sexta-feira, 13 de março de 2026
SemLag
Gramado 13/08/2021. 49º Festival de Cinema de Gramado - Foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto

49ª edição do Festival de Gramado

A quadragésima nona edição do Festival de Gramado, principal evento cinematográfico do Brasil, aconteceu virtualmente pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia do Covid-19. Com transmissão via streaming e TV, a edição de 2021 recebeu mais de 50 produções nacionais e estrangeiras pela Mostra Competitiva. O Festival começou no dia 13 de agosto, com produções audiovisuais do país e do exterior. O festival gaúcho foi realizado em formato digital, com exibição de filmes presenciais. Enquanto isso, as longas e curtas foram veiculadas pelo site do evento, no streaming Globoplay e no Canal Brasil até o dia do encerramento. Entre os destaques da edição apareceu a longa nacional “A Suspeita”. Encarregada de abrir a mostra, o filme foi dirigido por Pedro Peregrino e com Glória Pires dando vida à protagonista Lúcia. Nele ela é uma agente da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que durante uma investigação descobre um esquema de corrupção em que seus colegas policiais podem estar envolvidos. A programação ainda contou com as produçoes“Quanto Pesa” de Breno Nina; “O que há em ti”, de Carlos Adriano; “Cavalo de Santo”, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez; “Entre Nós e o Mundo”, de Fábio Rodrigo; “A Colmeia”, de Gilson Vargas e “Fourth Grade”, remake de “Quarta B”, do 2005, dirigida por Marcelo Galvão, também responsável pela primeira versão bet365. Também foi o filme  que encerrou a 49ª edição. O Festival de Gramado também prestou homenagens aos profissionais do audiovisual, que durante a pandemia tiveram que unir esforços para se adaptar, sobreviver e manter a indústria cinematográfica nacional resistindo, por mais um ano.

E os vencedores são… 

Mesmo que tanto o público como os jurados assistiram aos filmes na televisão e na Internet, houve apenas um ato presencial no momento da divulgação da premiação, que terminou no domingo 22 de agosto com um número limitado de pessoas. O filme “A teoria dos vidros quebrados”, do uruguaio Diego Fernández Pujol, ganhou o prêmio “Kikito” na categoria de melhor longa-metragem estrangeiro. Na seção internacional da mostra, o filme “Planta Permanente”, do argentino Ezequiel Radusky, também foi premiado com o “Kikitos”, concedido por um grupo de críticos de cinema e com o prêmio especial do júri. “A teoria dos vidros quebrados” conta a história de um especialista em seguros que, no interior do Uruguai, se vê obrigado a esclarecer uma série de ataques contra automóveis, estranhos e alheios à tranquilidade de um pequeno povoado local. No caso de “Fábrica Permanente”, a discussão gira em torno de dois funcionários de um órgão público que arrematam seu salário com um restaurante clandestino, história que o diretor Radusky definiu como uma “tragédia argentina contemporânea”. Na categoria de cinema nacional, “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, ganhou o prêmio de melhor filme e também conquistou os prêmios “Kikito” nas categorias música, direção de arte e som. Segundo Pinheiro, “Carro Rei” é “quase uma radiografia do Brasil de hoje”, com uma reportagem que fala sobre o impacto das tecnologias em uma sociedade bombardeada por notícias falsas e “ameaçada por movimentos fascistas”. O festival é realizado desde 1973 na cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, e é o mais importante do cinema brasileiro, embora nos últimos anos tenha perdido espaço no calendário internacional.  

Sobre Max Pita

Jogador mais antigo do LoL, de volta a compartilhar seus conhecimentos de graça na internet, aqui no LegendsBR e no meu canal de Youtube: https://www.youtube.com/@maxpitalol

Veja Também

Confira os torneios de X1 LoL deste fim de semana na Equals Sport

Torneios de X1 de LoL para esse fim de semana, se prepare!