado azul não tem esse problema, uma vez que o dragão é feito facilmente e é mais fácil de revezar o dano que ele aplica em cada unidade (e é menor) e o dragão ancião apesar de aguentar muito dano, no tempo de jogo em que ele aparece (no mínimo no minuto 35 de jogo) as equipes já vão ter suas “itemizações” já bem adiantadas e não tomarão tanto dano. Com isso, podemos ver que o lado azul tem muito menos riscos nos objetivos, e mais opções de jogada no início do jogo do que o lado vermelho, e por isso é melhor para jogar.

Galera, espero que tenham gostado do vídeo/artigo de hoje, espero vê-los em breve!

Sobre Max Pita

Jogador de LoL de level Diamante Canal de LoL: http://youtube.com/legendsbrcom Canal de Jogos: http://youtube.com/maxpita Twitter: https://twitter.com/max_pita Facebook: https://www.facebook.com/mitopita/

Veja Também

Torneios deste Fim de Semana – 10 a 12 de Abril

Teremos 4 torneios este fim de semana, sendo 3 de X1 com pancadaria total e outro de 5x5 até Platinas. GG RpEasy!